Analfabetismo ou Preguiça ?

17/11/2003

0

Existiam momentos em que tinha vontade de não ler as mensagens postadas no fórum Delphi, tamanha a ´dificulidade´ em entender alguns textos (sem parágrafos, pontuação, ´virgulação´, concordância gramatical, etc...) e me perguntava se isso se devia à preguiça ou até mesmo falta de estudo...

...até ver essa pesquisa abaixo e perceber que eu é que estava errado:

De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.


Elitonon

Elitonon

Responder

Posts

09/12/2003

Afarias

|Contudo brasileiro tem o DOM de complicar tudo

* Lembre q o Português é um idioma originário de Portugal (e que claro, veio do Latim e evoluiu inclusive com adição de outros idiomas/dialetos)

* Não se muda ou faz um idioma -- um idioma é algo VIVO e evolui com o seu povo/cultura (ou o povo/cultura evolui com seu idioma)

- Tendo em mente os comentários acima, vamos lembrar q o Português falado no Brasil é diferente do Português falado em Portugal, por ex.

* Nenhum idioma complica nada, a falta de conhecimento dele em alguns casos sim.



T+


Responder

10/12/2003

Rfpsatin

[b:ce947bf907]* Nenhum idioma complica nada, a falta de conhecimento dele em alguns casos sim. [/b:ce947bf907]

ae é q esta a questão, a falta de conhecimento dele em muitos casos é proveniente da dificuldade do aprendizado.

conhecimento atrai conhecimento, qto + se sabe + se evolui agora que a complexidade dificulta o aprendizado INICIAL dificulta sim.

vc ou vc´s tem uma linha de pensamento diferente da minha, legal isso.

concordo qdo Monteiro Lobato disse q nosso idioma precisava de uma reformulação gramatical.


Responder

10/12/2003

Afarias

|ae é q esta a questão, a falta de conhecimento dele em muitos casos é
|proveniente da dificuldade do aprendizado.

Então em países com idioma mais complexos q o português as pessoas quase não falam né??


|conhecimento atrai conhecimento, qto + se sabe + se evolui agora que a
|complexidade dificulta o aprendizado INICIAL dificulta sim.

Isso não existe, principalmente tratando-se de idioma.


|vc ou vc´s tem uma linha de pensamento diferente da minha, legal isso.

Sure!


|concordo qdo Monteiro Lobato disse q nosso idioma precisava de uma
|reformulação gramatical.

Houveram várias após ele. Aliais, ele escreveu muito bem sem precisar delas.


T+


Responder

10/12/2003

Rfpsatin

|ae é q esta a questão, a falta de conhecimento dele em muitos casos é
|proveniente da dificuldade do aprendizado.

Então em países com idioma mais complexos q o português as pessoas quase não falam né??

>>> huahuahuahauhaua EXAGERADO RS.... ESCREVE japones p/ vc ver como é massa rs... CHINÊS então? dificil p/ caramba!!! é difundido? lá na terra deles... pq? pela complexidade rs....


|conhecimento atrai conhecimento, qto + se sabe + se evolui agora que a
|complexidade dificulta o aprendizado INICIAL dificulta sim.

Isso não existe, principalmente tratando-se de idioma.

>>> eu já acho q Existe sim rs...

|vc ou vc´s tem uma linha de pensamento diferente da minha, legal isso.

Sure!

>>> hehehe, CONCORDAMOS COM ALGO HUAHAUHUAHUAHUA


|concordo qdo Monteiro Lobato disse q nosso idioma precisava de uma
|reformulação gramatical.

Houveram várias após ele. Aliais, ele escreveu muito bem sem precisar delas.


>>> PQ foi tirado o trema da língua portuguesa? arcaísmo ou não?


Responder

10/12/2003

Afarias

|EXAGERADO RS.... ESCREVE japones p/ vc ver como é massa rs...
|CHINÊS então? dificil p/ caramba!!! é difundido? lá na terra deles... pq?
|pela complexidade rs....

um idioma não tem q ser ´popular´... tem q traduzir a cultura do seu povo... carregar sua identidade durante os céculos.

Esses povos são muito mais antigos q nós... Já passaram no passado por ´mudanças´ de idioma mas continuam guardando os mais antigos -- um povo é seu idioma!

Muitos dos conflitos árabes á para manter sua cultura, sua identidade... veja q são culturas muito mais antigas q a nossa... nós somos ´bebes´ perto destas culturas... O Idioma árabe corre sério risco de ´desaparecer´ nos póximos céculos (ou décadas) -- a cada ano menor é a quantidade de livros publicados ou traduzidos para o Árabe.

Se um dia isso ocorrer (o q eu sinceramente espero q não) toda uma cultura milenar terá desaparecido -- e nosso planeta estará muito mais pobre.

O idioma inglês por exemplo que hoje é internacional (veja isso é HOJE .. não é pq inglês é fácil -- que realmente é -- mas é pq os países de língua inglesa são as atuais potências econômicas, e há muitas culturas recentes (como a nossa) e pobres de conhecimento de sua identidade -- mas isso é passageiro, em outras épocas foi o Roma ... e mais recentemente o Francês (pouco antes do Inglês -- veja as olimpíadas até hoje -- e Francês não tem nada de simples e já foi tão difundido quanto o Ingês hoje)

Mas voltando, os idiomas extrangeiros são bons para trabalho, para aprender sobre outras culturas, etc... mas não traduzem sua alma.

E sendo assim, como disse antes, um idioma não é uma ciência exata q se muda -- é algo vivo e traduz sua identidade do jeito q é. As muedanças ocorrêm sim, é natural, mas com o passar do tempo, por força da própria cultura do povo ... isso ocorre naturalmente e não por um estudo técnico.


|PQ foi tirado o trema da língua portuguesa? arcaísmo ou não?

Sabe q até hoje não sei?? Eu não vivo sem ele -- ainda bem q é ´opcional´... ;)


T+


Responder

10/12/2003

Nigro

Gente...
Idependente de você gostar ou não da língua do seu País, você é obrigado a aprender e conviver com ela...
Imaginem só um desses programdores, que mais parecem fortes candidatos a Academia Brasileiras de Letras, fazendo uma entrevista... ou pior ainda... enviando a um cliente em potencial uma proposta, ou pior ainda!!! (se é que seria possível...), fazer todos os menus e mensagens do sistema com base nesse ´dialeto´...


Responder

10/12/2003

Nigro

Desculpem-me pelo IDEPENDENTE...


Responder

10/12/2003

Afarias

|Desculpem-me pelo IDEPENDENTE...

Tá desculpado... linguagem de Internet é assim mesmo... só não pode ir ´a rua´ ... ;)


T+


Responder

10/12/2003

Rfpsatin

Gente... Imaginem só um desses programdores, que mais parecem fortes candidatos a Academia Brasileiras de Letras, fazendo uma entrevista... ou pior ainda... enviando a um cliente em potencial uma proposta, ou pior ainda!!! (se é que seria possível...), fazer todos os menus e mensagens do sistema com base nesse ´dialeto´...


hummmm c ta ironico hein rs....


Responder

11/12/2003

Anderson_blumenau

A verdade é que o Portugues muda constantemente e nao percebemos,
mudanças na forma de falar e de escrever ocorrem constantemente, com a adição de novas palavras e desaparecimento de outras, com a girias, com a forma de falar de cada região e agora mais recentemente como o aparecimento da internet, que precisa de uma linguagem mais simples e mais direta e consequentimente mais rápida.

se bem que eu prefiro usar a forma tradicional e escrever as palavras completas sem abreviação.


Responder

11/12/2003

Rfpsatin

Eu também gosto da nossa ´língua portuguesa´!!!!
Nosso idioma é rico, bonito, diversificado contudo complexo gramaticalmente falando.

Uma vez vi uma pesquisa sobre redações do vestibular, acho que era da PUC (não lembro de que estado). Cerca de 99¬ delas tinham erros gramaticais. Estamos falando de pré-universitários, eles tem obrigação de escrever direito rs... senão bomba rs...

Outro dia vi um desafabo do Lulu Santos sobre uma vez que ele foi no programa do Faustão e foi cortado, foi algo assim. Rapaz ele escreveu uma nota no site dele com CENTENAS de erros de português. Tudo abreviado, icqzão mesmo rs...
Isso já é relaxo, uma vergonha, tão matando a língua portuguesa por ae rs.. tem diferença de um papo informal como aqui no ´cite´ rs.. para uma nota de publicação. Tem gente exagerando!!!! ae nem reformulação gramatical resolve rs...


Responder

13/12/2003

Anderson_blumenau

logo o LULU que fez uma música com o Gabriel O Pensador cujo o título é Assassinaram a Gramática, se não me engano


Responder

13/12/2003

Henry

Gente, vcs que me desculpem, mas o Portugues e uma desgraça de lingua....desde a quarta serie fico de final nesta, e somente nessa maldita materia, tem coisa mais nojenta que analize sintatica? Gente, eu estudo duas outras linguas fora o portugues, ingles e alemão, e nao tem nem como compara, muito menos regrinhas chatas e muito mais logica..... O portugues não sei por que, mas é muito cheio de ´escessoes´(Pra quem entende)que não precisavam estar la.

Um abraço a todos.


Responder

13/12/2003

Rfpsatin

Gente, vcs que me desculpem, mas o Portugues e uma desgraça de lingua....desde a quarta serie fico de final nesta, e somente nessa maldita materia, tem coisa mais nojenta que analize sintatica? Gente, eu estudo duas outras linguas fora o portugues, ingles e alemão, e nao tem nem como compara, muito menos regrinhas chatas e muito mais logica..... O portugues não sei por que, mas é muito cheio de ´escessoes´(Pra quem entende)que não precisavam estar la. Um abraço a todos.


hehehe, essa tb é minha opinião. Pesquisando pelo google descobri que existem dezenas de projetos procurando aos poucos eliminar as complexas regras gramaticais de nossa lingua. torna-lá mais simples sem perder a beleza e originalidade.


Responder

13/12/2003

Henry

é seria beeeeeem melhor, mas uma coisa que vc disse é bem real e nao tinha me tocado, a lingua portuguesa e bunita, nunca tinha me tocado nisso.....


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar