Array
(
)

A tristeza de um desenvolvedor....

Rafael Heise
   - 12 mai 2003

Pessoal, estou aqui novamente mandando mensagem que não tem a ver com o fórum por um motivo bem simples ! A realidade em que nos encontramos. Desenvolvo aplicativos em Delphi a cerca de 2 anos, e aprendi, em primeiro lugar, a procurar no help, depois em sites, e em ultima instância, procurar outros desenvolvedores (no caso um fórum).
Sei que as vezes, a preguiça nos toma conta, ou a falicidade com que os fóruns nos trazem faz com que fechemos os olhos para tal questão, mas acho que TODOS NÓS deveríamos ter um pouco mais de consideração e levar mais a sério o objetivo do fórum. Sei que a praticidade é grande, mas temos que considerar, que o número de mensagens do fórum é bem grande, e posso afirmar com certeza, que, esse número poderia ser muito mas muito menor mesmo, se tívessemos a vontade de aprender por sí próprio, buscando em sites, no próprio help, e inclusive buscando nos fontes que temos disponível (a bioblioteca VCL do delphi por exemplo). Se começarmos a considerar isso, estaremos nos ajudando em primeiro lugar, pois quem procura sozinho, com certeza aprenderá mais e também ajudará o fórum, pois ele terá perguntas importantes, dúvidas que só podem ser sanadas com a experiência de outras pessoas, pois com certeza, existem coisas que não são encontradas na internet, nem no help. Sei que isso existe.. não nego... mas acho se realmente usarmos o bom senso, estaremos nos ajudando muito mais. Pessoal, vamos observar melhor nossas mensagens, procurar ser auto didata, e antes de postar uma mensagem, procurar nas mensagens já existentes se não existe o que queremos, e fa
é isso ai .... estou apenas dando a minha opinião .. e todos possam refletir um pouco sobre isso .....
abraços a todos... :!: :?:


Aroldo Zanela
   - 12 mai 2003

Colega,

Alguns problemas que às vezes pode nos parecer simples, pode estar dificultando o trabalho e a vida de quem perguntou. Em alguns casos, a pessoa pode estar tão comprometida com outros aspectos do problema que não consegue ´enxergar´ o óbvio.

Acredito que um fórum deve ser o ponto de encontro de profissionais que estejam dispostos a colaborar indistintamente, sem julgar se o colega é menos experiente, se é preguiçoso, se é do sexo oposto, se possui um QI mais baixo, enfim, o importante é cooperar mutuamente.

Concordo que se os tópicos fossem colocados mais condizentes com o conteúdo poderiam facilitar a vida de quem pergunta e de quem está procurando ajudar, bem como, existe um mecanismo de pesquisa relativamente bom aqui no fórum, mas muitas vezes, a pessoa não tem idéia de como encontrar algo relativo ao seu problema.

Vamos dar as mãos, caminhar juntos, e quem sabe, participar positivamente na vida dos nossos colegas.


Rafael Heise
   - 12 mai 2003

Olha ... nunca me neguei a ajudar ninguém ...
mas vir com perguntas do tipo ...
´quem conseguir fazer uma cartela de bingo é fera´,
´não sei nem começar um relatório, alguém pode me ajudar ?´,
´não sei fazer um cadastro de clientes, quem sabe ?´,
´não sei como começar uma sistema de controle de pagamentos.. como começo?´, acho que são perguntas que se você se diz desenvolvedor, você vai correr atrás, e não jogar num fórum esperando que alguém lhe mande por email um projeto pronto. Acho que isso são atitudes de pessoas que não querem pensar. Não estou dizendo que sou o bom, não me considero isso .. mas posso dizer que sou uma pessoa que sempre corri atrás do que precisei, e valorizo o meu conhecimento de tal forma que se alguém vier me pedir um projeto que eu já fiz, eu nego pelo seguinte fato : ´não quero que a pessoa se acostume a não pensar.´ apenas por isso .. pois aqueles que começam copiando as coisas, não aprendem nunca e se tornam sempre dependes dos outros.....
então .. o que eu quero, não é julgar ninguém, nem menosprezar ninguém, e muito menos negar ajuda.. quero apenas que os ´desenvolvedores´ aprendam a correr atrás do que querem .. ou você que alguém assim tem algum futuro ?? Se observarem, quem mexe com computação gráfica faz isso .. e por que nós não fazemos também ?!?! Quem viu a reportagem do Toy Story, viu que os caras que desenharam simulavam os mesmos movimentos dos bonecos para fazer as imagens... e eles são desenvolvedores como nós, apenas mudaram a ferramenta e o que desenvolvem. Nós desenvolvemos softwares, eles animações. Mas para os dois casos, é preciso empenho e vontade de aprender. Sem isso ... seremos eternamente dependende do trabalho dos outros.... ou alguém não concorda com isso ???


Rosivaldo
   - 12 mai 2003

Concordo plenamente...

Tudo bem que um fórum é para a troca de conhecimentos, a TROCA, e não conhecimento dado. Se o cara não é capaz de pesquisar na ajuda, na net ou qualquer coisa do tipo... ele tá muito enganado de pensar que vai ser um bom profissional.

Eu acho que deveria partir dos moderadores a ação de criar uma seção para iniciantes, entendam dúvidas básicas, não tenho problema algum em negar ajuda, aliás, nunca neguei nos fórums e mail-lists que participo, mas acho que devemos ter um pouco de coragem para pesquisar um pouco. Como o colega disse, a preguiça as vezes bate a porta, isso acontece com todos.

ps.: Tentem as 800 dicas de delphi... tem muita ajuda de nível iniciante. Não custa nada... http://www.lloydsoft.hpg.ig.com.br/arquivos/dtdelphi26.zip


Paulo
   - 12 mai 2003

Já tive problema aqui neste forum sobre este tipo de indagação e espero q isto não aconteça mais. Tudo porque eu sou da opinião q todos têm o direito de perguntar, implorar, pedir e etc.., como também têm o direito de responder ou não, dar ou não, opinar ou não, afinal o país é livre. Concordo plenamente com o Zanela e discordo totalmente do Rosivaldo. Essa história de iniciante, não existe, pois posso ter experiência de 5 anos e derrepente me ver ante um problema q em duas semanas eu não consigo resolver e outros vêm e respondem em 5 minutos, tudo é relativo, depende de um montão de variáveis q nos cercam e é isto que torna a vida mais gostosa, as diferenças. Deixa os outros perguntar, pedir, fazer o q quiser. Cabe a outros ler, analisar e decidir se responde ou não. É tudo.


Rafael Heise
   - 12 mai 2003

Bom .. eu não fui contra perguntas, nem contra algo ...
eu quis dizer simplesmente, que existem perguntas que podem ser sanadas com uma simples (e muito simples por sinal) olhada no help ou em algum site, e que por simples preguiça, vem com essas coisas, que poderia estar sendo ocupada por perguntas mais inteligentes. Não discordo que existem pessoas com nível de conhecimento mais alto e mais baixo, nem discordo com questões de se bater por 2 semanas e em 5 minutos poder ter a resposta. Mas dai sim, foi com certeza uma pergunta que era realmente dicidil. Agora me responda Paulo, já que é a favor de todas as perguntas, qual a intensão da pergunta: ´Não sei como começar a fazer um relatório, alguém pode me ajudar?´ , ou ´Socorro, estou desesperado, caso de vida ou morte´, ou ainda ´Bingo - para feras´, onde o conteúdo da mensagem é explicidadamente, que a pessoa queira que alguém de ´bom coração´ mande os fontes para ela, sem a necessidade do verdadeiro aprendizado. É disso que eu sou contra. E acho que, depois da enquete lançada no fórum, continua a mesma coisa sem controle algum. Se essas perguntas fossem simplesmente excluídas, não haveria mais coisas desse tipo. Que alguém pergunte coisas básica... tudo bem ... aceito.. mas querer que alguém mande os fontes pronto para fazer um simples control+v control+c, dai é querer demais da minha paciência..... é dificil pra mim , que aprendeu a buscar o que precisa, ver que as pessoas não podem apertar o F1 na dificuldade, ou que não podem pesquisar na internet por não ter conhecimento do assunto. E falo isso por experiência, po
talvez agora eu tenha sido claro no meu ponto de vista....

abraços...


Rafael Heise
   - 12 mai 2003

is uma vez tive que fazer um módulo de Tarifação Telefônica, e tive que correr atrás do assunto, buscando informaçõs na anatel, nas operadoras e onde mais eu pudesse encontrar informação sobre a tarifação. Fiz diversas ligações e falei com muitas pessoas, que muitas vezes não conseguiam me explicar o que eu realmente queria. Foi fácil ? claro que não... Perdi um bom tempo fazendo isso .. .mas me valeu pelo seguinte motivo: Tempo ou Dinheiro algum valem o conhecimento que eu adquiri sobre Tarifação Telefônica. Se algum dia precisar de algo do gênero, com certeza será bem mais fácil para mim , e se surgir alguém que tenha dúvida, estarei pronto para ajudar.... mas não seria capaz de entregar de mão beijada todo o trabalho que eu tive, não por não querer ajudar, mas por querer que a outra pessoa possa aprender da mesma maneira que eu aprendi, e dar valor ao que ela aprender, e não esquecer do que aprender, por que com certeza, ele esquecerá em pouquíssimo tempo se eu simplesmente entregar pra essa pessoa, e ela não correr atrás... Não quero que ninfuém passe a dificuldade que eu passei para encontrar as coisas, quero apenas que aprendam a procurar as coisas, pois como diz o ditado, ´não pode dar o peixe, tem que ensinar a pescar´ .....

4_olho
   - 12 mai 2003

Estou com o Zerneo !

Tem dias que é ´dose´ ler as perguntas do Fórum. Me pergunto o que certas pessoas estão fazendo na área. Nem sei como conseguiram iniciativa de escrever. Sem contar com o linguajar. Às vezes é necessário um dicionário. Outras vezes nem sabe colocar a pergunta. Como um sujeito desse pode desenvolver um raciocínio para criar alguma coisa.

Por quê me escondo atrás de um ´apelido´. Há muito tempo, neste mesmo Fórum, em sua forma antiga, ao responder uma questão, fui xingado e me senti tão ofendido que fiquei sem visualizar o Fórum por um bom tempo, mas ... bobo como sou, resolvi ajudar novamente outras pessoa bem intencionadas, mas sem experiência.

Desculpem o desabafo.


Aroldo Zanela
   - 12 mai 2003

Pessoal,

Para não deixar dúvidas quanto ao meu ´ponto de vista´, gostaria de lembrar que no dia 17/03/2003 eu postei a seguinte mensagem:

http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=5762

A referida mensagem é indicada no tópico ´Regras de conduta´.

Portanto, gostaria de ratificar minha posição e mais uma vez esclarecer que concordo com algumas das opiniões aqui manifestadas, mas o que eu não quero é julgar ninguem baseado num tópico mal formulado no fórum, bem como, a regulamentação das atitudes que cabem ao moderador já foram elegidas pelo pessoal daqui.


Kroki
   - 13 mai 2003

Zerneo,Perguntas ´estranhas´é um modo de liberdade de expressão.
hoje em dia as pessoas entram num forum como esse para não tentar ´reinventar a roda´,por isso é normal achar que são peguntas de ´preguiçosos´,mas a maioria não é.
Tem horas que parece ser perguntas repetidas,mas esse forum tem tantas perguntas que se voce deixar de verificar por um dia,sua pergunta ja foi para a página 2,3 etc..
Forum é um lugar de duvidas e debate e não de julgamento ou ´avaliação´por ninguem,a menos que se esteja cometendo abusos.


Cruz
   - 13 mai 2003

Alguém sabe como devo fazer para colocar um Label no Form...


Aroldo Zanela
   - 13 mai 2003


Citação:
Alguém sabe como devo fazer para colocar um Label no Form...

Com ou sem o uso do mouse?


Marcelo.c
   - 13 mai 2003

Não discordo totalmente do Zerneo, mas acho que o Zanela está certo e acrescento:

Utilizar o Help é mais difícil pra quem não sabe inglês.
Muitos nem sabem que existe a possibilidade de pesquisar tópicos anteriores.
Pra quem tem conexão discada é um tormento procurar na Web.


Marcelo.c
   - 13 mai 2003


Citação:


ps.: Tentem as 800 dicas de delphi... tem muita ajuda de nível iniciante. Não custa nada... http://www.lloydsoft.hpg.ig.com.br/arquivos/dtdelphi26.zip


Também existe o Deephi (isso mesmo, é com dois E e sem L) que possui mais de 1500 dicas:

www.deephi.rg3.net/


Cyber Dark
   - 14 mai 2003

Concordo que o pessoal tenha duvidas ... mas... sejamos mais objetivos nas perguntas... tipo um exemplo que acho o cumulo
´Duvido você fazer isto´
´Me ajudem por favor´
´Meu emprego depende disto´
´Como faz?´

Assim se o cara esta com pouco tempo ou nao muito disposto a responder nem vai clicar para ver o topico....

Se for mais objetivo certamente terá mais resultados independende da dúvida!!


Wbb
   - 27 ago 2003

Gostaria de acrescentar algo mais:

Tristeza mesmo é quando publicamos uma dúvida muito bem escrita, muito bem elaborada, com atenção a todos os detalhes para que as pessoas que a acessem entendam perfeitamente o que estamos perguntando, e vem um destes usuários dizendo: ´Bom Cara! Isso que você quer exatamente eu não sei. Mas dá para fazer algo parecido............´, ou então respondem ´Então Cara! Tente procurar no endereço www.xxx.com´, e você que está precisando muito obter resposta para seu problema, tenta acessar o endereço que o ´indivíduo´ lhe passou e... Adivinha?!?! É uma página com ´zilhões´ de itens que, em um deles, supostamente está a resposta que o ´indivíduo´ IMAGINA que possa resolver o seu problema. Outro grande problema é quando publicam uma resposta copiada de outro lugar, sem nem ao menos tentar testar para saber se funciona, e a resposta é copiada e passada adiante errada. É o cúmulo da incompetência. É MUITO TRISTE!!!! O pior é que, uma vez postada uma resposta, sua dúvida sai da lista de ´Mensagens sem resposta´ e, um outro usuário qualquer que possivelmente responderia corretamente sua questão, nem chegará a vê-la. São estes ´indivíduos´ os mesmo que publicam mensagem do tipo ´Duvido você fazer isto´, ´Me ajudem por favor´, ´Meu emprego depende disto´, ´Como faz?´, etc.


Só para complementar, concordo em partes tanto com o que o caro colega ´zerneo´ tem dito, quanto com o que disse o colega ´Aroldo Zanela´. É realmente um saco este tipo de texto, que como disseram antes também é pessimamente escrito muitas vezes, para piorar ainda mais as coisas. Os usuários podem e devem postar toda e qualquer dúvida. Porém, que tenham um mínimo de bom senso ao escrever e ao perguntar, pois não deve ser tarefa dos moderadores ficar dando puxão de orelhas no ´maus´ usuários, mas sim ajudá-los. Quanto ao modo de escrever destes ´maus´ usuários, pede-se apenas que não escrevam estas bobagens já citadas. Quanto a perguntar, não há problema algum em um usuário não saber como se declara uma variável (por exemplo). Porém, ao perguntar como declarar uma variável, que pergunte com o mínimo de coerência.

Por exemplo:
Título do tópico: Como declarar variáveis?
Texto do corpo do Tópico: Oi, sou iniciante e não sei como declarar uma variável. Alguém pode me auxiliar?

Pronto! É o suficiente, claro, objetivo e não irrita ninguém.

É isso.
Perguntar não ofende e é direito de todos como disse o ´Aroldo Zanela´, mas por favor preste atenção apenas ao formular a pergunta, como disse o ´zerneo´.

Valeu!

________________________
wbb
´Você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira impressão´


Mmtoor
   - 27 ago 2003

Prezado colega.
Nós programadores não enchemos o forum de perguntas idiotas, se foi isso que quis colocar.
O derramamento de mensagens que o forum recebe geralmente são de programadores novatos, tipo assim, com menos de 4 a 6 anos de experiência na área, pois estão sempre se esbarrando em problemas que são muito fáceis de serem resolvidos.
Para nós, programadores a pelo menos 20 anos, ajudar os tais é um trabalho recompensável, pois estamos contribuindo para o futuro da informática.
Não ganhamos nada para isso. Responder o forum com seriedade é um prazer louvável e também uma distração para quem fica pelo memos 6 horas por dias analisando e desenvolvendo sistemas.
Sem mais;
MMTOOR2003


Bacalhau
   - 28 ago 2003

O que é um form? :lol:


Bacalhau
   - 28 ago 2003

Esta questão das respostas inteligentes (ou não) deixa-me com os cabelos em pé.

Estimado zerneo, cá vai uma pergunta inteligente para ti: como se simula a relatividade restrita de Einstein, numa aplicação em Delphi 7? Já nem falo da relatividade geral, para não irmos por matemática super-avançada.

Caro colega, por acaso até sei a resposta a esta pergunta, mas não a considero mais ´inteligente´ do que perguntar-lhe ´devo utilizar um variável local ou global?´

O colega pode exercer uma forma de censura ao tipo de perguntas que detesta: não as abra!

Se eu tivesse tido um forum deste no meu inicio do Delphi, tinha poupado imensa noites em branco.


Wbb
   - 28 ago 2003

Concordo. Foi exatamente o que eu quis dizer bacalhau. Só não quis ´chutar tanto o balde´, hehehe...

Claro que mantenho a ressalva, não sobre expor uma dúvida simples, mas sobre uma pergunta ´mal formulada´ intencionalmente, ou com segundas intenções, assim como as respostas do mesmo tipo. Aquilo tudo que já disse antes...

wbb


Barcelos
   - 28 ago 2003

Eu só tenho algumas questões a apresentar,

Se você não tem dúvidas, porque participar de um fórum??? Se você sabe tudo, porque entrou aqui???

Acredito que TODO e qualquer conhecimento deva ser compartilhado, e é para isto que serve um fórum.

Quanto à forma de se expressar, é fato que nem todos tem a mesma facilidade, e, dependendo da situação, qualquer um pode ficar desesperado e usar mensagens apelativas do tipo ´SOCORRO, VOU SER DEMITIDO´,e etc...

Cabe a você, que tem um pouco mais de experiência, ajudar, para um dia, poder ser retribuído, por alguém com mais experiência ainda.

Não sei muito de muita coisa, mas do pouco que sei, todos, podem ficar à vontade; terei o maior prazer em ajudar.

Barcelos
osbarcelos@hotmail.com