De que se trata o artigo

Mostrar da teoria à prática os novos recursos que o Delphi XE oferece através de seu framework DataSnap, para se trabalhar com o Windows Azure, que ficou popularmente conhecido como o sistema operacional “na nuvem” da Microsoft. São demonstrados conceitos básicos, porém essenciais sobre o próprio Windows Azure, além de orientar sobre a preparação do ambiente de desenvolvimento local.

Para que serve

Permitir que projetos DataSnap tenham seu Servidor de Aplicações diretamente ligados aos serviços “na nuvem” do Windows Azure e, dessa forma, permitir que tais serviços sejam consumidos pelas diversas aplicações clientes que o projeto possa ter. Neste cenário, a aplicação já estará dando um passo à próxima geração de aplicações.

Em que situação o tema é útil

Para que se tenha uma ideia clara do que vem a ser o Windows Azure, dando margens para que o leitor possa refletir onde este poderá ser útil em seu contexto de desenvolvimento pessoal e profissional. Ao mesmo tempo, aprender como os novos componentes e classes presentes no Delphi XE, específicos para Windows Azure, podem ser utilizados em aplicações.

DataSnap e Windows Azure

Neste artigo é feita uma breve introdução ao Windows Azure, a plataforma de computação na nuvem da Microsoft, e os serviços por ela oferecidos. A seguir, são apresentados os novos componentes do Delphi XE para se trabalhar com contas na plataforma, além da nova unit DSAzure, que contém as classes responsáveis por fazer essa integração entre Delphi e Windows Azure. Também é mostrada a preparação do ambiente de desenvolvimento local, através do uso do SDK oficial do Windows Azure. Em seguida, uma aplicação DataSnap de exemplo, onde é contextualizado um esboço de uma situação real para o uso de uma tabela de dados “na nuvem”, sendo que para isso são utilizados os novos componentes e classes para Windows Azure do Delphi XE.

O termo Cloud Computing, ou Computação na Nuvem em português, pode ser resumido basicamente como um conjunto de serviços computacionais oferecidos e acessíveis pela Internet. Tais serviços podem ser contratados, de forma a serem pagos pelo seu uso. Para um melhor entendimento, podem ser citados dois exemplos clássicos que fazem parte do cotidiano da Internet: o serviço de e-mail oferecido através de uma conta pessoal e os serviços de hospedagem de sites.

Ainda no ano passado, com o lançamento do Delphi XE (ou Delphi 2011 para alguns), o produto veio recheado de novidades, assim como aconteceu em todas as suas versões anteriores. Entre essas novidades, o framework DataSnap trouxe o suporte ao desenvolvimento para computação na nuvem oferecendo interação com os serviços da plataforma Windows Azure da Microsoft. Em vista disso, o IDE ganhou um novo grupo de componentes, intitulado como Windows Azure, em sua Tool Palette, além de uma nova unit, DSAzure, também exclusiva para o tema. Neste artigo são apresentados de forma teórica e prática estes novos recursos, demonstrando toda a facilidade que o Delphi proporciona ao desenvolvedor, encapsulando os códigos da API do Windows Azure.

Nota do DevMan

API é uma abreviação de Application Programming Interface, que em português poderia ser traduzido como Interface de Programação de Aplicações. Caracteriza-se por ser um conjunto de rotinas, relativas a determinado programa (software), e que visam permitir que outros programas utilizem seus serviços sem que detalhes da implementação deles sejam conhecidos.

Ainda falando da parte prática, o primeiro passo é mostrar como configurar o ambiente local de desenvolvimento, para que ele reproduza de forma fiel o ambiente “na nuvem” oferecido pelo Windows Azure. Isto é obtido através de um recurso disponibilizado pelo próprio SDK do produto. Este cenário é ideal quando se está estudando o assunto, através de aplicações de testes neste novo contexto. Sendo assim, não é necessário adquirir algum plano efetivo (mesmo que de forma gratuita para avaliação) no Windows Azure. Com isso não existirá a preocupação com limites de quotas de tráfego ou períodos de tempo de uso dos serviços.

O que é o Windows Azure?

O Microsoft Windows Azure é uma plataforma de computação na nuvem que oferece serviços computacionais e de armazenamento de dados de forma escalar, com alto grau de segurança, através dos Data Centers da Microsoft, conforme pode ser visto na Figura 1. O termo “escalar” é utilizado devido ao fato de que no Windows Azure a capacidade de processamento pode ser aumentada conforme sua demanda. O custo a ser pago pelo serviço será proporcional ao que é utilizado. Fazendo uma analogia à vida real, é como se fosse uma conta de energia paga no final do mês, em que quanto mais se consome, maior é o seu valor da conta.

Figura 1. Plataforma Windows Azure

Nota do DevMan

Data Center (ou Centro de Dados) é uma estação localizada geograficamente, utilizada para abrigar sistemas e componentes associados, como por exemplo, os de armazenamento de dados. Dispõe de poderosos recursos de infraestrutura, tais como: fontes de alimentação e mecanismos de backups redundantes, dispositivos de segurança física e de controle do bem-estar do ambiente (ar condicionado, sistema anti-incêndio etc.).

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo