De que se trata o artigo

Este artigo apresenta uma plataforma cross que permite o desenvolvimento de aplicações para Java ME, Android, iOS, entre outras plataformas, através do desenvolvimento de um único projeto. Conheça a plataforma MoSync.


Para que serve

O desenvolvimento para dispositivos móveis é conhecido pela grande dificuldade na portabilidade de aplicações, ainda mais quando é necessário alcançar isso entre diferentes plataformas (Android, Java ME, Windows Mobile, etc.). É neste contexto que se encaixa o MoSync.

Em que situação o tema útil

Este tema é útil para todo desenvolvedor que gostaria de ver sua aplicação rodando em diversos ambientes móveis sem precisar aprender as diferentes tecnologias necessárias para alcançar tal objetivo.

Resumo DevMan

O MoSync torna divertido, fácil e eficiente o desenvolvimento de aplicações móveis para todas as principais plataformas do mercado atualmente. Usando o C + + e um conjunto de APIs poderosas, você pode aproveitar o poder de diferentes plataformas de smartphone a partir de um único código fonte.

Hoje, no mundo mobile, encontramos inúmeros SDKs para o desenvolvimento de aplicações mobile, sendo a maioria específica para uma determinada plataforma. Assim acontece com Android, iPhone, Java ME entre outros.

Neste segmento, assim como em todo o mundo do desenvolvimento de software, a cada dia o mercado está se tornando mais competitivo e acelerado, o que influencia nos prazos e custos, que acabam sendo reduzidos. Voltando para os ambientes móveis, um dos vilões do desenvolvimento é a incompatibilidade entre as diferentes plataformas, por exemplo: você desenvolve um projeto utlizando o SDK do Android que suporta somente dispositivos Android, e se houver a necessidade do projeto suportar a plataforma iOS, será necessário desenvolver o mesmo projeto em uma linguagem diferente, aproveitando quase nada ou nada do que foi desenvolvido anteriormente.

Com este simples exemplo é possível notar como a incompatibilidade destas ferramentas pode trazer muito custo para um projeto; não só de tempo, mas principalmente relacionado à mão de obra.

Pensando nisso, algumas soluções estão surgindo para que essa dor de cabeça acabe, seja possível acelerar o processo de desenvolvimento e para que possamos ter um único código compatível para várias plataformas. É sobre estas soluções que abordaremos aqui, como por exemplo: Appcelerator, Airplay, PhoneGap e MoSync, que será a plataforma abordada neste artigo.

Plataforma MoSync

MoSync é uma plataforma de desenvolvimento mobile que permite criar aplicações para as principais plataformas disponíveis hoje no mercado, tais como: iOS, Android, Windows Mobile, Symbian, JavaME e Moblin platforms. Além destes, em breve ela irá suportar: BlackBerry e Windows Mobile 7.

Assim como acontece em outras plataformas de desenvolvimento móvel, MoSync também possibilita ao desenvolvedor utilizar vários recursos disponíveis em um dispositivo, como: Localização, Comunicação (HTTP, Socket, Bluetooth e etc.), acesso à lista de contatos, entre outros. Para ver a lista completa, acesse: http://www.mosync.com/documentation/manualpages/featureplatform-matrix.

O MoSync SDK (Software Development Kit) oferece suporte para a linguagem C/C++ juntamente com um ambiente de desenvolvimento conhecido pela maioria dos desenvolvedores. Isto se dá pelo fato de sua IDE ser baseada no Eclipse, contendo configurações e plugins pré-definidos específicos da plataforma MoSync.

Um ponto importante do MoSync que não pode deixar de ser dito aqui é o rico suporte ao desenvolvedor fornecido em seu site. Neste espaço podemos encontrar uma área exclusiva com diversas aplicações de exemplo, tutoriais, referências da API, fórum de discursão e muito mais. Com certeza isto irá ajudá-lo a conhecer ainda mais esta plataforma.

Bom, agora você já tem informações iniciais sobre o que é o MoSync, quais plataformas ele suporta, qual a linguagem e o ambiente desenvolvimento. O próximo passo é mostrar como configurar o ambiente, criar uma aplicação exemplo e gerar compilações para diferentes tipos de dispositivos. Então, mãos à obra!

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo