Conceitos Introdutórios sobre Melhoria e Avaliação de Processos de Software

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Este artigo apresenta de forma abrangente o assunto melhoria de processo de software. De forma a estabelecer boas práticas para facilitar os trabalhos envolvidos na melhoria de processos de software.

Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 6 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Processo

Conceitos Introdutórios sobre Melhoria e Avaliação de Processos de Software

 

De que se trata o artigo:

Apesar da crescente demanda por software em praticamente todas as áreas do conhecimento, o processo de produção continua sendo um esforço coletivo, criativo e complexo, por isso, precisa ser disciplinado, acompanhado e controlado de forma a se tornar efetivo e eficiente para a organização. O foco no processo permite que um grupo de indivíduos alinhe o comportamento e as atividades de cada membro no sentido de alcançar o objetivo comum. Assim, acredita-se que a qualidade do produto final está fortemente relacionada à qualidade do processo utilizado para o seu desenvolvimento e manutenção. Quando um produto possui algum problema, não se deve corrigir somente o defeito encontrado. É necessário corrigir o processo que permitiu que este fosse inserido, pois, desta forma, não será necessário corrigir os mesmos problemas em trabalhos futuros. Com isto em mente, este artigo apresenta de forma abrangente o assunto melhoria de processo de software.

Para que serve:

Estabelecer boas práticas para facilitar os trabalhos envolvidos na melhoria de processos de software.

Em que situação o tema é útil:

Empresas que estão em busca de excelência no desenvolvimento de software possuem como uma de suas alternativas o trabalho fundamento em processos e sua melhoria contínua.

 

A melhoria do processo de software pode ser considerada hoje uma das grandes prioridades para as organizações que trabalham com software. Isto se deve à exigência do mercado por produtos com maior qualidade, que sejam entregues mais rapidamente e com menor custo de desenvolvimento.

Estudos apontam que ao tentarem melhorar seus processos, as empresas estão em busca de:

·         entender as características dos processos existentes e os fatores que afetam a sua capacidade;

·         planejar, justificar e implementar ações que modificarão os processos, tornando-os mais coerentes com as necessidades de negócios e;

·         avaliar os impactos e benefícios ganhos, comparando-os com os custos advindos das mudanças realizadas.

 

Neste contexto de melhoria de processo, é importante destacar uma das atividades de maior importância: a avaliação dos processos utilizados durante a execução dos projetos.

Com o objetivo de apoiar a melhoria de processo, diversos métodos surgiram ao longo dos últimos anos. Alguns métodos avaliam os processos da organização tomando como base algum modelo de referência, que descreve um conjunto de princípios e práticas e assume que, se devidamente seguidas, irão levar a melhores produtos de software. Outros métodos utilizam as medições para entender e avaliar os processos em uso e, somente então, tomar ações que levem à melhoria do processo.

Neste artigo apresentaremos alguns conceitos relacionados a processos de software e alguns dos principais métodos de avaliação de processo atualmente utilizados para apoiar a melhoria do processo.

Processo de Software

Podemos encontrar na literatura técnica diversas definições para processo de software:

·         HUMPHREY (1989) define processo como um conjunto de atividades, métodos e práticas utilizadas na produção e no desenvolvimento de software;

·         FLORAC et al. (1997) definem como uma organização lógica de pessoas, materiais, energia, equipamentos e procedimentos empregados na execução de atividades projetadas para produzir um resultado específico;

·         Para FUGGETTA (2000), um processo de software é definido como um conjunto coerente de políticas, estruturas organizacionais, tecnologias, procedimentos e artefatos que são necessários para conceber, desenvolver, disponibilizar e manter um produto de software;

·         E, finalmente, a ISO/IEC 12207 (1995) define como um conjunto de atividades inter-relacionadas, que transforma entradas em saídas.

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