Atenção: esse artigo tem dois vídeos complementares.
Clique e assista o primeiro!

Clique e assista o segundo!

Do que trata o artigo

O artigo trata de ilustrar maneiras de tornar seu código-fonte, que muitas vezes pode estar ilegível, em um código-fonte formatado, totalmente customizado ao seu gosto, permitindo o controle total e facilidade na leitura, entendimento e é claro manutenção do mesmo.

Para que serve

Mostrar funcionalidades de aplicativos externos, ferramentas Open Source que podem auxiliar na adequação do seu código-fonte a maneira que mais lhe agrade, proporcionando padronização e facilidade de correção. Ao longo do artigo, conheceremos o Jedi Code Formater que nos proporciona este efeito e conheceremos também o utilitário de formatação de código embutido na nova versão do Delphi 2010.

Em que situação o tema é útil

Em casos onde é necessário dar manutenção em códigos-fonte complexos e que já passaram por diversas mãos de diferentes desenvolvedores, considerando que cada um possui uma maneira de programar (endentar código, posicionamento dos blocos begin end, espaçamento entre outras particularidades), permite que se tenha uma padronização de código.

Resumo do DevMan

Conforme a dimensão de um software e seu ciclo de vida (considerando o tempo de desenvolvimento gasto até o produto atual) é provável que seu código-fonte passe pelas mãos de diversos desenvolvedores dos mais variados tipos. Embora tenhamos padrões de endentação de código, nem sempre estes são seguidos à risca, afinal, não existem “regras” para isso. Porém, conforme este crescimento esta falta de padronização pode vir a se tornar um problema, dificultando a manutenção, e consequentemente fazendo com que percamos tempo de desenvolvimento. Neste artigo iremos conhecer soluções que nos mostrem como contornar este problema de forma simples.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo