Gravando e Lendo imagens em DLL's

 

Primeiramente crie um novo arquivo de resources (*.res) no Image editor do Delphi (menu Tools|Image editor), nele que estará guardada a imagem. Crie um Bitmap e renomei-o para figura. salve o arquivo como imagem.res e feche o Image Editor. Crie uma DLL no Delphi, vá no menu (File|New|DLL). Salve a Dll no mesmo local do arquivo Res e mude o código fonte da DLL conforme o texto abaixo:

 

library icones;

 

{$R imagem.res}

 

begin

end.

 

Compile a DLL. Crie um novo projeto, no formulário coloque um objeto image e um button. No evento onclick do botão escreva o código abaixo:

 

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);

var

  fig: Thandle;

begin

  fig := Loadlibrary('figura.dll');

  try

    if fig <> 0 then

      image1.Picture.Bitmap.LoadFromResourceName(fig,'figura')

    else

      ShowMessage('DLL não encontrada');

  except

    Freelibrary(fig);

  end;

end;

 

Veja o programa sendo executado após o click no botão: