Bancos de Dados Quais Estudar?

07/08/2014

0

SQL

boa tarde a todos meu nome é Sergio sou um iniciante no mundo da informatica em geral porem estou querendo aprender cada vez mais sobre banco de dados, ja ouvi falar do SQL Server, Oracle e MySQL, na maioria dos cursos que vejo sendo divulgados apresentam mais o MySQL, isso é cursos de programação java e php. queria saber dos colegas sobre banco de dados, qual a forma mais basica de começar, já instalando um software e estudando. bom, quero todo tipo de informação.

obrigado

atenciosamente Sergio.
Sergio Sampaio

Sergio Sampaio

Responder

Post mais votado

07/08/2014

Comece a estudar o que é SGBD, quais suas funções, cardinalidade e inicie as primeiras querys (Select,insert,update).

Trabalho e estudo SQL Server a dois anos, mas sinceramente lhe indico o Oracle por questão de ($$), para voce estudar objetos como ele trabalha e tudo mais.

Fabiano Carvalho

Fabiano Carvalho
Responder

Mais Posts

07/08/2014

Joel Rodrigues

A nível de estudo, o MySQL é bem interessante e ele também é muito utilizado, por ser free. Portanto, indico que estude sim o MySQL.
Porém, não deixe de testar o SQL Server, você pode instalar a versão express que é grátis.
Já sobre o Oracle, para a área de DBA ele realmente parece ser o mais rentável, mas não sei como é a questão da distribuição das versões (se tem alguma free). Considero, se comparado com o MySQL, um banco mais avançado, portanto eu acho que é legal ter uma base de BD ao começar a estudar Oracle.
Responder

07/08/2014

Sergio Sampaio

Comece a estudar o que é SGBD, quais suas funções, cardinalidade e inicie as primeiras querys (Select,insert,update).

Trabalho e estudo SQL Server a dois anos, mas sinceramente lhe indico o Oracle por questão de ($$), para voce estudar objetos como ele trabalha e tudo mais.


bom comecei com algumas leituras

http://www.dicasdeprogramacao.com.br/o-que-e-um-sgbd/

http://www.inf.ufsc.br/~ronaldo/ine5613/2-sgbd.pdf

essa questão que citou, cardinalidade tem haver com a modelagem do banco?
Responder

07/08/2014

Sergio Sampaio

A nível de estudo, o MySQL é bem interessante e ele também é muito utilizado, por ser free. Portanto, indico que estude sim o MySQL.
Porém, não deixe de testar o SQL Server, você pode instalar a versão express que é grátis.
Já sobre o Oracle, para a área de DBA ele realmente parece ser o mais rentável, mas não sei como é a questão da distribuição das versões (se tem alguma free). Considero, se comparado com o MySQL, um banco mais avançado, portanto eu acho que é legal ter uma base de BD ao começar a estudar Oracle.


legal, pensei no MySQL tambem, é o que mais "vejo" sendo comentado, ainda não instalei nada porque quero conhecer a base, SQL Server, vou deixar para conhecer depois, o Oracle, ja acho algo mais distante...
Responder

08/08/2014

Fabiano Carvalho

Sim, se refere a modelagem.

1:1, 1:N, N:N

Comece a estudar o que é SGBD, quais suas funções, cardinalidade e inicie as primeiras querys (Select,insert,update).

Trabalho e estudo SQL Server a dois anos, mas sinceramente lhe indico o Oracle por questão de ($$), para voce estudar objetos como ele trabalha e tudo mais.


bom comecei com algumas leituras

http://www.dicasdeprogramacao.com.br/o-que-e-um-sgbd/

http://www.inf.ufsc.br/~ronaldo/ine5613/2-sgbd.pdf

essa questão que citou, cardinalidade tem haver com a modelagem do banco?
Responder

08/08/2014

Sergio Sampaio

Então está minha primeira etapa está concluida, acho que nos proximos dias ou horas estarei com mais duvidas. Obrigado Fabiano e Obrigado Joel.
Responder

14/01/2024

Miguel Azevedo

boa tarde a todos meu nome é Sergio sou um iniciante no mundo da informatica em geral porem estou querendo aprender cada vez mais sobre banco de dados, ja ouvi falar do SQL Server, Oracle e MySQL, na maioria dos cursos que vejo sendo divulgados apresentam mais o MySQL, isso é cursos de programação java e php. queria saber dos colegas sobre banco de dados, qual a forma mais basica de começar, já instalando um software e estudando. bom, quero todo tipo de informação.

obrigado

atenciosamente Sergio.


Sergio, vi seu post (agora em 2024) e estou imaginando que vc já deva ser Fera em Banco de Dados. Então ao invés de responder sua pergunta, eu que estou iniciando em Banco de Dados (estou fazendo faculdade de ADS e trilhando um caminho legal) queria te perguntar como foram suas descobertas, se as respostas aqui te ajudaram, me conta sua experiência. Abraço.
Responder

15/01/2024

Arthur Heinrich

Só para complementar, existe uma versão Free do Oracle, chamada Oracle XE.

Costumo brincar que o Oracle é o Highlander dos bancos (só pode haver 1...). Os outros são "bandos de dados". Claro que isso é uma brincadeira.

Os dois bancos mais conhecidos são sem dúvida o Oracle e o SQL Server. Ambos apresentam os melhores recursos de administração, bem como funcionalidades de alta disponibilidade e alta performance, com recursos de disaster recovery e muitas opções de replicação de dados. Em situações onde os dados envolvem dinheiro, ou sejam críticos para o negócio de uma empresa, não consigo ver outras opções adequadas.

Porém, existem inúmeras situações onde o que se precisa é um banco rápido, barato, fácil de manter, onde uma eventual perda de dados não seja um grande problema. Nesta situação, o MySQL oferece uma excelente opção.

Se você pretende um dia trabalhar com bancos "de gente grande" (kkk), conheça Oracle e SQL.

Mas conhecer o MySQL é fácil e pode ser um bom começo.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar