curso C# Exceptions: Trabalhando com exceções em C#

Neste curso você aprenderá a lidar com exceções em suas aplicações C#. Veremos como o programa se comporta ao ser lançada uma exceção, quais os mecanismos para capturá-la, bem como em que momento podemos lançar exceções em nossos códigos.

Este conteúdo faz parte dos guias:

Iniciar Carga Horária No Certificado - 9H

Curso de C# Exceptions

Aula 1 - free

Introdução às exceções

Iniciando nosso curso, entenderemos o que são exceções e como as aplicações se comportam quando exceções são lançadas e não há tratamento para elas.
free
Aula 2 - mvp

Analisando uma exceção sem tratamento

Quando exceções ocorrem na aplicação em tempo de desenvolvimento, o Visual Studio nos dá suporte para identificar o problema e sua origem. Porém, caso não estejamos conectados ao Visual Studio, veremos que a aplicação pode parar de forma inesperada.
mvp
Aula 3 - mvp

Tratando a primeira exceção

O tratamento de exceções é feito por meio do bloco try-catch, que será abordado neste vídeo. Veremos que quando fazemos isso retomamos o controle do fluxo da aplicação, evitando seu fechamento inesperado.
mvp
Aula 4 - mvp

Tratando exceções pelo tipo

Apesar de ser possível usar o bloco try-catch sem explicitar o tipo de exceção a ser capturado, essa não é uma boa prática, pois não nos informa qual erro exatamente ocorreu. Para evitar isso veremos como capturar um tipo específico de exceção.
mvp
Aula 5 - mvp

Corrigindo o erro e identificando outro problema

Agora que já identificamos o problema no nosso código, vamos corrigi-lo. Porém, veremos que ainda há um ponto de falha potencial que precisa ser tratado.
mvp
Aula 6 - mvp

Lançando exceções nativas

Veremos agora como lançar exceções em nossas classes, informando que ocorreu um problema e o fluxo do código precisa ser modificado para contornar essa situação, que impede o término do processamento.
mvp
Aula 7 - mvp

Tratando múltiplas exceçõeS

Um mesmo bloco de código pode lançar diferentes tipos de exceção, que precisam ser tratadas individualmente para garantir que vamos lidar com essa situação da forma mais adequada para cada caso, como veremos nesse vídeo.
mvp
Aula 8 - mvp

Lançando uma exceção customizada

Também é possível criar classes customizadas para representar exceções próprias da nossa aplicação. Como veremos aqui, basta criar uma classe herdando de Exception ou de uma de suas classes filhas.
mvp
Aula 9 - mvp

Utilizando o bloco finally

O bloco finnally pode ser usado em conjunto com o try e o catch para executar algum conjunto de comandos adicionais após o processamento definido no try ter sido concluído ou após uma exceção ter sido gerada.
mvp

Autor do curso

Certificado Devmedia

Todos os nossos cursos oferecem certificado com carga horária. Eles são aceitos em todas as faculdades e orgãos públicos do Brasil. Assim que finalizar um curso já emita o seu.

Suporte ao aluno em tempo real

Todos os cursos possuem professores online para ajudar em qualquer dúvida que for necessária para o completo entendimento do curso.

Avaliação do curso

Como adquirir esse curso?

Acesse esse e todos os demais cursos devmedia sendo um assinante mvp

Benefícios MVP
  • Guias de referência
  • Suporte em tempo real
  • Assista o conteúdo offline
  • Emissão de certificado
  • #JOBS - Diversas vagas de emprego
  • Web-currículo
SEJA MVP
R$ 69,90 /mês
Assine agora e tenha acesso ao curso
15 anos de treinamento online
700 mil cadastros
170 mil fãs no facebook
100 mil certificados emitidos