Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Artigo no estilo: Curso

Do que trata o artigo

Este artigo é o segundo de uma série que aborda as novidades do ASP.NET 4.0, utilizando o Visual Studio 2010. Na primeira etapa, foi comentado sobre o novo template para ASP.NET Web Site no Visual Studio 2010, OutputCache Provider, Page Routing, SEO Optimization, ViewStateMode, ClientIDMode e uma introdução ao uso do ADO.NET Entity Framework 4 com ASP.NET. Nesta segunda etapa iremos tratar de ASP.NET AJAX 4, web.config file refactoring, expansão de URLs, Browser Capabilities e HTML Encoded.

Para que serve

Esta série de artigos serve como um excelente guia para aqueles que já dominam ou utilizam o ASP.NET em suas versões anteriores (1.x, 2.0, 3.5) e precisam de uma forma rápida e prática aprender os novos recursos da versão 4.0.

Em que situação o tema é útil

Os novos recursos aqui apresentados serão úteis tanto em aplicações novas quanto em aplicações antigas que forem migradas para ASP.NET 4.0, pois muitos recursos aqui vistos adicionam funcionalidades em itens já existentes e que provavelmente já são utilizados pelos desenvolvedores.

Resumo do DevMan

O ASP.NET 4.0 que acompanha o Visual Studio 2010 trouxe muitas novidades, mas também incrementou muitos recursos que já existiam anteriormente. Veremos neste artigo, por exemplo, alguns dos novos recursos presentes no ASP.NET. Entre esses recursos podemos encontrar o método Response.RedirectPermanent() que possibilita redirecionar permanentemente um site web permitindo que os principais mecanismos de busca compreendam estes redirecionamentos. A expansão no tamanho das URLs que anteriormente possuía tamanho fixo, agora pode ser expandida. Além disso, novos recursos foram adicionados ao objeto HttpBrowserCapabilities que, no ASP.NET 4, esses arquivos de definição do navegador foram atualizados para incluir informações sobre navegadores e dispositivos recentemente introduzidos, como o Google Chrome, e smartphones BlackBerry e iPhone. Veremos um exemplo simples de HTML Encoded. E, por final, a utilização de ASP.NET 4 AJAX e Client Templates, tornando viável a utilização e desenvolvimento de modelos voltados para o lado do cliente, além de usar um DataView para realizar o acesso e comunicação a fonte de dados.

Autores: Guinther Pauli e Rodrigo Araujo

Seguindo a sequência iniciada no artigo ASP.NET 4 - Conheça as novidades – Parte 1, poderemos ver outras novas funcionalidades presentes nesta nova versão do ASP.NET. Como é de se prever novas funcionalidades vêm para suprir necessidades existentes ou melhorias de algo já existente. Uma prova dessa evolução são as várias melhorias no ASP.NET AJAX, que agora incrementam o desenvolvimento do lado cliente, ao invés de centralizar o processamento no servidor com simples UpdatePanels. Temos agora integração com o jQuery, novas bibliotecas client-side que se comunicam como serviços do WCF (Windows Communication Foundation).

Se você ainda não baixou o Visual Studio 2010, baixe e se surpreenda com as melhorias e novas funcionalidades que ele possui. Ao decorrer deste artigo iremos ver algumas delas. E, além disso, vale lembrar novamente, que temos ótimos motivos para apostar tudo no ASP.NET 4.0 como plataforma de desenvolvimento Web, e no Visual Studio 2010 como ferramenta.

Nota: Para testar os novos recursos que vamos apresentar a partir de agora, você precisará do Visual Studio 2010 Ultimate, Professional ou Express, e, além disso, da biblioteca AJAX. (veja sessão Links).

Método Response.RedirectPermanent

É muito comum, em aplicações web, o redirecionamento de páginas ao longo do tempo, no ASP.NET, os desenvolvedores têm frequentemente tratados os pedidos de URLs usando o método Response.Redirect(), para encaminhar uma solicitação para a nova URL. Entretanto, o que muitos desenvolvedores não percebem é que o método Response.Redirect() emite um código HTTP 302 (código temporário de redirecionamento), o que resulta em uma desvantagem quando os usuários tentam acessar as URLs antigas e um quadro inadequado para o SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca). Os principais mecanismos de busca, a exemplo do Google, geralmente não seguirão estes redirecionamentos o que significa usar um redirecionamento temporário pode impactar negativamente o seu ranking da página.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo