AJUDA COM PSEUDOCODIGO

25/08/2023

0

Gente alguém pode me ajudar nesse pseudocódigo? Quero que ele calcule um potencias(por exemplo 2^3 = 8), mas ao inves disso ele está multiplicando um número pelo outro, segue o código abaixo:

Var
base, expoente: inteiro
potencia: real
resultado: real

Inicio
ESCREVA ("Digite a base: ")
LEIA (base)

SE base <= 0 ENTAO
ESCREVA ("A base deve ser um número inteiro e positivo")
SENAO
ESCREVA ("Digite o expoente: ")
LEIA (expoente)

SE expoente <= 0 ENTAO
ESCREVA ("O expoente deve ser um número inteiro e positivo")
SENAO
resultado <- base * expoente
ESCREVA("O resultado da multiplicação ", base, " * ", expoente, " é: ", resultado)
fimse

Fimalgoritmo
Brena

Brena

Responder

Post mais votado

26/08/2023

Gente alguém pode me ajudar nesse pseudocódigo? Quero que ele calcule um potencias(por exemplo 2^3 = 8), mas ao inves disso ele está multiplicando um número pelo outro, segue o código abaixo:

Var
base, expoente: inteiro
potencia: real
resultado: real

Inicio
ESCREVA ("Digite a base: ")
LEIA (base)

SE base <= 0 ENTAO
ESCREVA ("A base deve ser um número inteiro e positivo")
SENAO
ESCREVA ("Digite o expoente: ")
LEIA (expoente)

SE expoente <= 0 ENTAO
ESCREVA ("O expoente deve ser um número inteiro e positivo")
SENAO
resultado <- base * expoente
ESCREVA("O resultado da multiplicação ", base, " * ", expoente, " é: ", resultado)
fimse

Fimalgoritmo


Pelo que entendi você quer que o pseudocódigo execute a potência e não a multiplicação, certo?(Pelo código, o programa tá multiplcando a base pelo expoente, e não repetindo a base "n" vezes).

Se por para repetir N vezes, a variável resultado deve receber o seguinte cálculo: resultado <- base^expoente. Deve-se trocar o sinal de multiplicação * pelo sinal de expoente ^
2*3 = 6
2^3= 8

Carlos Barbosa

Carlos Barbosa
Responder

Mais Posts

28/08/2023

Arthur Heinrich

Eu me recuso a acreditar que o objetivo seja só chamar a função de potenciação. É possível que o objetivo seja você implementar a rotina que calcule a potência, utilizando um loop:

...
resultado <- 1
para i de 1 a expoente faça:
  resultado <= resultado * base
ESCREVA("O resultado da potência ", base, " elevado a ", expoente, " é: ", resultado)

Responder

28/08/2023

Alexandre Oliveira

É isso ai Carlos Barbosa!
resultado <- base ^ expoente
ESCREVA("O resultado da multiplicação ", base, " ^ ", expoente, " é: ", resultado)
fimse

Trocar o * por ^.
Brenda Parabéns!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar