Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 11 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Requisitos

UML – Casos de Uso

Entendendo os casos de uso na prática – um estudo de caso – parte II

 

De que se trata o artigo:

Este artigo dá continuidade ao artigo da edição anterior, no qual o caso de uso é apresentado de uma maneira prática.

Para que serve:

Fornecer aos desenvolvedores ou estudantes da área de sistemas uma linha de entendimento com o intuito de orientá-los a escrever seus próprios casos de uso.

Em que situação o tema é útil:

Para quem ainda não conhece como escrever um caso de uso, ou para quem já o faz há algum tempo, mas não tem conseguido o sucesso esperado.

 

No artigo anterior apresentamos o problema de modelagem envolvendo o sistema de uma pequena papelaria. Os requisitos foram listados, contemplando uma sugestão de um formato para ata de reunião. Com base nos requisitos, foram relacionados os casos de uso possíveis, além de ter sido desenhado o diagrama de casos de uso. Desses, selecionamos três casos de uso, para os quais escrevemos todos os cenários, bem como apresentamos seus protótipos.

Nessa segunda parte selecionaremos outros casos de uso, com diferentes formatos, como o de relatório, registro de pagamento (com as diversas formas de pagamento) e o de processamento e controle (como fechamento de caixa).

Relembrando o modelo

Para que possamos acompanhar a escrita desses casos de uso, vamos relembrar o diagrama modelado no artigo anterior. Veja a Figura 1.

Figura 1. Diagrama de casos de uso para o sistema gestor de papelaria

Escrevendo novos cenários dos casos de uso

No artigo anterior, escrevemos os cenários para os seguintes casos de uso:

·       Manter Produto

·       Registrar Entrada em Estoque

·       Consultar Produtos e Preços

O caso de uso Manter Produto nos apresenta a idéia do caso de uso de manutenção, com as funcionalidades de inclusão, alteração, exclusão (se for o caso) e consulta. O entendimento desse formato leva, por similaridade, à escrita de outros casos de uso: Manter Fabricante, Manter Tipo de Produto, Manter Fornecedor, Manter Unidade de Venda, Manter Cor e Manter Vendedor. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo