Crie um pseudocódigo pelo Portugol

30/03/2024

0

Oii, eu nunca programei e preciso criar um pseudocódigo pelo Portugol para resolver o seguinte problema: O condomínio de Roberto oferece aos moradores a oportunidade de malhar na academia. Sabe-se que a razão entre aqueles que utilizam a academia com respeito aos moradores que não utilizam a academia é de
2:5. Se o número de moradores que não fazem uso da academia supera o número de moradores que a utilizam em 396 pessoas, então o número total de moradores desse condomínio é:
Desenvolver um programa em pseudocódigo para solucionar o problema informando o número total de moradores. A entrada do programa deverá ser a razão entre moradores que usam e não usam a academia, e a diferença entre os que não usam em relação aos que usam.

Fico muito agradecida se alguém conseguir me ajudar :)
Patricia

Patricia

Responder

Posts

01/04/2024

Arthur Heinrich

Primeiro, você precisa interpretar o que o enunciado diz.

Quando ele diz que a razão é 2:5 (2 que usam para 5 que não usam a academia), podemos interpretar que, a cada conjunto de 7 moradores, 2 usam, 5 não usam e os que não usam superam os que usam em 3 (5-2).

Como o enunciado diz que os que não usam superam os que usam em 396 pessoas, podemos dividir 396 por 3, para saber quantos grupos de 7 pessoas são necessários para dar essa diferença.

396/3 = 132 (grupos de 7 pessoas).
Total de moradores = 132 x 7 = 924 moradores.

Você precisa implementar essa lógica, usando comandos para ler os 3 valores (usuários, não usuários e diferença) e fazendo a conta.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar