Por que eu devo ler este artigo:O objetivo deste artigo é demonstrar o processo de avaliações profissionais periódicas sujeitas à premiação de programadores. Na primeira parte serão descritos os procedimentos que conduziram a avaliação, como classificação, tabulação e apresentação dos dados. Posteriormente, serão descritos os procedimentos que conduziram a premiação e finalmente os resultados obtidos com a experiência realizada na empresa CPM S.A. de Pato Branco. A discussão desse assunto é útil para organizações e equipes que buscam exemplos de métricas de produtividade.

A qualidade é a totalidade das características de um produto ou serviço que se baseia na sua habilidade de satisfazer uma dada necessidade. Outra definição de qualidade seria: software de qualidade é aquele que faz o que se espera que ele faça. A falta de qualidade mais fácil de definir é falta de satisfação do usuário e a medida usual da falta de qualidade é o relatório de erros.

A garantia da qualidade de software compreende uma variedade de tarefas associadas a sete atividades:

  1. aplicação de métodos técnicos;
  2. realização de revisões técnicas formais;
  3. atividades de testes de software;
  4. aplicação de padrões;
  5. controle de mudanças;
  6. medição e;
  7. manutenção de registros e reportagem.

A garantia estatística da qualidade reflete uma crescente tendência de toda a indústria para se tornar mais quantitativa em relação à qualidade. Assim, a garantia estatística de qualidade de software apoia-se na questão quantitativa a respeito da frequência de ocorrência de erros e inconsistências nos softwares rastreados ao longo de um período específico de tempo.

Para o software, a garantia estatística da qualidade (SQA - Software Quality Assurance) implica em um primeiro passo no qual as informações sobre os defeitos de software são coletadas e dispostas por categorias. A partir daí, outros passos necessários para realizar a SQA e criar um processo de revisão são:

  1. rastrear o defeito até sua causa;
  2. considerar que 20% do código têm 80% dos defeitos;
  3. corrigir os problemas que causaram os defeitos.

As revisões de software são um filtro para o processo de engenharia de software. Ou seja, as revisões são aplicadas em vários pontos durante o desenvolvimento de software e servem para descobrir defeitos que possam ser elimin ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo