Envie e receba dados do seu celular utilizando http, https, datagrama, socket e SMS.
Suporte ao aluno
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ArtigosMobileArtigo Webmobile 8- Conectividade com J2ME
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Nos últimos anos, percebemos que um dos negócios que obteve grande crescimento e está em constante progresso é a telefonia móvel. Somente no Brasil, o número de usuários já supera a marca de 67 milhões, isso significa um crescimento de 40% em relação ao ano de 2004. Além do mais, se levarmos em consideração países como a China, que possui cerca de 329 milhões de usuários, esses números significam um mercado lucrativo e um investimento promissor.
Nesse contexto, várias tecnologias surgiram visando o desenvolvimento de aplicações para dispositivos com recursos limitados, por exemplo: WML/WMLScript, BREW e .Net Mobile. Mas uma tecnologia que ganhou muito espaço com a “explosão” do consumo de dispositivos móveis foi o Java 2 Micro Edition.
O objetivo desse artigo é descrever uma visão geral sobre as principais tecnologias de conectividade e realizar uma comparação entre elas. Para isso, serão estudadas as tecnologias de comunicação mais conhecidas do Java 2 Micro Edition – MIDP 2.0:
·HTTP (Hypertext Transfer Protocol): protocolo de transferência de dados construído sobre o protocolo TCP/IP utilizado na web;
·HTTPS: HTTP sobre a camada de sockets seguros (SSL);
·Datagrama: conexão que utiliza o protocolo UDP e não tem garantia de entrega de pacote;
·Socket: canal de comunicação entre dois programas na rede;
·SMS (Short Message Service): mensagem em forma binária ou de texto enviado pela rede.
Arquitetura de uma aplicação
Visto que o celular possui recursos limitados, uma forma de lidar com o pequeno poder de processamento e a memória limitada dos dispositivos é acessando recursos disponibilizados remotamente. Em servidores, por exemplo, poderia ser concentrada a camada de negócios de um sistema, disponibilizando para um dispositivo móvel apenas as interfaces e consistências físicas dos dados. Nessa situação, o celular seria um cliente que acessa serviços remotos via conexão sem fio. O servidor pode ser qualquer PC, desde que possua um IP real.
Também é possível conectar a outros dispositivos que possuem identificação única na rede, por exemplo, outros aparelhos celulares. A Figura 1 exemplifica o processo de comunicação celular/servidor via protocolo http, onde o aplicativo instalado no celular (midlet) se comunica com uma aplicação web feita em Java (servlet).
Figura 1. Diagrama contendo o fluxo de informação entre o aplicativo celular e o servidor.
A edição de Java para desktop, conhecida como J2SE (Java 2 Standard Edition), fornece um conjunto de pacotes para implementação de comunicação muito vasta, sendo mais de 100 classes e interfaces nos pacotes java.io e java.net.
Considerando todos os recursos de memórias e processamento que essa estrutura de protocolos de rede exige, seria inviável uma aplicação em dispositivos com recursos limitados acessar a rede. Pensando nesses aspectos, foi desenvolvido o GCF (Generic Connection Framework, em português, estrutura de conexão genérica). O GCF tem como objetivo adequar os recursos oferecidos pelo J2SE para aplicações que implementam o Java 2 Micro Edition, como os aparelhos celulares que suportam Java, obedecendo às limitações que esses dispositivos apresentam.
A base do GCF concentra-se na classe Connector, que é capaz de criar vários tipos de conexão. Para abrir uma conexão utiliza-se o código da Listagem 1.
Quando o método Connector.Open() é executado, a classe Connector inicia uma busca para encontrar uma classe apropriada para implementar o protocolo requisitado. Esse processo é feito através da operação Class.forName(), implícito no código acima.
O MIDP 1.0 exigia apenas que os dispositivos utilizassem a conexão http, a implementação dos outros protocolos ficava a critério dos fabricantes de celular e era fornecida separadamente, através de APIs adicionais. O MIDP 2.0 adiciona como padrão o HTTPS (HTTP sobre SSL) que oferece maior segurança na comunicação (como em aplicações de transação financeira ou de m-commerce (ler Nota 1)). Além do suporte ao HTTPS, a especificação do MIDP 2.0 tratou de conexão como datagramas, SMS e socket.
Nota 1. O que é m-commerce?
m-commerce é o termo usado para a compra e venda de bens e serviços através de dispositivos portáteis sem fio (wireless) como telefones celulares e PDA's. Serviços como compra de ingressos para filme e entradas para teatro já estão disponíveis seguindo essa política.
Utilizando o protocolo HTTP
No MIDP, o protocolo http é implementado pela classe HttpConnection, podendo comunicar-se com um servidor web ou outro dispositivo que suporte http. Esse protocolo faz uso da abordagem de pedido/resposta, ou seja, o cliente inicia um pedido para o servidor através de um endereço contido em uma URL, a tarefa do servidor é responder a essa requisição.
Segundo a especificação HTTP 1.1, o pedido de um cliente também pode ser chamado de Entidade de Pedido. Esse pedido que será enviado pela rede é composto de três partes: método do pedido, cabeçalho e corpo, sendo abordado abaixo apenas o primeiro.
A resposta do servidor, também chamada de Entidade de Resposta, possui três seções: linha de status, cabeçalho e corpo. A linha de status é o resultado do pedido do cliente. Os valores de retorno estão nessas faixas: ...
<Saiba por que programar é uma questão de sobrevivência e como aprender sem riscos/>
Perguntas frequentes
Quem somos?
A DevMedia é uma escola de formação de programadores com mais de 20 anos de mercado. Já formamos mais de 100 mil programadores. A DevMedia ensina programação web, (desenvolvimento de site e aplicativos para celulares). A programação web é a área que mais contrata programadores em todo o mundo, sendo a maior porta de entrada para a área da tecnologia.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
Nunca o mundo necessitou tanto de programadores como atualmente. Com a quarentena estabelecida pela Covid-19, lojas, restaurantes, escritórios e escolas, que tiveram suas atividades paralisadas, perceberam a urgente necessidade de adaptar seus negócios para o mundo digital.Em contrapartida as empresas de tecnologias, durante esse período, cresceram como nunca tanto em faturamento quanto em número de usuários.Com isso a necessidade de programadores cresceu muito. Empresas de grande e pequeno porte estão com vagas abertas e não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados. No momento estima-se que o número de oportunidades no Brasil seja acima de 200 mil!
Como faço para começar a estudar?
Programação é um universo amplo, existem muitos caminhos e por isso é muito fácil se perder. Nosso conselho é: NÃO ESTUDE SOZINHO. Infelizmente 78% das pessoas que começam a estudar sozinhas desistem da profissão por não conseguirem aprender. Com uma boa orientação elas teriam conseguido!Se você tomou a decisão de entrar nesse mercado, faça um investimento no seu futuro e busque aprender com quem sabe. Isso vai triplicar suas chances de dominar a programação e conquistar uma vaga no mercado.
Em quanto tempo de estudo vou me tornar um programador?
O tempo depende, claro, da dedicação de cada estudante. A DevMedia ensina programação há 20 anos e com toda essa experiência montamos uma metodologia que tem como objetivo principal acelerar os seus estudos.Você terá um Plano de Estudo para te orientar em todos os passos do aprendizado. Desenvolverá diversos projetos reais para colocar em prática os conhecimentos e contará com o melhor suporte ao aluno da web. Todas as suas dúvidas serão respondidas de imediato.Seguindo nossa metodologia e se dedicando, entre 6 meses e um ano você já estará programando.
Sim, você pode se tornar um programador e não precisa ter diploma de curso superior!
Ser programador é uma das maiores oportunidades que o Brasil oferece para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Muitas empresas contratam sem fazer questão de diploma, o que importa para elas é que o candidato seja um bom técnico e consiga atender suas necessidades.Os salários iniciais para programadores são de R$2.500 mil, podendo chegar aos R$15 mil para aqueles que se dedicam.Com disciplina e um estudo correto, que não te faça perder tempo, é possível se tornar um programador em menos de um ano de estudo.Quando você já estiver empregado, aí sim você pode se aprimorar ainda mais fazendo uma faculdade na área.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Nossas trilhas de estudo te permitem virar um programador Full Stack, que é aquele programador mais completo, ele domina o desenvolvimento Front-end, Back-end e Mobile.Você ficará apto para criar sistemas para computadores e aplicativos para celulares. Utilizamos como base a linguagem JavaScript que é a linguagem mais utilizada no mundo. Outra vantagem do JavaScript é a quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. É sem dúvida a linguagem que mais possui vagas e a que mais dá oportunidade para os iniciantes.
Principais diferenciais da DevMedia
Suporte ao aluno - O aluno conta com a ajuda de professores para tirar dúvidas durante toda a jornada de ensino. As perguntas são respondidas em menos de uma hora por professores experientes e atuantes no mercado.Gamificação - A plataforma de ensino é divertida e motivante. É como se o aluno estivesse dentro de um game. Ele terá seu card pessoal, que poderá ser customizado utilizando as moedas que ele ganha quando acerta os exercícios. Ele poderá também trocar suas moedas por outros produtos dentro da plataforma. Além disso, seus acertos contam pontos no ranking mensal dos alunos. Tudo isso deixa os estudos mais leves e motivantes.Didática - A DevMedia já ensina programação há mais de 20 anos. Desenvolvemos ao longo desse tempo uma metodologia que ensina a programar de verdade, com menos aulas e mais prática, são dezenas de projetos e exercícios que desenvolvem a mente programadora no aluno.Projetos reais - Durante os estudos os alunos irão desenvolver dezenas de projetos em cada uma das carreira (front-end, back-end e mobile). Mas o principal é que os projetos da DevMedia não são “copia e cola” como se encontra por aí. Aqui o aluno vai desenvolver os projetos de forma autônoma, recebendo claro a nossa mentoria e suporte, mas o aluno terá condições para desenvolvê-los sozinho.Milhares de exercícios - Programação é prática, por isso a cada nova matéria o aluno passará por um bloco de exercícios para fixar o conteúdo e cada acerto será bonificado com pontos e moedas e valem uma posição no ranking dos alunos.
Qual o investimento financeiro que preciso fazer para me tornar um programador?
Na internet é possível encontrar cursos de todos os preços, desde 50,00 a R$15.000,00.Os cursos de 50,00 são cursos avulsos, que explicam apenas pedaços de uma determinada matéria. Para criar um conhecimento completo você precisaria comprar no mínimo de 15 a 20 cursos avulsos e correria o risco deles não se complementarem tão perfeitamente e seu conhecimento ficaria cheio de "buracos".Os cursos de R$15.000,00 não fazem nenhum sentido. Deixe para investir em cursos caros quando quiser se especializar. Por esse preço você pode inclusive estudar fora do pais. Na DevMedia, você terá um plano de estudo montado por quem já formou mais de 100 mil alunos, e já está nesse mercado há mais de 20 anos. Somos a única plataforma que oferece Suporte ao Aluno em tempo real e uma experiência de estudos gamificada para te manter motivado durante todo o período de estudo. E o melhor, nosso pagamento é recorrente, você não precisa usar o limite do seu cartão de crédito para investir no seu futuro. Aproveite para se matricular agora mesmo.
Como funciona a forma de pagamento da DevMedia?
Para que você possa investir nos seus estudos sem complicar sua vida financeira, a DevMedia cobra o valor da assinatura de forma recorrente, Igual o Netflix. Todos os meses debitamos o valor da parcela em seu cartão de crédito, sem comprometer o limite total do cartão. :)As primeiras 3 parcelas custam R$89,90 e a partir do 4o mês sua parcela diminui para R$49,90! Assim ela pesa cada vez manos no seu bolso!Nesse modelo, a gente te ajuda a pagar seus estudos, mas você precisa ajudar a gente a pagar nossos custos. Por isso a assinatura recorrente tem uma fidelidade de um ano. Essa fidelidade também vai te ajudar a se manter comprometido com os seus estudos.Temos um trato?
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.