curso Mapeamento 1:N no Entity Framework

Neste curso aprenderemos a implementar relacionamentos do tipo 1:N (um para muitos) utilizando o Entity Framework. Para isso mapearemos duas tabelas do banco de dados que estão relacionadas e veremos como configurar nossas classes para refletir esse relacionamento.

Iniciar Carga Horária No Certificado - 11H

Curso de Relacionamento do Tipo 1:N no Entity Framework

Aula 1 - free

Introdução

Iniciando nosso curso veremos o cenário que será utilizado como exemplo ao longo dos próximos vídeos e como ocorre o relacionamento 1:N (um para muitos).
free
Aula 2 - mvp

Mapeando o relacionamento no produto

Uma das formas de estabelecer o relacionamento 1:N no Entity Framework é criar uma propriedade do lado “N”, nesse caso, no produto. Isso adicionará automaticamente uma chave estrangeira no banco de dados.
mvp
Aula 3 - mvp

Mapeando o relacionamento na marca

Também é possível estabelecer o relacionamento 1:N criando uma lista de objetos do tipo N na classe que representa o lado 1. Ou seja, criando uma lista de produtos na marca.
mvp
Aula 4 - mvp

Explicitando a chave estrangeira no produto

Para definir a obrigatoriedade no relacionamento e fazer com que todo produto esteja vinculado a uma marca é preciso explicitar a chave estrangeira por meio de uma propriedade na classe Produto, como veremos nesse vídeo.
mvp
Aula 5 - mvp

Inserindo produtos no banco

A inclusão de um novo produto no banco de dados se dará em três cenários possíveis: com uma marca ainda não cadastrada, com uma marca existente e sem marca. Veremos aqui como a aplicação se comporta nos três casos.
mvp
Aula 6 - mvp

Alterando a marca de um produto

Veremos agora como modificar a marca de um produto, apontando para outro registro já existente no banco de dados.
mvp
Aula 7 - mvp

Inserindo uma marca com vários produtos

Como veremos neste vídeo, também é possível inserir uma marca com uma coleção de produtos vinculados a ela e todos os registros serão gravados no banco na mesma operação.
mvp
Aula 8 - mvp

Listando a marca do produto

Ao carregar um produto do banco de dados veremos que automaticamente teremos acesso à sua marca. Isso é feito internamente pelo Entity Framework, que se encarrega de preencher a propriedade Marca.
mvp
Aula 9 - mvp

Listando os produtos da marca

Agora veremos como listar os produtos pertencentes a uma marca, acessando para isso a propriedade Produtos da classe Marca, que é preenchida automaticamente pelo Entity Framework.
mvp
Aula 10 - mvp

Excluindo uma marca

Por padrão, o Entity Framework efetua o delete em cascata, ou seja, ao remover uma marca excluímos também todos os produtos vinculados a ela. Neste vídeo analisaremos esse comportamento e veremos como desabilitá-lo.
mvp
Aula 11 - mvp

Mapeando um banco existente

Quando já temos um banco de dados criado podemos usar a abordagem Database First e mapeá-lo com o Entity Framework, refletindo nas classes as tabelas e relacionamentos existentes.
mvp

Autor do curso

Certificado Devmedia

Todos os nossos cursos oferecem certificado com carga horária. Eles são aceitos em todas as faculdades e orgãos públicos do Brasil. Assim que finalizar um curso já emita o seu.

Suporte ao aluno em tempo real

Todos os cursos possuem professores online para ajudar em qualquer dúvida que for necessária para o completo entendimento do curso.

Avaliação do curso

Como adquirir esse curso?

Acesse esse e todos os demais cursos devmedia sendo um assinante mvp

Benefícios MVP
  • Guias de referência
  • Suporte em tempo real
  • Assista o conteúdo offline
  • Emissão de certificado
  • #JOBS - Diversas vagas de emprego
  • Web-currículo
SEJA MVP
R$ 69,90 /mês
Assine agora e tenha acesso ao curso
15 anos de treinamento online
700 mil cadastros
170 mil fãs no facebook
100 mil certificados emitidos