Artigo Engenharia de Software 7 - Ideal Day e Priorização

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (2)  (0)

Neste artigo, trataremos sobre o método de estimativa Ideal Day (ID) e uma forma de priorização de trabalho dos requisitos relativos a um projeto (Release).

Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 7 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Metodologias Ágeis

Ideal Day e Priorização

Métodos Ágeis no Planejamento

 

De que o artigo se trata?

Neste artigo, trataremos sobre o método de estimativa Ideal Day (ID) e uma forma de priorização de trabalho dos requisitos relativos a um projeto (Release), baseando-nos em estudos e aplicação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Powerlogic Consultoria e Sistemas. As estimativas de tamanho de cada funcionalidade/requisito serão apresentadas utilizando o método acima, criando indicadores para seu gerenciamento e acompanhamento e ainda servindo para realimentar ciclos (Sprints) futuros com dados estatísticos.

 

Para que serve?

Para realizar estimativas de forma Ágil.

 

Em que situação o tema é útil?

Ao planejar um projeto (release) e seus ciclos (sprints).  No mundo ágil, estamos continuamente planejando e não somente em marcos pré-definidos, como início de um projeto, por exemplo. Por isso, este tema se torna um importante aliado para o gerenciamento e acompanhamento mais assertivo de projetos em geral.

 

Neste artigo, abordaremos o método de estimativa Ideal Day (ID) e uma forma de priorização de trabalho dos requisitos relativos a um projeto (Release), baseando-nos em estudos e aplicação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Powerlogic Consultoria e Sistemas. As estimativas de tamanho de cada funcionalidade/requisito serão apresentadas utilizando o método acima, criando indicadores para seu gerenciamento e acompanhamento e ainda servindo para realimentar ciclos (Sprints) futuros com dados estatísticos.

O que é Ideal Day?

Imagine uma parede de 1mx1m. Independente de quem a concebeu, ela continuará tendo o mesmo tamanho. Por outro lado, seu tempo de entrega, variará de acordo com o executor designado para tal. Ideal Day funciona da mesma maneira.

Um Ideal Day corresponde à quantidade de trabalho que um profissional de nível sênior, com fluência nas tecnologias e ferramentas envolvidas (Ideal Developer) consegue realizar em 08 (oito) horas de trabalho dedicadas (sem interrupções).

É importante que se compreenda que o "Dia Ideal", com 08 (oito) horas de trabalho sem interrupções, de um "desenvolvedor ideal", raramente irá ocorrer na prática, e portanto deve ser utilizado unicamente como "moeda" estável para quantificação de tamanho de referência e balizador ideal de produtividade.

É uma estimativa empírica, executada por especialistas ("Expert Judment") para desenvolvimento com base em "exploração adaptativa".  Segundo estudos mais recentes da escola ágil, a estimativa empírica é uma maneira sensata de se prever o tamanho de requisitos em uma dinâmica de "requisitos evolucionários", com práticas de "exploração e adaptação", especialmente se acompanhada por:

·         Realimentação iterativa da "velocidade", a partir de dados históricos, preferencialmente coletados durante o mesmo projeto para a mesma equipe;

·         Previsão sobre uma mesma "ordem de grandeza", neste caso que não ultrapasse o espaço de algumas horas para alguns poucos dias;

·         Realização de consenso entre especialistas, com técnicas de comunicação e convergência como a do Pocker Planning;

·         "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?