Curso de ADO.NET e BDP - Parte XIX

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo veremos como usar o novo componente BdpCopyTable do BDP do Delphi 2005, usado para copiar dados entre banco de dados.

Acesso a dados no Delphi 8 for .NET

 

Parte XIX- BdpCopyTable

Neste artigo damos continuidade ao nosso curso sobre ADO.NET e veremos como usar o novo componente BdpCopyTable do BDP do Delphi 2005, usado para copiar dados entre banco de dados. Esse componente é usado internamente pela IDE do Delphi 2005, através do utilitário de migração disponível no Data Explorer. É simples usá-lo em aplicações .NET, como veremos aqui.

Criando a aplicação Windows Forms

Inicie uma nova aplicação Windows Forms no Delphi 2005.

 

 

Conexões

É preciso que você tenha configurado pelo menos duas conexões no Data Explorer para testar o componente. Em minha máquina tenho duas conexões configuradas, uma para acesso ao banco Employee do Interbase e outra para o Northwind do SQL Server. Em partes anteriores do curso já falamos sobre criação de conexões BDP. Neste exemplo, faremos a migração da tabela Country do IB para o SQL Server.

 

 

Configurando os componentes

Arraste a conexão Employee e Northwind para o formulário, o que criará dois BdpConnections. Coloque um BdpCommand, aponte para a conexão ao IB e em CommandText digite a consulta a uma tabela: “select * from COUNTRY”. Observe que com isso você pode especificar condições para os dados que serão migrados.

Coloque no formulário o novo componente BdpCopyTable:

 

 

Configure suas propriedades conforme mostrado a seguir:

 

 

Destination é a conexão (Banco) de destino dos dados. DestinationTable é o nome da nova tabela a ser criada no banco destino. SourceCommand é o BdpCommand que contém o comando que obtém os dados.

 

 

Migrando...

Coloque um Button no formulário e no seu evento Click digite:

 

procedure TWinForm1.Button1_Click(sender: System.Object; e: System.EventArgs);

begin

  BdpCopyTable1.Copy;

end;

 

Execute e teste a aplicação. A figura abaixo comprova que a tabela foi migrada com sucesso.

 

 

Com isso, fica muito simples migrar suas tabelas de um banco de dados para outro. O BDP se encarrega de criar a estrutura e também migrar os dados, conforme vimos.

Download

Você pode fazer download de todos os exemplos deste curso a partir do endereço http://cc.borland.com/cc/ccweb.exe/author?authorid=222668

Leia todos artigos da série

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Ficou com alguma dúvida?