Como sair deste problema

13/03/2006

0

Caros colegas

Uso D7 -DBExpress - Firebird 1.5.x

Meu problema:
Tenho uma tabela com campo numérico (NUMERIC 9,2).

Este Campo Vem para o CDS no DM como Sendo TFMTBCDField.

Este Campo no CDS na sua propriedade DisplayFormat := ,#0.00

Junto ao Formulário insiro um DBEdit preencho suas propriedades DataField com este campo.
Este Campo ao ser digitado com inteiro/fração tipo 15,30 e ao ser ´postado´ da a seguinte mensagem - ´15,30 is not a valid BCD Value´

A pergunda é ´ e ai como sair desta!´

Agradeço antecipadamente pela ajuda.
Sds/Hélio


Helio Nascimento

Helio Nascimento

Responder

Posts

15/03/2006

Helio Nascimento

Carissimos Martins/Marco Salles

Ai vai o DDL da Tabela envolvida:
/******************************************************************************/
/****              Generated by IBExpert 15/03/2006 06:56:22               ****/
/******************************************************************************/

SET SQL DIALECT 3;

SET NAMES WIN1252;



/******************************************************************************/
/****                                Tables                                ****/
/******************************************************************************/



CREATE TABLE REQUISICAO (
    ID_REQUISICAO      DM_INTEGER_PK /* DM_INTEGER_PK = INTEGER NOT NULL CHECK (VALUE > 0) */,
    REQ_DATA           DATAHORA /* DATAHORA = TIMESTAMP DEFAULT ´NOW´ */,
    REQ_NUMERO         STRING10 /* STRING10 = VARCHAR(10) */,
    REQ_REQUERENTE     STRING20 COLLATE PXW_INTL850 /* STRING20 = VARCHAR(20) */,
    REQ_ESTAB_DESTINO  STRING50 COLLATE PXW_INTL850 /* STRING50 = VARCHAR(50) */,
    REQ_MATRICULA      STRING10 COLLATE PXW_INTL850 /* STRING10 = VARCHAR(10) */,
    REQ_ASSOCIADO      STRING60 COLLATE PXW_INTL850 /* STRING60 = VARCHAR(60) */,
    REQ_FORMA_PGTO     CHAR_1 COLLATE PXW_INTL850 /* CHAR_1 = CHAR(1) */,
    REQ_QUEM_AUTORIZA  STRING30 COLLATE PXW_INTL850 /* STRING30 = VARCHAR(30) */,
    REQ_EMITIR_NF      CHAR_1 COLLATE PXW_INTL850 /* CHAR_1 = CHAR(1) */,
    REQ_CANCELADA      CHAR_1 COLLATE PXW_INTL850 /* CHAR_1 = CHAR(1) */,
    REQ_ASSSINADO_POR  STRING25 COLLATE PXW_INTL850 /* STRING25 = VARCHAR(25) */,
    REQ_OBS            DM_BLOB_TEXTO /* DM_BLOB_TEXTO = BLOB SUB_TYPE 1 SEGMENT SIZE 80 */,
    REQ_DESCRICAO      DM_BLOB_TEXTO /* DM_BLOB_TEXTO = BLOB SUB_TYPE 1 SEGMENT SIZE 80 */,
    REQ_TIPO           CHAR_2 COLLATE PXW_INTL850 /* CHAR_2 = CHAR(2) */,
    REQ_LITROS         SMALLINT,
    REQ_PARCELAS       SMALLINT,
    REQ_VALOR          SALDO /* SALDO = NUMERIC(18,2) DEFAULT 0.0 */
);




/******************************************************************************/
/****                             Primary Keys                             ****/
/******************************************************************************/

ALTER TABLE REQUISICAO ADD CONSTRAINT PK_REQUISICAO PRIMARY KEY (ID_REQUISICAO);


/******************************************************************************/
/****                              Privileges                              ****/
/******************************************************************************/


Quanto ao Driver Utilizada o Interbase com GDS32.DLL - Mudei para o Driver para o dbexpUIBfire15.dll e com GDS32.DLL - Continuou com o mesmo problema. Substitui a GDS32.DLL por FBCLIENT.DLL. - Idem ao mesmo problema.

Agora ´Durmam com um barulho deste´ ... em Casa ontem a noite levei o famigerado ´Fontes´ e ´soltei´ no meu modesto PC - com o XP instalado,
e fiz os testes. - P A S M E M !!! - Não deu problemas ! - Deslizou como uma Bailarina. Consegui cadastrar com 32,20 e com somente 0,20.
Não houve nada - nem quando compilava e nem quando executava. Tudo as mil maravilhas utilizado o nosso DBEdit. Retornei hoje e vi este ´posts´ de voces aos quais estou respondendo e.. com o mesmo fonte de casa coloquei aqui e... compilei/linkei e... deu pau. O Executavel que gerei em casa esta rodando aqui tudo bem, com a mesma base. É ou não para voce ficar doido!!. Estas máquinas ainda me levam para um hospício!.
Sds/Helio


Responder

15/03/2006

Marco Salles

é para ficar doido ...

Mas segue aqui tres perguntas.. Porque acho que voce ainda não me respondeu

Quanto ao Driver Utilizada o Interbase com GDS32.DLL -

Eu acho que esta errado...
1)Voce fez algum Download para ter um Driver especifico para acessar o firibird usando o DbExpress ?????

Mas quando eu falei em driver , quiz dizer o Driver de conexão do SqlConnetion .... Na propriedade conncetionName ????

dbexpUIBfire15.dll é o nome da Library Name que é configurara automaticamente pelo componente assim que voce define o Driver de conexão na propriedade conncetionName..Eu não entendo como voce no SqlConecction pode atribuir manualmente ´Nomes´ para a Library Nome e Para o VendorLibrary...

2)Na propriedade NameConnection , qual foi o Driver que vopce definiu :?: :?: Note que quando se da dois clicks no Componente se tem por padrão vários drives(IBconnection ,DB2Connection
OracleConnection , etc...)


3)E outra.. Voce por acaso deve a curiosidade de Ver na sua casa se o Tfield É do mesmo tipo TFMTBCDField. ????


Responder

15/03/2006

Martins

:shock:

Cara que louco!!!

O [b:82d8a2e52c]Marco Salles[/b:82d8a2e52c] está querendo saber o q vc informou em [b:82d8a2e52c]Driver Name[/b:82d8a2e52c] do componente [color=darkblue:82d8a2e52c][b:82d8a2e52c]SQLConnection[/b:82d8a2e52c][/color:82d8a2e52c],

Um fato curioso é que se vc compilar em seu PC e levar para o seu Cliente ou trabalho funciona, e lá vc tem a mesma versão do Delphi, com a mesma versão do SO e as config. tanto do SO quando do Delphi são as mesmas ou mais próximas possíveis?


Responder

15/03/2006

Helio Nascimento

Caros amigos.
Desculpe-me pela demora é que o bicho pegou agora e não tive tempo de responder-lhes

Quanto ao Driver no SQL Connection abaixo segue o Link daqui mesmo

[url]https://www.devmedia.com.br/visualizaComponente.aspx?comp=971&site=3[/url]

foi o que fiz este artigo do Luciano Pimenta.

3)E outra.. Voce por acaso deve a curiosidade de Ver na sua casa se o Tfield É do mesmo tipo TFMTBCDField. ????


Sim em casa tambem é criado o famigerado TFMTBCDField. Tudo acontece em casa acontece por aqui. Só que aqui da pau lá não !!!!!!

Até Breve /Hélio


Responder

16/03/2006

Marco Salles

é amigo..

Botei a culpa no
Dialeto
Languagem
PageSize
Charset
Drive de Conexão

Tudo que voce esta fazendo esta igual ao meu e acredito igual ao do martins..

[b:9966603717]Nen sen voce fizer uma copia do seu Projeto da sua casa e instalar este Projeto feito na sua casa ai no Pc Que esta dando Problema , Não Funciona??????[/b:9966603717]

Porque se nesse caso não funcionar , acho que não estarei doido em creditar alguma culpa no Sistema Operacional :!:
Alguem tem que levar a culpa :lol: E por falar em Sistema , qual é o da sua casa e qual é o seu (Que esta dando Errado)


Responder

17/03/2006

Helio Nascimento

Marco Salles

Respondendo...
Porque se nesse caso não funcionar , acho que não estarei doido em creditar alguma culpa no Sistema Operacional Exclamation Alguem tem que levar a culpa Laughing E por falar em Sistema , qual é o da sua casa e qual é o seu (Que esta dando Errado)


Tanto na empresa quanto em minha casa o Sistema Operacional é Windows XP

Sds/Hélio


Responder

17/03/2006

Marco Salles

Tanto na empresa quanto em minha casa o Sistema Operacional é Windows XP


Respondeu uma meu amigo , mas a outra que é minha ultima tentativa de entender e fazer conjuturas:

[b:6980391c5f]Nen sen voce fizer uma copia do seu Projeto da sua casa e instalar este Projeto feito na sua casa ai no Pc Que esta dando Problema , Não Funciona?????? [/b:6980391c5f]
Eu não estou falando só do executavel não .. O executável voce ja disse que roda sem problemas ,, Eu to falando de trazer o projeto feito na suua casa e compila-lo ai na sua empresa (Acredito que deva ser a mesma versão do delphi).. Nen assim funciona


Responder

17/03/2006

Helio Nascimento

Marco Sallles

Pois é foi assim mesmo que fiz . Trouxe o *.exe que fiz em casa. Rodou na Empresa normalmente sem problemas de Mensagens. Porém Necessitei de alterar algo e aí aqui na empresa com os fontes gerados em minha casa, deu pau novamente com o mesmo problema que originou toda esta discursão.

È ou não é para vc. ficar doido? // Nas duas máquinas em casa e aqui na empresa são os mesmos sistemas operacionais no caso XP e o Delphi é o mesmo sem tirar nem por tudo que ha em casa quanto a componentes instalados de terceiros , aqui também esta é um cover... A unica coisa diferente sao os processadores e espaços em memoria. Esta maquina da empresa é muito mais nova do que ha que tenho em casa, do resto não muda nada. E portanto não roda. mesmo sem dar pau. Vai ficar assim mesmo rodando no Edit aqui pois não é possível ainda finalizar o sistema pois esta em desenvolvimento.

Até mais../Hélio


Responder

17/03/2006

Joaoshi

Tive problemas deste tipo, era atualização do Delphi.

Espero ter ajudado.


Responder

17/03/2006

Marco Salles

Sabe eu muito das vezes me sinto indignado... Nos simples mortais somos um joguete no meio desta enchorrada de tecnologia.. O Pouco que sabemos se perde na emaralhada trança dos fios que interligam os Sistemas

Falo isto com razão.. Compre um livro novo e vai lher sobre uma tecnologia moderna em contradição com a tecnologia antiga.. Maravilhas da moderna , nada de ruim , ja a antiga foi substituida por causa de enumeras coisas que somente Hoje , depois de não sei la quantos anos se passaram , se falam dessas coisas.. Porque quem criou , não citou esses problemas no Inicio :?: :?: :?: :?:

Hoje a tecnologia é o DbExpress com SqlCliente.. Da vontade de comer o livro , porque so fala bem.. Ja o DBE ninguem quer mais ouvir falar

E os defeitos cabeludos do DbExpress com SqlCliente , Aonde estão ?? Ninguem fala nada.. Nos é que somos os cobaias e futuramente quando vier uma nova tecnologia , ai sim , somente ai , saberemos os defeitos desta Tecnologia

Por fim , depois de mais de dez anos que fora lançado O DBE , somente hoje que descobri , que mesmo que se use o Firibird ou um outro Banco de dados Relacional , o cache em disco sera armazenado na pior forma possivel PARADOX...Isto mesmo , voce queis usar um SGDB paaa se livrar do PARADOX , mas foi enganado.... isto quando se usa o DBE com acesso. Mas mesmo assim , porque isto não foi falado ha mais tempo..

Nos somos as cobais , eo pior que perdemos tempo e a paciencia , fora o nervosimo que nos ficamos :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:


Responder

18/03/2006

Martins

Nobre colega, verifique suas configurações regionais, a da sua empresa e da sua casa, imprima ou anote se necessário para fazer um comparativo, veja se os sistemas são da mesma versão, e depois post aqui novamente, OK :!: .


Valew


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar