Array
(
)

Criar Log

Omnear
   - 13 set 2004

Olá pessoal,
eu preciso criar um log no meu sistema, que toda vez que alguem altera, inclui ou deleta algum registro do meu banco de dados, é gravado a hora, oque foi feito, e o usuário que esta logado no sistema, por favor se alguem souber ou tiver alguma idéia de como fazer isso, se puder me ajudar. Agradeço.


Balceiro
   - 13 set 2004

cara, eu tive ese ´problema algum tempo´ atrás...

´resolvi´ da seguinte forma:

Para alterações:
Se o usuário clica no botão editar passo os valores que estão nos edit´s para variaveis... quando ele clica no botão salvar checo quais os editis estão com valores diferentes das variáveis depois insiro um novo registro na tabela nome_da_tabela_que_está_sendo_alterada + LOG que é filha da tabela que está sendo alterada e gravo num campo unico do tipo string quais os campos foram alterados e em outros dois campos o nome de quem alterou e a data da alteracao.

para exclusão:
Apenas coloco um campo chamado excluido ´sim´ ou ´não´ quando o registro é excluido eu gravo sim e ai o mesmo não aparece em nenhum relatório mas continua existindo, ai gravo o nome de quem exclui e a data de exclusão do registro.

espero não ter complicado demais.


Khundalini
   - 18 set 2004

Tem um artigo excelente na edição 54 da revista ClubeDelphi que fala sobre o uso de TClientDataSet + TDataSetProvider pra implementar um log de alterações nas tabelas de um banco de dados, gerando esse log em formato XML e podendo visualizá-lo para, se for o caso, recuperar uma informação.

[]s
Rubem Rocha
Manaus, AM


Lucas Silva
   - 18 set 2004

Tem duas formas, ou vc cria uma tabela do bD ou salva o LOG no txt mesmo!