Hoje estarei demonstrando passo a passo como desenvolver um contador de caracteres regressivo para campos do tipo Texto Longo no PeopleSoft. A idéia é apresentar uma funcionalidade técnica para páginas que possuam campos de Texto Longo.
 
Um campo descritivo é exibido ao lado do campo texto informando quantos caracteres ainda faltam baseados em uma quantidade fixa. Para campos do tipo Texto Longo que possuam um valor um valor informado na tabela, o script em anexo controla a quantidade de textos a serem inseridos no campo da pagina.
 
Para campos texto que possuam um valor por exemplo de 254 caracteres, o script poderá controlar uma quantidade inferior ao valor da tabela. O artigo em questão foi desenvolvido no módulo de contratos do PeopleSoft Financeiro.
 

Objetos Relacionados

- HTML Object
- HTML Area
- Campo Texto
 

Ações

- Inserir no projeto um HTML Object com JavaScript (script em documento anexo).
- Inserir na pagina aonde estará a Edit Text Long um objeto HTML Área aonde será exibido a contagem de caracteres faltantes.
- Inserir PeopleCode no Activate da página ou no Component PreBuild ou PostBuild a chamada da função JavaScript.
 

JavaScript inserido no HTML Object

 
Este script verifica:
- Browser utilizado
- Pressionamento de teclas
- Quantidade de caracteres digitados. Limite de 150 caracteres. Quando estiverem faltando 5 caracteres para totalizar a quantidade maxima estabelecida, o contador muda de cor para "Vermelho" na pagina.
 
Obs: O arquivo com a documentação técnica se encontra em anexo.