Como fazer operações matematicas no Delphi?

25/01/2023

0

A pouco tempo vim me deparar com o Delphi no meu ambiente de trabalho, e como estou iniciando ainda na programação confesso que tenho dificuldades com coisas basicas.

Hoje me deparei com essa dificuldade. Operações matematicas... No Python era bem simples... o valor inteiro jogado no campo era multiplicado com o simples sinal de * ... ou jogando em uma variavel por exemplo: A = X e B= Y ... Se eu dizer que C = A*B eu sei que C = XY. Se no Delphi é semelhante, eu não estou conseguindo enchergar isso. Enfim... Abaixo segue o meu problema:

Eu tenho um Form de Orçamentos e nele eu tenho Valor Unitario (tira da Query produto e salva na de Orçamento) e o campo Quantidade (é digitavel e salva na Query de Orçamento)... Ao mesmo tempo eu tenho um campo chamado Valor Total (Que deve pegar do campo Valor Unitario e multiplicar com Quantidade)...

Em uma visão totalmente leiga de um relês iniciante em Delphi, eu imagino que a logica basica seria:



begin
EdtTOTAL.Text := (''edt_QUANTIDADE.Text*edt_VALORUNITARIO'');
end;



Eu tentei tbm da seguinte forma:

with QROrcamento do
begin
Close;
SQL.Clear;
SQL.Add(''select [quantidade, valor_unitario], quantidade * valor_unitario, from orcamento'');
FieldByName(''total'').Value := EdtTOTAL.Text;
Open();
Append;

end;

Infelizmente nenhuma das 2 deu certo. Poderiam me dar uma ajuda aqui?
Rhuann Estrelas

Rhuann Estrelas

Responder

Posts

25/01/2023

Lucas Santato

Isso não vai dar certo pois você está fazendo o cálculo direto no SQL do select, não sei dizer se isso é possível, mas enfim, sobre a dúvida de como fazer os cálculos no delphi, é assim mesmo, os operadores são os mesmos em 90% das linguagens eu diria.
var
  a, b: integer;

a + b 
a - b {SUBTRAÇÃO}
a * b {MULTIPLICAÇÃO}
a / b {DIVISÃO}

Só deve se atentar as conversões, uma vez que um Edit1.Text retorna uma string, você precisa converter antes de realizar as operações, por exemplo:
StrToInt(Edit1.Text) - StrToInt(Edit2.Text) //Convertendo de string para Integer, assim sendo possível realizar as operações.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar