Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 7 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Validação, Verificação e Teste

Teste de Desempenho de Aplicações Web com Apache JMeter

 

De que se trata o artigo:

Esse artigo apresenta a configuração e utilização da ferramenta Apache JMeter, capaz de executar testes de desempenho em sistemas baseados na Web, a fim de se antecipar a possíveis problemas de sobrecarga na utilização do software.

 

Para que serve:

Apache JMeter é uma aplicação desenvolvida totalmente em Java que auxilia na geração de testes de desempenho para aplicações Web. Ela é capaz de simular acessos simultâneos na aplicação e possibilita a visualização dos resultados para avaliação do desempenho por meio de gráficos e tabelas.

 

Em que situação o tema é útil:

  O intuito desse processo é assegurar que a arquitetura desenvolvida para atender a uma solução realmente consiga suportar a quantidade de usuários previstos para acessar o aplicativo, sendo possível mensurar alguns atributos determinantes para um bom funcionamento do sistema, tais como consumo de memória e uso de CPU dos servidores, nível de tráfego na rede e tempo de resposta.

 

 

Atualmente, há uma exigência cada vez maior quanto à boa qualidade e conseqüente confiabilidade dos softwares produzidos. Na busca dessas características necessárias, existem etapas importantes no ciclo de desenvolvimento de software que devem ser observadas de perto, dentre elas, a fase de testes. Existem vários tipos de teste de software, que abrangem desde o levantamento de requisitos até o fim da fase de implantação do sistema.

Nesse artigo faremos um estudo de caso a fim de demonstrar um dos tipos de teste de software, o teste de desempenho, através da configuração e utilização da ferramenta Apache JMeter. A versão da ferramenta a ser abordada neste artigo será a 2.3.2, e pode ser encontrada para download no site http://jakarta.apache.org/jmeter. Para utilizar a JMeter, deve-se observar os requisitos mínimos, devendo estar instalado a JVM (Java Virtual Machine). Essa versão da JMeter suporta testes de desempenho em aplicações Web (HTTP/HTTPS), FTP, JDBC, LDAP, Java e JUnit.

Após o download do arquivo Zip, basta descompactar e abrir a pasta bin, clicando no executável chamado ApacheJMeter.jar. A janela inicial da ferramenta, além do menu superior, já conta com uma árvore com dois elementos principais: Teste Plan e WorkBench (ver Figura1).

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo