Criando Layout Responsivo para android + Delphi

04/07/2016

0

Boa tarde senhores, esse é meu primeiro post no DEVMEDIA, estou iniciando em desenvolvimento mobile multiplataforma e me deparei com uma duvida que está comendo meu juízo.
a questão é:
Já escrevi todo o código do sistema mas me deparei com a tal duvida cruel, quando eu compilo o app no meu celular de tela tamanho 5.1 esta tudo organizado porem quando compilo em um com tela menor o sistema bagunça todos os edits e componentes na tela.

Preciso criar um layout responsivo independente de tamanho de tela como eu faço isso ??
estou utilizando delphi XE10.
Pexbrasil

Pexbrasil

Responder

Post mais votado

05/07/2016

Existem vários recursos nativos do Delphi que permitem a criação de layouts responsivos.
Primeiramente configure a propriedade Anchors dos componentes. É ela que determina o comportamento do componente baseado no tamanho da tela.
Utilize a propriedade Aling para cabeçalhos, rodapés, etc.
Em casos em que existem muitos campos (não recomendado para mobile) utilize o componente TScrollBox, para que o usuário possa "rolar" a tela.
Toda ajuda está bem detalhada e com exemplos na documentação do Delphi.
[url:descricao=Documentação sobre Layout]http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/Berlin/en/Arranging_FireMonkey_Controls#Using_Anchors[/url]

Luiz Menin

Luiz Menin
Responder

Mais Posts

06/07/2016

Pexbrasil

Obrigado Luiz resolvi sim tudo que precisava, o Anchors dos componentes me ajudou mesmo, Muito Obrigado.
Responder

06/07/2016

Luiz Menin

Fico feliz em ter ajudado. Obrigado pelo feedback.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar