ajuda Fast report

15/12/2005

0

Pessoal

estou precisando de uma apostila ou tutorial do fast report

até hj eu so tinha mexido com quick report ..mas agora preciso de um melhor!!
Eu dei uma olhada no fast e ele parece ser muito bom...so que eu não estou conseguindo fazer ele interagir com o delphi..

ex: eu quero q a minha aplicação consiga enxergar os componentes que estão dentro do fast e vice -versa (Scripts)

grato

Henry


Henrytpc

Henrytpc

Responder

Posts

16/12/2005

Elixandre

Bem caro amigo estou usando o fast a mais menos 6 meses e ñ me arrenpedi em chutar o quickreport (mesmo assim ainda gosto dele), mas o fast é espetacular , mas temos que tentar colocar algumas diferenças para trabalhar com ele .

o acesso feito nele é de maneira referencial assim como é feito rave.

exemplo : (acessar o memo no fast que no quick seria com com um TQrLabel), usaria algo assim antes de dá um preview ou um print no fastreport

var
Memo1 : TfrxMemoView;
begin
inherited;
Memo1 := D_Modulo.frxReport.FindObject(´LB_EMP´) as TfrxMemoView;
Memo1.Text := D_Modulo.ALoginGeral.NME_LOJA;
Memo1 := D_Modulo.frxReport.FindObject(´MEMO1´) as TfrxMemoView;
Memo1.Text := ´Tabela de Preço - (´+ TP_Tabela.Items[TP_Tabela.ItemIndex]+´)´;


end;

assim como as funções o fast dentro do seu editor tem uma ambiente parecido como o editor do delphi usando nele o mesmo delphi pascal que usamos mas temos perceber que nem todas as funcões estão lá , mas mesmo assim tem uma boa parte das mais usadas no delphi , mas se ñ existir vc pode criar em unit qualquer e registar para acessar dentro de editor da fast . Usando o evento OnUserFunction do FrxReport , exemplo :

function TD_Modulo.frxReportUserFunction(const MethodName: String;
var Params: Variant): Variant;
begin
if (AnsiCompareText(MethodName,´MediaPrazo´)=0) then
begin
Result := MediaPrazo(Params[0],´-´);
end;

if (AnsiCompareText(MethodName,´IsImpar´)=0) then
begin
Result := IsImpar(Params[0]);
end;

if (AnsiCompareText(MethodName,´GetEmpresa´)=0) then
begin
Result := GetEmpresa;
end;
if (AnsiCompareText(MethodName,´GetUser´)=0) then
begin
Result := GetUser;
end;

end;

resumido , o fast é fantastico , mas temos que usar determinado esquemas para ultilizar ou simular a integração que quickreport tem com o editor do delphi .

Qualquer duvida entre em contato no forum


Responder

16/12/2005

Henrytpc

Elixandre


vc saberia me dizer se é possivel importar um grafico do excel para dentro do fast report... tb estou precisando disso

Grato

Henry


Responder

16/12/2005

Elixandre

caro amigo assim como o quickreport o fastreport tem o seu componente de gráfico basta colocar junto com o componente de relatório (´que no meu caso coloco em um módulo ´) que quando vc abrir o editor do fast ele disponibiliza o componente de gráfico , no help do fast tem exemplo de como acessa-lo de fora como mostrei anteriormente como memo do fast e como alimenta-lo , se ñ for isto que precisa vc poderia ser mais especifico , ok ? quando tiver dúvidas estamos aí ! ah e ñ esqueça veja os arquivos em pdf que vem com ele que é bem explicado ;-)


Responder

19/12/2005

Henrytpc

Elixandre

Eu não entendi direito essa parte de mandar funcões de uma unit para dentro do fast.

Se não for incomodar vc poderia repetir a explicação

Grato

Henry


Responder

21/12/2005

Elixandre

então vamos , deixa ver se sou mais claro...

o componente principal do fast é ´FrxReport´ como vc sabe , na parte de eventos ele possui o evento ´UserFunction´ que é disparada toda vez que vc faz a ultilização de alguma função dentro do editor de relatório do fast, ok ?
bem então o que acontece , toda vez que vc usa uma função o fast verifica se existe na sua biblioteca interna , caso ñ existe ele dispara o evento ...

um exemplo dentro do evento do componente do fast , (no meu sistema o componente de relatorio esta dentro de um tmodulo) que toda vez vou chamar um relatório uso este componente , já vi caso que as pessoas quando vão usar um fast colocam um componente deste pra cada relatório em quanto é mais organizado passar a informação em tempo de execução qual relatório o componente vai abri ... bem voltando ao assunto da função ...

function TD_Modulo.frxReportUserFunction(const MethodName: String;
var Params: Variant): Variant;
begin
if (AnsiCompareText(MethodName,´MediaPrazo´)=0) then
begin
Result := MediaPrazo(Params[0],´-´);
end;


1º. ´MediaPrazo´ foi a função que criei que quero acessar de dentro do editor do fast.

2º. quando uso ´AnsiCompareText(MethodName,´MediaPrazo´)=0´ estou vallidado qual foi a função que disparou o evento e se for o mesmo nome executa o que vem apos da validação.

3º quando uso , ´Result := MediaPrazo(Params[0],´-´); ´ estou chamando a função que será retorna dentro editor , ´result´ é variant .

se vc percebeu o parametro do evento Params é Variant, então ele também poderá ser um vetor ... então pra cada parametro da sua função ela vai corresponder a um vetor ...

exemplo :

parametro 1 = Params[0]
parametro 2 = Params[1]
parametro 3 = Params[2]
etc ...

então minha função MediaPrazo poderia ter sido feita com mais parametros então sua chamada poderia ter sido feita assim :

MediaPrazo(Params[0],Params[1],Params[2],Params[3],´-´)

então cada params seria uma valor vindo da fonte de dados do relatório , então basicamente o relatório pede o resultado usando a função e passado os dados do relatório retornando com o resultado da função ....


bom , ñ sei se fui mais claro , quqlquer coisa manda outro tópico com sua dúvida


Responder

29/12/2005

Henrytpc

Elixandre

Desculpa te encher o saco denovo mas agora me encontro com a seguite duvida

estou precisando montar um grafico no formato pizza onde para cada ponto é mudada a cor
Notei que existe uma propriedade que faz isso (ColorEathPoint) mas as cores apresentadas não deixam o grafico com uma aparencia legal, eu gostaria de estar trabalhando com outras cores

vc sabe me dizer se isso é possivel


se eu não fui muito claro na minha pergunta... me fale que tentarei reformula la

Grato

Henry


Responder

30/12/2005

Elixandre

O componente em forma de pizza no fastreport tem um monte de configuração assim como seu correspondente no delphi , mas claro que tem um limite , ñ entendi bem a sua pergunta anterior , mas acho que deve ser algo que passei , bom uso aversão tchart pro 7.04 e nele temos personalidades para os graficos apresentados por exemplo estilos : excel, office , web ... que são visualmente bem mais estilosolos , no fast podemos pegar a parencia do tchart e passa-lo para o relatório do fast , ñ sei se é isto que vc quer se for mande um resposta que mando um exemplo pelo forum !


Responder

03/01/2006

Henrytpc

Elixandre

É isso que eu estou querendo...preciso montar graficos mais estilosos que os disponiveis no fast

se vc puder me mandar um exemplo eu agradeço

Grato

Henry


Responder

04/01/2006

Henrytpc

...


Responder

06/01/2006

Henrytpc

..


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar