Introdução e nosso primeiro projeto

Esse é o primeiro de uma série de artigos que vou escrever sobre um framework que ganha cada vez mais espaço no desenvolvimento de aplicações web: Ruby on Rails.

Ruby é uma linguagem livre criada em 1995 no Japão, com sintaxe simples, orientada a objeto, extensível e com possibilidade de adição de novas classes e modificação de métodos em runtime

O Rails é um framework criado em 2004, escrito em Ruby, que possui interessantes características de desenvolvimento ágil. Entre essas características estão:

  • o modelo MVC: modelo de arquitetura de aplicações que visa separar a lógica da aplicação (Model) da interface do usuário (View) e do fluxo de aplicação (controller). Com isso, tem-se uma maior organização da aplicação e uma facilidade na manutenção do código;
  • o uso de convenção sobre configuração: em outros frameworks, é necessário a configuração de vários arquivos para determinar o funcionamento da aplicação. No Rails, são criadas convenções universais para o aplicativo, como o padrão de nomeação das tabelas.
  • DRY (Don't repeat yourself): o conceito de não se repita significa economizar tempo e código com operações que podem ser re-aproveitadas, como, a exibição de formulário de edição e criação de novos dados. Esse conceito está presente em todo framework para que o programador não perca tempo reinventando a roda.

Este conjunto de características pode ter como conseqüência a facilidade de programação e agilidade no desenvolvimento das aplicações.

Neste contexto, apresentaremos neste artigo uma introdução ao Ruby on Rails através de um exemplo prático: o desenvolvimento de um blog.

Instalação

A instalação do nosso ambiente de desenvolvimento não é complexa. Por padrão, o Rails trabalha com o banco de dados SQLite 3, mas a integração com MySQL é bem simples, conforme poderá ser visto na seqüência.

Windows

O One-click Installer é um pacote com Ruby e todo o ambiente necessário para começar o desenvolvimento. Através deste link pode-se fazer o download da versão mais recente e efetuar a instalação passo-a-passo.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo