Estilo XP

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (5)  (1)

Deixe seus sistemas mais modernos neste artigo de Luciano Pimenta.

Deixe seus sistemas mais modernos

 

Desde o lançamento do Windows XP, o usuário em geral se acostumou com um novo “estilo” na aparência das janelas. Vários componentes auxiliam o desenvolvedor nessa tarefa, entre eles o TranspearXP que iremos mostrar nesse artigo.

Download e instalação

Faça o download do arquivo no endereço www.torry.net/vcl/packs/interfacelite/transpearxp.zip e descompacte num diretório a sua escolha, abra o arquivo Transpear_XP_D6.dpk no Delphi e instale o componente. Mesmo o arquivo sendo para o Delphi 6, ele foi instalado sem problemas no Delphi 7.

Recebi vários e-mails sobre o componente ExportQR, perguntando se o mesmo possuía uma versão para Delphi 5. Como o componente possui o código fonte incluso, basta criar um pacote no Delphi 5, adicionar os arquivos .pas e compilar o pacote. A mesma dica vale para o  TranspearXP, já que vem com o código fonte incluso.

Após a instalação será adicionada a paleta TranspearXP no Delphi (veja Figura 1).

 

Figura 1. Paleta instalada no Delphi

Com os componentes podemos criar nossos sistemas com o estilo XP.

Não esqueça de adicionar a pasta que foi descompactado o componente no Library path do Delphi (Tools>Environment Options|Library|Library path).

Conhecendo os componentes

tfXPEdit: componente para inserção de texto, com a propriedade Colors para modificar a cor de fundo (BackHiColor), cor da borda (BorderColor) e cor do fundo dd componente, quando este esta sem o foco do ponteiro do mouse (BackColor).tfXPTreeView: componente

TreeView  com o visual mais incrementado (veja Figura 2).

 

Figura 2. Componente fXPTreeView

tfXPMainMenu: um MainMenu com a propriedade BarColors para alterar a cor da fonte, borda, fundo do ícone, fundo do menu, entre outras, bem como a propriedade XP_Border, onde você altere para mostrar ou não uma borda no menu (veja Figura 3).

 

Figura 3. Configuração da borda do componente tfXPMainMenu

Nota: Ocorreram alguns bugs com o componente tfXPMainMenu durante os testes. Portanto tenha certeza se deseja utilizar o componente.

 

tfXPMenuBar: uma mistura de Toolbar com MainMenu. Você precisa indicar um MainMenu para o componente (propriedade Menu, ele aceita somente o componente tfXPMainMenu) e será criado os botões necessários de acordo com os itens inseridos no MainMenu (veja Figura 4).

 

Figura 4. Componente tfXPMenuBar

tfXPForm: formulário com o estilo padrão do Windows XP. Existem dois títulos no formulário que podem ser editados (propriedade TitleCaption e BottomTitleCaption), além da cor de fundo (Color) e se a barra inferior será exibida (BottomBarEnable). O uso adequando para esse componente é em formulários Splash, já que o mesmo não mostra os botões de minimizar, maximizar e fechar o formulário (veja Figura 5).

 

Figura 5. Formulário estilo padrão do XP

tfXPButton: botão com a propriedade Colors para alterar as cores, como no componente tfXPEdit, além de uma propriedade Images para setar um ImageList, você também pode adicionar ícones no botão através da propriedade Glyph, sendo se foram adicionados dois ícones, a “prioridade” fica com o indicado na propriedade ImageIndex.

Possui também uma propriedade para a orientação do ícone no botão (GlyphLayout), e também uma propriedade bem interessante, que indica a distância entre o ícone e o texto do botão (GlyphTextGap) (veja Figura 6).

 

Figura 6. Botão que altera a distância entre o ícone e o texto

Você também pode alterar o efeito sombreado que o ícone fica em relação ao botão, aumentando o valor da propriedade ShadowSize.

XPMenu: componente que adiciona o estilo XP em qualquer componente MainMenu ou PopupMenu colocado no formulário, bastando alterar a propriedade Active para True. Outras configurações bem interessantes são FlatMenu e Gradient, as duas do tipo Boolean. Além é claro das propriedades que alteram as cores do menu. Existe também a propriedade IconWidth que seta o tamanho do ícone que estará no menu.

tfXPPopupMenu: componente PopupMenu com as propriedades semelhantes ao tfXPMainMenu.

tfXPDriveMenu: esse componente é bem interessante pois ele mapea as unidades da máquina e adiciona como itens do PopupMenu (veja Figura 7).

 

Figura 7. Componente tfXPDriveMenu que mapea as unidades da maquina

Ao clicar na unidade será aberta uma janela com as pastas dessa unidade.

Conclusões

Vimos nesse artigo alguns componentes bem interessantes que podem alterar o layout de seus sistemas, deixando um visual mais “moderno”, pois não depende do sistema operacional, ou seja, se o aplicativo estiver rodando num sistema Windows 95/98, o resultado visual será o mesmo.

 

 

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Ficou com alguma dúvida?