Curso Cobol Gratuito

18/06/2015

0

Cobol ainda vive e pelo que me contam quase não há profissionais, para quem gostar ou apenas tem curiosidade, um curso ou uma serie de cursos num total de 250 horas.

[url]http://www.cbsi.net.br/2015/06/curso-de-cobol-gratis.html[/url]
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

Responder

Posts

18/06/2015

Marisiana Battistella

Interessante Eduardo!
Conheço uma empresa que ainda possui o sistema de folha de pagamento desenvolvido em COBOL.
Responder

18/06/2015

Marisiana Battistella

Interessante Eduardo!
Conheço uma empresa que ainda possui o sistema de folha de pagamento desenvolvido em COBOL.
Responder

18/06/2015

Marisiana Battistella

Interessante Eduardo!
Conheço uma empresa que ainda possui o sistema de folha de pagamento desenvolvido em COBOL.
Responder

18/06/2015

Eduardo Pessoa

Pois é Marisiana, existem sim, são raras mas tem, mas ouvi dizer que ainda existem aplicações de "bancos" financeiros possuem sistemas legados.
Responder

18/06/2015

Jothaz

Um profissional COBOL dos bons ganha de 6.000, 0 12.000,00 R$. Outra linguagem que quase não existem profissionais é o Pick System.

E trabalha para IBM, Fiat e outras grandes empresa.

Vez por outra faço uns freelancer em Cobol.

O problema destas tecnologias é que você fica confinado a um nicho. O Cobol terá vida longa ainda, mas o Pick tende a fenecer.
Responder

18/06/2015

Marisiana Battistella

Essa tecnologia, COBOL, ainda está em evolução? Existem versões recentes dela?
Responder

18/06/2015

Jothaz

Essa tecnologia, COBOL, ainda está em evolução? Existem versões recentes dela?


Ih ai Marisiana tá sumida! É sempre agradável privar de vossa companhia!

Basicamente a linguagem não muda, lembre-se que cobol e linguagem e banco de dados, podendo ser usado como front-end para qualquer Bd também.

Mas com o advento do TCP/IP e web-services foi criado uma facilidade enorme na troca/distribuição de informações. O que seu uma sobrevida ao Cobol.

Normalmente trabalho (raramente pego este tipo de freelancer, pois normalmente são sistemas sem documentação e algum problema cabeludo) com mainframe e ai é old school.

Existe o Visual Cobol, mas nunca vi ou procurei informações sobre ele.

Agora Cobol separa os "homens dos meninos" (sem sexismo só ilustrativo), pois é necessário saber fazer balance-line, quebras e conhecer lógica de programação.

Mais iformações: COBOL
Responder

18/06/2015

Eduardo Pessoa

Jothaz tu é antigo mesmo hein!!! hehehehe...Conheci uns dinossauros que trabalhavam com Clipper!!! hehehe

Ih ai Marisiana tá sumida! É sempre agradável privar de vossa companhia!


Seja bem vinda novamente!!!
Responder

18/06/2015

Alex Lekao

Eduardo agora me senti completamente focilizado. rsrsr

Ja utilizei sistemas desnvolvidos em Cobol, Clipper e dataflex. rsrsr

Estudei desenvolvimento em clipper e sybase(acho que eh esse o nome da base de dados. rsrsr), trabalhei em software house que desenvolvia em clipper, mas antes fui encarregado de CPD em uma empresa que usada um software desenvolvido em dataflex. rsrsr

Tenho um amigo que acabou de ser contratado em uma empresa bancaria e vai trabalhar na area de seguranca e se nao estou enganado vao pagar para ele um curso em cobol porque ainda utilizam.

Abraco.
Responder

18/06/2015

Jothaz

Eduardo Pessoa e Alex - Lekao,

Sou do Pré-Cambriano/Hadeano só para rir um pouco:
DBase III, Clipper, Turbo Pascal, Zim, dataflex, Pick, Cobol, PL1, Mumps, Natural, VB, VBA, ASP Classico, Java, C#.

Banco de dados (por incrível que parece uso SQL a mais de 25 anos):
DBF, Adabas, DB II, Access, SQL Server, Cache (Mumps), Oracle, PostgreSql e MySQL (sinceramente se for bd free prefiro mil vezes o PostGreSQL).

Hoje estou aprendendo:
Ruby (On Rails), Hannah Sap e Quickview.

E sinceramente consigo me lembrar da maioria das tecnologias que usei.

Cobol normalmente quando aparece algum freelancer é "rabo", até vale pela remuneração, mas pode preparar o couro que vai ser osso.

Infelizmente atualmente não tenho muito tempo para desenvolver, mas gosto muito de criar códigos, principalmente códigos não triviais.
Responder

18/06/2015

Eduardo Pessoa

Podemos considerar o Alex e o Jothaz duas espécimes raras no mundo da tecnologia, brincadeiras a parte, respeito muito quem tem experiencia em longa escala, que é o caso dos dois Srs!

Acho que a coisa mais antiga que mexi foi a internet discada, por conta do $$$$$.
Responder

18/06/2015

Alex Lekao

kkkkkkk

nao faco a menor ideia do que sejam. rsrsr
Sou do Pré-Cambriano/Hadeano só para rir um pouco:


cara eu nao manjo nada de nada. rsrsr

mas sou meio antigueira sim, comecei em 1997, infelizmente sem muita evolucao. rsrsrsr e ja bem velho, com 22 anos, se nao me engano. rsrsr

ja cheguei a passar por eles, mas por uma questao de desacreditar na regiao em que vivia nao me dediquei mais a eles.

nunca fui fa de desenvolver, embora tenha visto alguma coisa, mas abandonei totalmente.

sem muito tempo, procuro me dedicar mais a banco de dados, mas tbm com conhecimento bem minimo.

minha historia se resume a basicamente apagar incendios e dar suporte e treinamento em softwares comerciais. rsrsr
Responder

18/06/2015

Marisiana Battistella

Jothaz tu é antigo mesmo hein!!! hehehehe...Conheci uns dinossauros que trabalhavam com Clipper!!! hehehe

Ih ai Marisiana tá sumida! É sempre agradável privar de vossa companhia!


Seja bem vinda novamente!!!

Obrigada Pessoal!!

Estive bastante ocupada nos últimos dias e não consegui acompanhar o fórum...
Responder

18/06/2015

Marisiana Battistella

Podemos considerar o Alex e o Jothaz duas espécimes raras no mundo da tecnologia, brincadeiras a parte, respeito muito quem tem experiencia em longa escala, que é o caso dos dois Srs!

Acho que a coisa mais antiga que mexi foi a internet discada, por conta do $$$$$.

Concordo contigo Eduardo! =D

Mas eu conheço ZIM e uso alguns sistemas desenvolvidos com essa tecnologia.
A empresa que eu trabalho possui um ERP desenvolvido nessa tecnologia e tem um quantidade considerável de clientes utilizam.
Apesar de já existir o ERP desenvolvido em Java, vai levar um bom tempo para todos os clientes migrarem para o sistema novo.
Responder

18/06/2015

Eduardo Pessoa

É aquela velha historia Marisiana, não mexe em time que está ganhando, quando um sistema funciona perfeitamente não tem por que mudar, enfim, essa é a logica que segue algumas empresas, há casos em que realmente não deve mas já em outros..
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar