curso FireDAC: Como acessar Banco de Dados com Delphi

Neste curso você aprenderá como acessar um banco de dados MySQL no Delphi utilizando a biblioteca FireDAC. Será desenvolvido um projeto com um formulário contendo um DBGrid e um botão para carregar os dados, além de um datamodule organizando os componentes para acessar o banco de dados MySQL utilizando o FireDAC.

Este conteúdo faz parte dos guias:

Iniciar Carga Horária No Certificado - 11H

Curso de FireDAC

Aula 1 - free

Introdução

Acessar bancos de dados é muito comum em qualquer linguagem de programação. Neste contexto o FireDAC é a tecnologia recomendada para essa tarefa no Delphi.
free
Aula 2 - mvp

Configurando conexão

O primeiro passo para realizar o acesso ao banco de dados utilizando FireDAC é configurar uma conexão, o que pode ser feito por meio do Data Explorer, uma ferramenta integrada do Delphi e que veremos como funciona neste vídeo.
mvp
Aula 3 - mvp

Construindo o formulário

Veja neste vídeo como criar a interface gráfica da aplicação de exemplo, na qual utilizaremos um DBGrid para listar os registros da nossa tabela e um botão para carregar os dados.
mvp
Aula 4 - mvp

Binding em Delphi

O binding de componentes consiste em vincular os controles visuais (DBEdit, DBCombobox, DBGrid ) com campos em uma tabela do seu banco de dados, usando um DataSource como intermediário para essa ligação.
mvp
Aula 5 - mvp

Criando acesso ao banco de dados

Utilizar um datamodule nos permite organizar melhor o nosso projeto, concentrando e organizando componentes não visuais como FDConnection, FDQuery, DataSetProvider, ClientDataSet, entre outros.
mvp
Aula 6 - mvp

Criando um FDQuery

Quando trabalhamos com banco de dados precisamos de um componente para definir os comandos a serem executados no mesmo, como o FDQuery que será visto nesse vídeo.
mvp
Aula 7 - mvp

Adicionando DataSource

O componente DataSource é responsável por conectar os controles visuais (DBGrid, DBEdit, DBCombobox, etc.) com um determinado DataSet (FDQryLembrete). Com isso podemos exibir nos controles visuais os dados que estão neste DataSet.
mvp
Aula 8 - mvp

Configurando DBGrid

O DBGrid é um componente que podemos personalizar e deixar com um layout mais apresentável. Neste vídeo veremos como configurar e ajustar ao layout do nosso formulário.
mvp
Aula 9 - mvp

Executando Query via Botão

O DBGrid é um componente que podemos personalizar e deixar com um layout mais apresentável. Neste vídeo veremos como configurar e ajustar ao layout do nosso formulário.
mvp
Aula 10 - mvp

Adicionando componentes DBWare

Existem outros componentes DBWare que podem ser usados para exibir os dados de uma determinada tabela em um formulário, como DBEdit, DBCombobox, DBMemo, DBText utilizando as propriedades DataField.
mvp
Aula 11 - mvp

Personalizando a propriedade SQL de um Query

Podemos modificar a propriedade SQL do componente FDQuery no clique de um botão, por exemplo, e com isso executar um filtro personalizado.
mvp

Autor do curso

Certificado Devmedia

Todos os nossos cursos oferecem certificado com carga horária. Eles são aceitos em todas as faculdades e orgãos públicos do Brasil. Assim que finalizar um curso já emita o seu.

Suporte ao aluno em tempo real

Todos os cursos possuem professores online para ajudar em qualquer dúvida que for necessária para o completo entendimento do curso.

Avaliação do curso

Como adquirir esse curso?

Acesse esse e todos os demais cursos devmedia sendo um assinante mvp

Benefícios MVP
  • Guias de referência
  • Suporte em tempo real
  • Assista o conteúdo offline
  • Emissão de certificado
  • #JOBS - Diversas vagas de emprego
  • Web-currículo
SEJA MVP
R$ 69,90 /mês
Assine agora e tenha acesso ao curso
15 anos de treinamento online
700 mil cadastros
170 mil fãs no facebook
100 mil certificados emitidos