Consulta Dentista

25/05/2014

0

Olá a todos.
Estou a desenvolver uma Base de Dados para Salvar as consultas de dentária.
Assim tenho a tabela CLIENTE, DENTISTA, CONSULTA.
Cliente e Dentista têm atributos semelhantes, como Nome, Endereço, Sexo, e cada um cod(PK).
A Tabela Consulta tem a a chave estrangeira associada a Cliente e outra associada a Dentista. Tem ainda a Data da Consulta.
Tenho agora uma dúvida.
Em cada consulta o dentista pode tirar fotos aos nossos dentes e arquiva-las. Devo inserir isto na tabela Consulta? Que tipo de atributo?
E ainda quero que, em cada consulta, o dentista tenha a seu dispor a foto de todos os dentes de uma boca, e que possa assinalar quais os dentes que tratou nessa mesma consulta. Por exemplo, o dentista deve ser capaz de sublinhar um dente qualquer e depois digitar um pequeno texto. Como armazeno isto na Base de Dados? Coloco também na tabela Consulta?
Talvez a minha explicação esteja um pouco confusa, mas espero ter passado a ideia.
Obrigado
É este género de imagem que quero que apareça sempre que alguém vá a uma consulta.
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/371781-20140525-064802.png[/img]
Guilherme

Guilherme

Responder

Posts

07/06/2014

Marisiana Battistella

Quem bom que estou conseguindo te ajudar a pensar!
Tentei descrever um exemplo de como meu professor de Análise me ensinou a pensar pra entender a modelagem e saber o que precisa ser projetado para melhor atender a necessidade do negócio.
Então, conforme o que vc falou está correto associar as imagens a consulta.
Responder

07/06/2014

Guilherme

Muito obrigado.
Depois de implementar todas as tabelas e relacionamentos no SQL Server devo fazer algumas stored procedures e views, para me ajudarem a realizar a interface gráfica certo?
Vi uns sites sobre modelação em C# para criar a interface com o utilizador em Visual Studio.
Acha uma boa linguagem para isto?
O que me aconselha?
Responder

07/06/2014

Marisiana Battistella

Com relação a Arcada dentária, eu vejo duas alternativas...
1) Você pode associar à consulta, sendo que, em uma consulta pode ser tratado mais de um dente e um dente (nome do dente) pode ser vinculado a consultas diferentes. Então, entende-se que você tem um relacionamento N para N, onde:
  CONSULTA (0,N)  ----------------------------   (1,N) ARCADADENTARIA [ /code]
    
     Nesse tipo de relacionamento faz-se necessário criar a tabela CONSULTA_ARCADADENTARIA para armazenar as associações.

2) Você pode associar a arcada dentaria as imagens, considerando que uma imagem deverá pertencer a um único dente, e um dente pode ter nenhuma ou muitas imagens associadas.
       [code] IMAGEM (0,N) ------------------------------- (1,1) ARCADADENTARIA 



Olhando assim, eu acho que a primeira alternativa é mais viável.
Responder

09/06/2014

Guilherme

Vou implementar isso desse modo.

Depois de criadas todas as tabelas e relacionamentos crio então as views e procedures.
Vou fazer a interface em C#, usando Visual Studio.
Já trabalhou com isso? Acha a melhor maneira?
Responder

09/06/2014

Marisiana Battistella

Não cheguei a desenvolver em C# e também não utilizei o Visual Studio...

Antes de tudo define o Modelo Entidade Relacionamento, depois cria o banco de dados e prossiga...
Responder

11/06/2014

Guilherme

Estou outra vez baralhado em relação à implementação da arcada.
Eu quero que a Arcada apareça em todas as Consultas, apenas uma vez, ou seja, uma Arcada por cada Consulta.
A Arcada é um conjunto de SubImagens, para não confundir com Imagens onde guardo o upload das imagens tiradas na consulta.

Assim,
Consulta (1, 1) ------------------------ (1, N) Arcada.

Acha bem até aqui?
Responder

11/06/2014

Marisiana Battistella

Humm... Como assim subimagens? Você quer dizer que haverá uma imagem única (original) para cada dente?
Responder

11/06/2014

Guilherme

A Arcada é igual para cada Consulta.
A Arcada é um conjunto de imagens, uma imagem para cada dente. Daí ter chamado subimagens.
Os dentes que formam a Arcada, as imagens deles, são sempre as mesmas.
O que quero dizer é que a Arcada é sempre a mesma, aquela que postei no primeiro post
Responder

11/06/2014

Marisiana Battistella

Acho que entendi...
Mas aí seria só você criar um atributo para armazenar a imagem na arcada dentária...
Responder

11/06/2014

Guilherme

Então
Consulta (1, 1) ---------- (1, N) Arcada (1, N) ---------- (1, N) SubImagem

Tendo Consulta uma FK para relacionar com Arcada.
Tendo Arcada uma FK para relacionar com SubImagem.

Atributos de Arcada:
IdArcada PK
IdSubImagem FK
Ordem (ordem onde a SubImagem vai se posicionar)

Atributos de SubImagem:
IdSubImagem PK
Desc

Uma dúvida: se em cada Arcada tenho sempre as mesmas SubImagens pela mesma ordem e se para Consulta a Arcada é sempre a mesma, isso não tem de ser processado de forma diferente dos normais relacionamentos?
Responder

11/06/2014

Marisiana Battistella

Uma sugestão: Não vejo necessidade de vc criar essa tabela SUBIMAGEM, vc pode apenas criar um atributo na tabela ARCADA_DENTARIA. Assim, cada registro incluído nessa tabela terá uma imagem armazenada. Quando for salvar a consulta, a imagem deverá ser armazenada na tabela de IMAGENS.
Responder

11/06/2014

Guilherme

Mas eu quero que uma Arcada contenha um conjunto de imagens, uma para cada dente.
Se for apenas um atributo terei de criar tantas Arcadas quantos os 32 dentes existentes na boca.
Eu não quero associar a imagem de cada dente á tabela Imagens.
Essa tabela é só para armazenar as imagens que o médico vai tirando nas várias consultas
Responder

11/06/2014

Marisiana Battistella

Mas na tabela arcada você não vai criar um registro para cada dente com o número de ordem dele para depois poder ordenar as imagens e formar a arcada completa?
[img:descricao=Arcada_dentaria]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/262490-20140611-112812.jpg[/img]

Eu tava pensando nesse sentido....
Vc vai ter um registro para o Incisivo Central Superior, outro para o Primeiro Molar Superior,...
Responder

11/06/2014

Marisiana Battistella

Assim, vc teria a arcada dentária que conteria 32 registros, um para cada dente...
O atributos que vc teria na tabela arcada dentária seriam mais ou menos esses: ID_ARCADA, DESCRIÇÃO_DENTE, NUM_ORDEM, IMAGEM_DENTE
Responder

11/06/2014

Guilherme

Sim é isso.
Confundi tudo outra vez.....
Sendo IMAGEM_DENTE a chave estrangeira para a tabela IMAGEM certo?
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar