Artigo WebMobile 24 - Web User controls - utilizando na prática WUC

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo veremos o que são Web User Controls e como desenvolver e utilizar um Web User Control em uma aplicação ASP.NET.

 

Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 24. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

imagem_pdf.jpg

 

 

ASP.NET

Web User Controls

Utilizando na prática WUC

Neste artigo veremos

·         O que são Web User Controls;

·         Como desenvolver e utilizar um Web User Control em uma aplicação ASP.NET;

Qual a finalidade

·         Entender como funciona este recurso e o porquê de utilizá-los em nossas aplicações;

Quais situações utilizam esses recursos?

·         O Web User Controls podem ser utilizados em certo momento da aplicação que desejamos reutilizar tal funcionalidade, podendo customizar através de parâmetros e deixá-los o mais flexível as nossas necessidades;

 

Resumo do DevMan

         Em certos momentos de nossas aplicações, existe um ponto em que chegamos à necessidade de criar um bloco de código que seja visto como uma funcionalidade, e não simplesmente o método de uma classe de funções padrão para nossos projetos. Existe um recurso no ASP.NET que nos permite desenvolver um mecanismo que possa ser reutilizável em vários Web Forms evitando a duplicação de código e facilitando futuras manutenções.

         Veremos nesse artigo como fazer uso desse recurso na prática e melhorar ainda mais nossas aplicações.

 

Quando estamos desenvolvendo nossas aplicações sempre desejamos ter um código-fonte que nos possibilite, além do objeto principal, maior flexibilidade e que cause menor impacto em uma em uma manutenção futura o que certamente ocorrerá. Em aplicações de grande porte, geralmente temos pequenas tarefas bem semelhantes que nos influenciam a fazer código repetido. Para tanto, no ASP.NET, temos um recurso chamado Web User Control, que nos possibilita a criação de blocos de código e componentes que auxiliam o desenvolvedor em um momento que o software precisa executar tal tarefa, mantendo um código-fonte organizado e facilitando nossas manutenções.

Os Web User Controls são uma derivação (herança) de System.Web.UI.UserControl. Estes controles são adicionados em um Web Form, sendo que dentro deles podemos adicionar desde simples blocos de códigos que geram layout como Cabeçalho, Rodapé, Conteúdo, Menus, Mensagens, e até mesmo fazer blocos de códigos que geram funcionalidades como por exemplo, acesso a dados, operações matemáticas, seleções, campos de formulários, possibilitando-nos de parametrizar o controle e deixá-lo mais flexível as nossas necessidades.

Em Web User Controls não podemos conter tags como <HTML>, <BODY>, <FORM>, pois no final das contas, eles se tornam controles como outro qualquer que será utilizado em Web Forms que se encarregaram de fazer este trabalho. Arquivos de Web User Control possuem a extensão .ascx e também contém um arquivo como conhecemos por Code Behind, com a extensão .cs ou .vb, entre outras dependendo da linguagem que estará sendo utilizada no desenvolvimento da aplicação.

Desenvolvendo um Web User Control

Nesse artigo, explico a criação de um simples controle de formulário onde teremos informações cadastrais de localização como por exemplo, CEP, endereço, bairro, cidade, estado, entre outros que poderão ser utilizados em telas de cadastro em várias páginas do sistema.  Darei ênfase na funcionalidade e as possibilidades, sem me preocupar muito com o layout do exemplo. Utilizaremos o Visual Studio 2008 com ASP.NET 3.5, mas pode ser aplicado a versão 2005 também. Caso você não tenha o Visual Studio 2008, você pode utilizar as versões Express.

Vamos utilizar a linguagem C#, podendo ser facilmente adaptado ao VB.NET. Portanto, abra seu o "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?