De que se trata o artigo:

Apresenta necessidade de reconhecer o problema a ser tratado, compromisso e liderança como elementos essenciais à gestão de projetos.

Para que serve:

Conscientizar o engenheiro de software e gerentes de projetos de que não apenas a existência de um processo de desenvolvimento e conhecimento técnico são determinantes para o sucesso de um projeto, mas que o conhecimento comportamental da equipe e líder também são essenciais.

Em que situação o tema é útil:

O artigo identifica diversos aspectos comportamentais essenciais aos membros da equipe de projeto e, principalmente para o seu líder. Conhecer e saber lidar com esse conhecimento comportamental faz a diferença na execução de um projeto.

Todo projeto (de médio a grande porte) requer gestão. E, aquele que lidera (ou o gerente de) um projeto deve estar preparado para lidar com as pessoas participantes e com as mudanças sob condições limitadas de tempo. Mas, a execução de um projeto envolve pessoas e, portanto, em tal situação, o reconhecimento do problema, compromisso dos participantes e liderança são essenciais à gestão.

A gestão de projetos compreende atividades que fazem uso de tecnologia, processo e pessoas. Dentre esses três recursos, aquele que requer maior habilidade de um gerente ou líder são as pessoas. Lidar com o ser humano é sem dúvida um dos principais requisitos da gestão que se pode deparar no desenvolvimento de um projeto (além de situações como, por exemplo, negócios, ensino, relacionamento, e outras atividades do cotidiano). Perceba que isso requer muito mais do que conhecimento técnico. Isto requer quase uma ‘engenharia humana’. Sim, isso mesmo, uma ‘engenharia humana’ que compreende entender os aspectos comportamentais do ser humano. Mas não apenas isso, também envolve a capacidade de provocar entusiasmo, ter habilidade de expressar ideias, capacidade de ouvir e habilidade de liderança. Observe que a gestão de projetos que compreende várias atividades, como destacadas pelo PMI (Project Management Institute) e discutidas neste artigo, se apóia em três habilidades essenciais de um gerente de projeto:

§ Capacidade de ouvir o cliente e entender o problema;

§ Assumir compromisso com a equipe e obter compromisso dela;

§ Atuar como líder.

Ouvir o Cliente e (Re)Conhecer o Problema

É de suma importância entender as necessidades do cliente para saber como e onde você e sua equipe podem ajudar na solução do problema. Sem o entendimento completo do problema a ser tratado e um planejamento em mãos, você (gerente e líder) e sua equipe não saberão onde querem e precisam chegar. Uma possível consequência é deparar-se com a inserção de erros logo cedo no desenvolvimento do projeto, os quais virão, possivelmente, apenas bem mais tarde a serem descobertos. Isto geralmente acontece quando não há qualquer ‘preocupação’ com a gestão. Essas, dentre outras, são razões pelas quais muitos projetos se transformam em casos de insucesso.

Portanto, a primeira lição é (saber) ouvir o cliente e (re)conhecer o problema a ser resolvido. Já ouvi muitas pessoas falarem, e até serem levadas a acreditar, que a capacidade de fazer a gestão de projetos seja algo como um mito. Isso não passa de uma falácia. Perceba que não se trata de característica inata que o indivíduo traz consigo, mas de um conjunto de habilidades que podem ser reconhecidas, classificadas e desenvolvidas pelas pessoas. Este fato tem sido reconhecido pelos próprios profissionais que têm procurado se atualizar, assim como pelas organizações que consideram a gestão de projetos no plano estratégico corporativo como recomendado pelo PMI (Project Management Institute).

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