Delphi Configuration Manager

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (3)  (0)

Veja neste artigo de Everson Volaco, o Delphi Configuration Manager, utilitário para trabalhar com as personalidades do Delphi 2005. Acesso exclusivo para Assinantes.

 

Acredito que todos nós concordamos que para rodar o Delphi 2005 é preciso uma boa configuração de hardware; isto é, o Delphi 2005 exige bastante memória e processamento para que possamos utilizá-lo com uma performance razoável. Neste artigo conheceremos a ferramenta Delphi Configuration Manager. Atualmente na versão 2.0, o Delphi Configuration Manager é uma ferramenta gratuita que permite carregarmos dentro da IDE do Delphi apenas as funcionalidades que precisamos durante o desenvolvimento de nossa aplicação.

Através desta ferramenta podemos criar “configurações” para os Delphi 6, 7, 8 e 2005, além do C# Builder 1.0. Pesquisas realizadas revelaram que a maioria dos desenvolvedores que migraram para o Delphi 2005 continuam desenvolvendo aplicações em Win32. Bem, neste caso não haveria a necessidade de carregar todas as funcionalidades presentes no Delphi, como Delphi for DotNet  e C#, por exemplo.

Para possibilitar o carregamento de apenas parte das funcionalidades nós podemos utilizar o Delphi Configuration Manager.

Nota: Durante este artigo abordaremos as funcionalidades do Delphi Configuration Manager disponíveis para o Delphi 2005. 

Instalação

 Você pode fazer download do produto a partir do site http://www.alphalink.com.au/~jed/dcm.htm. 

Após realizar o download basta executar o arquivo “DelphiConfigManagerV2.exe” para iniciar a instalação do produto. O Delphi Configuration Manager possui um wizard de instalação bastante simples e fácil de ser seguido.

Após instalado o mesmo pode ser acessado a partir do atalho “Delphi Configuration Manager” disponível no menu Iniciar|Programas do Windows. O wizard de instalação cria também dois atalhos no desktop, “Delphi Configuration Manager” e “Configuration Launcher”. A ferramenta trás ainda um help bastante completo sobre todas as suas funcionalidades.

Criando "configurações" para o Delphi 2005

Para que possamos carregar apenas as funcionalidades do Delphi 2005 que precisamos para nossa aplicação nós devemos criar uma configuração no Delphi Configuration Manager. Para isto abra a ferramenta a partir do atalho “Delphi Configuration Manager” disponível no menu Iniciar|Programas|Delphi Configuration Manager.

A primeira configuração que criaremos será para carregar apenas as funcionalidades disponíveis para a plataforma Win32. Durante a criação desta configuração conheceremos as principais opções disponíveis na IDE do Delphi Configuration Manager. Para criar uma nova configuração clique na opção “File|Add Config” disponível no menu principal da ferramenta ou clique no botão “Add configuration”. Ao aparecer a janela “Add Configuration” entre com um nome qualquer para a configuração no campo Name.

Obs: O campo Name suporta apenas letras e números. Caracteres especiais e espaços não são permitidos neste campo.

Para este exemplo utilizaremos o nome “WIN32ONLY”. No campo Version são disponíveis as versões do Delphi instalados na máquina. Selecione “Delphi 2005”. Na seção “Base Configuration” aparecerá as opções disponíveis que podem ser carregadas dentro do Delphi 2005. É neste momento que definimos o que queremos carregar dentro da IDE do Delphi quando está configuração for selecionada. Selecione a opção “Win32 Only” e clique no botão OK para voltar a janela principal.

O Delphi Configuration Manager lista todos os pacotes disponíveis no Delphi 2005 marcando apenas aqueles que fazem parte do módulo Win32, conforme especificamos durante a criação da configuração (Veja a Figura 1).

 

Figura 1. IDE do Delphi Configuration Manager

Através do menu Edit nós podemos retirar mais algumas opções para nossa configuração, como a página Welcome, o suporte ao Together, a integração com o StarTeam, entre outras. Para remover a página welcome, por exemplo, basta selecionar a opção Edit|Remove Welcome Page. Repare que o pacote startpageide90.bpl é desmarcado da lista de pacotes a serem carregados. Terminada a configuração clique na opção “File|Save Config” ou clique no botão “Save configuration to registry” para salvar a nova configuração.

A IDE possui algumas opções bastante úteis como opções de busca (Edit|Find), cópia de uma configuração existente (Edit|Clone Config), importação e exportação de uma configuração (arquivo .reg), criação de um atalho da configuração no desktop (Config|Create Desktop Short Cut), entre outras. Para testar a configuração recém criada basta clicar na opção Config|Lauch Delphi disponível no menu principal ou selecionar o atalho “Configuration Launcher” disponível no menu do Iniciar|Programas|Delphi Configuration Manager para abrir a ferramenta “Configuration Launcher” responsável em carregar as configurações criadas com o Delphi Configuration Manager.

Ao abrir o Delphi 2005 repare que no menu File|New aparecem apenas as opções disponíveis para a plataforma Win32, como especificado em nossa configuração. Perceba que a página Welcome também não é carregada na IDE. A idéia principal do Delphi Configuration Manager, como comentado no início do artigo é diminuir o uso de recursos de hardware por parte do Delphi, visto que em sua versão 2005 o mesmo possui suporte a diversas tecnologias e plataformas que muitas vezes o desenvolvedor não utiliza dentro de seu projeto atual. Você pode criar quantas configurações quiser bastando apenas alterar a seção Base Configuration na tela Add Configuration selecionando as funcionalidades que deseja carregar em cada configuração (Veja a Figura 2).

 

Figura 2. Criando uma nova configuração

Você pode gerenciar as configurações existentes através da opção Tools|Manage Config. Para carregar uma configuração dentro da IDE utilize a opção File|Load Config a qual mostrará uma janela Load Configuration para que você possa realizar filtros, caso necessário, e selecionar a configuração que desejar abrir para visualização ou alteração.

O Delphi Configuration Manager permite ainda adicionarmos um plug-in de suas funcionalidades dentro do menu Tools do Delphi através da opção Tools|Install IDE Add In disponível no menu principal. Como comentado anteriormente, nós podemos utilizar a ferramenta “Configuration Launcher” a qual acompanha a instalação do Delphi Configuration Manager. Veja na Figura 3 o “Configuration Manager” em execução.

 

Figura 3. Selecionando a configuração a ser carregada

Nós podemos marcar uma configuração da lista como default para ser sempre carregada por padrão, ou ainda podemos criar um ícone de atalho em nosso desktop para cada configuração criada.

Nota: O Delphi 2006 recém lançado pela Borland já trás consigo ícones separados para cada tecnologia disponível dentro do Delphi, de forma parecida com o Delphi Configuration Manager.

Conclusões

Neste artigo conhecemos e aprendemos a utilizar o Delphi Configuration Manager, ferramenta gratuita a qual permite carregarmos apenas as funcionalidades que precisamos em nosso projeto Delphi. Você pode conseguir mais informações sobre o Delphi Configuration Manager através de seu arquivo de help. Um abraço e até a próxima.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?