Artigo Java Magazine 44 - MIDP 3.0

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Conheça as principa­is mudanças no Mobile Information Device Profile 3.0.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 44. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

MIDP 3.0: o que vem por aí

A nova especificação do principal perfil do Java ME

Conheça as principa­is mudanças no Mobile Information Device Profile 3.0.

É indiscutível o sucesso do Java no mundo móvel. Principalmente no mercado de celulares, o Java ME se tornou rapidamente a tecnologia de programação padrão nesses dispositivos (veja detalhes sobre o Java ME na coluna Byte Code, nesta edição). O desenvolvimento de aplicativos móveis com Java é rápido, produtivo e ágil.

Os fabricantes colocam aplicativos Java ME em seus aparelhos desde quando saem de fábrica: Cronômetro, Alarme, Relógio Mundial, Calculadora e Agenda são só alguns exemplos básicos. E as operadoras valorizam os celulares que vendem adicionando softwares Micro Edition como jogos e até gerenciadores de blogs. Além disso, empresas têm aproveitado as possibilidades de colocar softwares em dispositivos móveis que podem estar sempre on-line na internet, e criaram programas que gerenciam entregas de mercadorias, execução de serviços, venda de produtos, entre outros.

Tanto sucesso move a indústria e os padrões, e o MIDP (Mobile Information Device Profile), que é para muitos a principal especificação do Java ME, está chegando à sua terceira versão, com muitas novas funcionalidades. Já foi publicado o Early Draft desse perfil (JSR-271) e a especificação está aberta como de praxe, para que a comunidade discuta e revise os recursos propostos. Neste artigo vamos comentar novas características do MIDP 3.0 (observe que, como a especificação ainda não foi concluída, alguns itens podem mudar até o lançamento da versão final pelo JCP).

O que vem de novo

O MIDP 3.0 continua abrangendo todos os pequenos dispositivos móveis, desde os celulares mais básicos até PDAs. O requisito de memória volátil mínima para o runtime do Java (o heap) é de 1 megabyte, bem mais que os 32 kb e 128 Kb exigidos nas antigas versões 1.0 e 2.0 do MIDP. Mesmo sendo bem maior em relação às versões anteriores, esse número já é ultrapassado na maioria dos dispositivos "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?