Como Vender (Distribuir) Aplicativo criado em Delphi

21/10/2021

0

Olá
Gostaria de um auxilio
Estou terminando de criar um aplicativo em Delphi e pretendo comercializá-lo, para isto gostaria algumas ideias;
O aplicativo tem banco de dados Firebird 4 e nenhum componente externo, delphi puro mesmo.

Há possibilidade de entregar o aplicativo para o cliente sem que seja necessário instalar o Firebird na máquina dele?;
Pergunto isso pois fiz um teste na casa de um amigo que usa anti virus e o anti virus bloqueou o serviço do Firebird,ai foi preciso desbloquear manualmente e talvez isso fruste o cliente;

Há alguma forma (simples) de proteger contra cópias piratas o meu aplicativo;


grata
Sonia Pavani

Sonia Pavani

Responder

Post mais votado

21/10/2021

Olá
Gostaria de um auxilio
Estou terminando de criar um aplicativo em Delphi e pretendo comercializá-lo, para isto gostaria algumas ideias;
O aplicativo tem banco de dados Firebird 4 e nenhum componente externo, delphi puro mesmo.

Há possibilidade de entregar o aplicativo para o cliente sem que seja necessário instalar o Firebird na máquina dele?;
Pergunto isso pois fiz um teste na casa de um amigo que usa anti virus e o anti virus bloqueou o serviço do Firebird,ai foi preciso desbloquear manualmente e talvez isso fruste o cliente;

Há alguma forma (simples) de proteger contra cópias piratas o meu aplicativo;


grata


Você pode usar o Inno Setup para distribuir seu produto, existem diversos tutoriais na internet mostrando como usar a ferramenta (acredito que aqui na devmedia também tenha).
Quanto ao bloqueio do Firebird, o Inno Setup possui suporte para fazer a instalação de forma automatizada, só achar um tutorial que explique como fazer e muito provavelmente a instalação ocorra sem problemas.

Boa sorte!

Claudio Andrade

Claudio Andrade
Responder

Mais Posts

22/10/2021

Paulo


Há possibilidade de entregar o aplicativo para o cliente sem que seja necessário instalar o Firebird na máquina dele?


Se o server do BD for em outro computador, basta colocar as dlls dentro da pasta do sistema para que ele consiga realizar a conexão. Mas o recomendado é que se instale o FB na maquina local também.


Pergunto isso pois fiz um teste na casa de um amigo que usa anti virus e o anti virus bloqueou o serviço do Firebird,ai foi preciso desbloquear manualmente e talvez isso fruste o cliente


Não vai existir uma receita de bolo para todos os clientes, o que funciona no cliente X não funciona no Y. Os computadores são diferentes, versões de OS diferentes, anti vírus diferentes, redes diferentes e etc. Sempre vai existir um ajuste pontual aqui e ali na maquina do cliente.


Há alguma forma (simples) de proteger contra cópias piratas o meu aplicativo;


A mais "simples" que vai dificultar, você poderia hospedar um BD online e cadastrar seus clientes ali. Quando seu sistema abrir antes de tudo ele poderia se conectar nesse BD e realizar as validações de acordo com as suas regras de negocio.

Obs 1: O usuário do BD externo que você vai usar para validar deve ser um usuário somente leitura, pois se alguém pegar a senha via engenharia reversa não vai conseguir fazer alterações.

Obs 2: Se for usar datas nas validações nunca pegue a data do computador do cliente como referencia. Pega sempre a data/hora do servidor do seu BD externo.

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar