Delphi 10 - aplicação Cliente/Servidor

13/01/2017

0

bom dia a todos,

Fiquei anos desenvolvendo sistemas em Delphi7 e agora pretendo migrar para a versão 10.
Estou desenvolvendo um sistema de acesso multimídia (reproduzir audio/video armazenados em um micro).
O sistema atual feito em Delphi 7 possui a seguinte estrutura:
- banco de dados para facilitar a pesquisa dos arquivos que estão classificados em ESTILO/CANTOR/ALBUNS
- arquivos MP3, VOB, AVI que são reproduzidos
- pasta junto ao executável contendo todas as capas dos discos (renomeadas --> ARTISTA_ANO_ALBUM

Para migrar para um sistema multiusuários de acesso diversos (micros / android) tenho algumas dúvidas:

(1) A conexão com o banco de dados já li muito sobre o assunto e parece ser tranquilo utilizar o DataSnap etc., neste caso acham que o SQLITE é suficiente para o funcionamento? Hoje o atual sistema já possui 120mil arquivos catalogados.

(2) Com relação as imagens (CAPAS), deixa-las salvas em uma pasta no servidor ou diretamente no banco de dados, o que é seria eficiente?

(2) sobre os arquivos de áudio/vídeo como faço para acessa-los no SERVIDOR para serem reproduzidos no CLIENTE?

(3) vou utilizar o componente MEDIAPLAYER, conhecem outro melhor? usando em uma aplicação Desktop já sei como fazer, mas para como deve ser informado o caminho do arquivo no CLIENTE para ser reproduzido no MEDIAPLAYER ainda não vi nada a respeito

desde já agradeço a ajuda
Flavio Candido

Flavio Candido

Responder

Posts

23/01/2017

Mac

Bom dia Flavio!

Vou tentar dar uma força...

1. Eu uso bem pouco o SQLite, então não sei dizer se ele aguenta. Entretanto, como vc vai usar o DataSnap, pode manter o mesmo banco atual, já que, sua aplicação vai conectar no DataSnap e o DataSnap vai conectar no DB.

2. Depende. Aqui vai variar mais na questão de gosto. Eu colocaria no DB, mas como eu disse, vai de gosto.

3. Eu usei uma vez o Media para reproduzir um arquivo via rede, e funcionou. Acredito que também vai funcionar no seu caso, mas vou focar lhe devendo informações específicas.


Qualquer coisa, estamos ae!

Att!
Responder

23/01/2017

Flavio Candido

(1) o banco de dados migrei pro MySQL, vou fazer um servidor REST com JSON (até ai já achei muito material)

(2) as capas dos discos após muito ler também cheguei a conclusão que não devem ficar dentro do banco de dados e sim somente o caminho onde estão salvas no SERVIDOR, como faço para transmiti-las juntamente com os dados gerados através de consultas SQL que ainda não sei como fazer, vi que pode ser tudo em JSON (assim ficaria fácil criar aplicações em outras plataformas com todos acessando os mesmos dados)

(3) os arquivos multimídia (audi/video) também ainda não achei nada.

(4) no aplicativo que vai rodar no WINDOWS vou ficar com a biblioteca BASS (vi exemplo usando no Delphi Berlin)

se alguém tiver alguma dica ou sugestão agradeço
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar