De que se trata o artigo:

O artigo apresenta um resumo de funcionalidades, ferramentas e dicas de como otimizar o trabalho de codificação com as principais IDEs Java: NetBeans e Eclipse.


Para que serve:

Diminuir o trabalho com tarefas repetitivas, tornar o código mais limpo e claro, ajudar a encontrar e resolver problemas mais rapidamente, e possibilitar uma manutenção de código menos complicada.


Em que situação o tema é útil:

Como as IDEs são as principais ferramentas do programador, o conhecimento de técnicas de automação facilita a produção de código com mais clareza e qualidade, diminuindo o trabalho “braçal” e favorecendo a manutenção posterior.

Muitos usuários novos ou experientes têm dúvidas sobre como as IDEs podem ajudá-los a obter um código mais limpo, rápido e eficiente. Veremos na prática a utilização das diversas ferramentas que auxiliam o programador nesta tarefa. Muitos conhecem atalhos e completadores de códigos, mas os benefícios da utilização das IDEs vão muito além disso. Atualmente as principais IDEs do mercado, NetBeans e Eclipse, disponibilizam opções de debugging (depuração), refactoring (refatoração) e diversas outras funcionalidades como macros e ferramentas de resolução de problemas.

Conhecendo nossas opções

Na Edição 53 da Java Magazine o colega Osvaldo Pinali demonstrou no artigo Eclipse X NetBeans diversas características das versões do Eclipse Europa e NetBeans 6.0. Foram apresentados os principais conceitos e forma de trabalho de cada IDE, analisando desde a filosofia das empresas que as desenvolvem ao perfil do programador.

Em projetos de software, variáveis como tempo, custo e produtividade são cada vez mais importantes em um ramo tão competitivo como o nosso. Além disso, o programador não deve se esquecer da clareza e qualidade do código. Por esses motivos, torna-se necessária uma busca constante por novas técnicas e possibilidades para aumentar a produtividade no processo de codificação.

Este artigo, assim como o dele, não tem o intuito de definir qual é a melhor IDE, mas sim demonstrar através de diversos atributos qual IDE pode ser mais interessante ao programador. Para isso, utilizaremos como IDEs o Eclipse Helios e o NetBeans 6.9 (veja as Figuras 1 e 2). Mas independente de versão, os conceitos aqui demonstrados valem para as versões anteriores das duas IDEs.

Serão abordados temas como atalhos de teclado, auto-completar de código, debugging, utilização de macros e personalização. Mesmo sendo tópicos básicos, muitos usuários mais experientes também poderão usufruir de algumas dicas que podem ser bastante úteis no dia-dia do programador.

Figura 1. Tela inicial do NetBeans 6.9.

Figura 2. Tela inicial do Eclipse Helios.

Atalhos e auto-complete de código

Os atalhos e a função de auto-complemento de código são artifícios para construir declarações sem a necessidade de nos preocupar com a escrita integral da sentença ou a utilização do mouse. Dessa forma, a codificação torna-se mais rápida e ganhamos preciosos segundos evitando a criação (“no braço”) de algumas estruturas mais avançadas da linguagem.

NetBeans

Os atalhos no NetBeans podem ser encontrados no menu Ferramentas > Opções e clicando no ícone Mapa de teclas, como mostra a Figura 3.

Figura 3. Tela de mapa de caracteres.

É possível verificar quais são os atalhos utilizados e adicionar outros que desejar. Assim como, é possível escolher por atalhos de versões anteriores do NetBeans, como a 5.5, ou até mesmo do Eclipse. Alguns atalhos valem a pena serem destacados, como os de navegação. Ao selecionar o menu ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo