Artigo do tipo Teórico
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre Engenharia[/rotulo-tag.
Como funciona a Mentorização técnica
Este artigo apresenta uma proposta em que a mentorização técnica com seus devidos papéis irá compor um pacote fundamental para expandir o processo de desenvolvimento de software atual de uma empresa, visando a melhoraria da qualidade e da produtividade de seus softwares. Com este artigo, pretende-se apresentar os benefícios, as principais atividades, responsabilidades e papéis exercidos pelo profissional que exerce a mentorização técnica, assim como sua importância no processo de desenvolvimento de software, definindo o cargo mentor técnico, que ainda é muito pouco difundido e não está formalizado no mercado de trabalho.

Também serão descritos o perfil ideal e o sumário do cargo mentor técnico e as principais áreas de atuação e especialidades, expondo os papéis de mentor técnico (líder técnico, projetista, analista implementador sênior e revisor de código). Por fim, será demonstrado um exemplo de um fluxo básico de atuação do mentor técnico no desenvolvimento de software e analisaremos o mercado de trabalho em que ele atua em empresas de desenvolvimento de software.

Em que situação o tema é útil
Este artigo será útil para demonstrar os principais papéis, atividades, conhecimentos, experiências, e as responsabilidades de um mentor técnico. Além disso, ficará clara a importância e os benefícios da mentorização técnica em uma equipe de desenvolvimento de softwares.

Atualmente, a linha de produtividade das empresas de desenvolvimento de software possui um grande déficit causado por profissionais inexperientes em determinados assuntos ou conhecimentos técnicos. Estes profissionais perdem muito tempo em pesquisa e análise minuciosa para solucionar um determinado problema, o qual poderia ser solucionado de modo mais eficaz e eficiente. Para minimizar esta perda de tempo e aumentar a produtividade, um profissional mais experiente poderia orientar outro profissional com dificuldades a encontrar o “caminho das pedras” de modo mais rápido e fácil, capacitando-o também na solução, para que caso ocorra uma reincidência, o problema possa ser resolvido mais rápido, sem necessitar de apoio de outro profissional.

Estes profissionais mais experientes, usualmente conhecidos como mentores técnicos, possuem perfil, conhecimentos, habilidades e características muito semelhantes, e têm como principais áreas de atuação e especialidades, os papéis de líder técnico, projetista, analista implementador e revisor de código. As semelhanças, áreas de atuação e especialidades formam uma combinação ideal para proporcionar uma mentorização técnica de alto nível de qualidade, eficiência e eficácia, resultando em aumento de produtividade.

Normalmente, profissionais mais experientes atuam de modo sobrecarregado ao exercer uma mentorização técnica, ou mentoring. Quando deixam de desempenhar suas prioridades para repassar conhecimentos a outros menos experientes, acabam prejudicando a sua própria produtividade. Esta perda de produtividade poderia ser evitada se fosse investido nestes profissionais mais experientes, para exercer papéis de um mentor técnico de modo mais prioritário e especializado.

Mesmo apesar do mercado de trabalho ter o conhecimento destes problemas que prejudicam a sua linha de produtividade, ainda não homologaram o cargo de mentor técnico, porque seus papéis, atividades e responsabilidades não estão bem definidos. Fato este que dificulta atualmente a implantação deste cargo como um papel fundamental no processo de desenvolvimento de software.

Tendo o cargo do profissional mentor técnico formalmente homologado, seria mais fácil inserir a mentorização técnica no processo de desenvolvimento de softwares de muitas empresas, que virão melhorias na qualidade e produtividade de seus produtos.

Deste modo, este artigo tem como foco apresentar o profissional mentor técnico ao mercado de trabalho, demonstrar sua importância no processo de desenvolvimento de softwares, definir os seus principais papéis, especialidades, atividades, responsabilidades, conhecimentos e experiências, aplicados a mentorização técnica. Espera-se que num futuro próximo, o cargo mentor técnico seja reconhecido formalmente como uma profissão indispensável ao mercado de trabalho de empresas de desenvolvimento de software.

Para uma melhor compreensão dos assuntos propostos, o artigo está dividido em seções. Na próxima seção é apresentada a definição da mentorização técnica, sua origem e os principais benefícios. Em seguida apresentamos o perfil comum de um mentor técnico de qualidade. O próximo item a ser discutido são as principais tarefas do cargo mentor técnico. Em seguida, apresentamos o resumo de cada um dos papéis da mentorização e, agrupado por papéis, as principais atividades e responsabilidades da mentorização técnica no desenvolvimento de softwares. Discutiremos ainda neste artigo os pré-requisitos de um mentor técnico que são desejáveis por uma empresa, apresentando seus os principais conhecimentos e experiências.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo