Delphi - O mesmo .exe ler diferentes arquivos .ini para conexão com banco de dados

13/03/2024

0

Fala galera!

Bom, o negócio é o seguinte pessoal...

Estou desenvolvendo um sistema para empresa a qual trabalho e tenho 2 bancos de dados Firebird 2.5.
Tenho também, na mesma pasta do .exe dois arquivos .ini que estão com as configurações de acesso aos bancos de dados.

O que preciso, e não tenho ideía de como posso fazer, é que o meu .exe leia e se conecte com o banco 1 (através do .ini1) e que o mesmo .exe ao ser aberto, se conecte com o banco 2, através do .ini2.

Até o momento, o que eu consegui foi mudando o "title" pelo [Project > Options > Application > Title]. Porém, é um pouco complicado pois, preciso ficar verificando qual é o title do .exe e, quando foi compilar, preciso compilar o .exe com o title1 e depois title2.
Acho que tem uma forma mais simples e maleável de fazer isso.

Espero que possam me ajudar nessa questão!

Abraços!
Jonas Gonçalves

Jonas Gonçalves

Responder

Posts

13/03/2024

Arthur Heinrich

Você pode chamar o seu programa e informar o .ini a ser carregado via parâmetro?

C:\\> seuprograma.exe arquivo1.ini
C:\\> seuprograma.exe arquivo2.ini

Quando você faz isso, seu programa tem acesso a algumas variáveis para acesso aos parâmetros:

ParamCount indica o número de parâmetros passados. No exemplo acima, vai retornar 1

ParamStr(1) vai retornar o nome do arquivo passado. Você pode utilizar esse nome para abrir o arquivo, por exemplo.
Responder

25/03/2024

Emerson Nascimento

fiz algo parecido, mas o sistema tinha apenas um arquivo ini e nesse arquivo a configuração de todos os bancos, em seções distintas.

por exemplo:

[DB.Base Sao Paulo]
server=localhost
database=c:\\banco\\banco.fdb
user=usuário (aqui o conteúdo pode ser criptografado)
password=senha (aqui o conteúdo pode ser criptografado)

[DB.Base Rio de Janeiro]
server=localhost
database=d:\\base\\basex.fdb
user=usuário (aqui o conteúdo pode ser criptografado)
password=senha (aqui o conteúdo pode ser criptografado)

[DB.Base Historico 2022]
server=localhost
database=d:\\bancodedados\\batabase.fdb
user=usuário (aqui o conteúdo pode ser criptografado)
password=senha (aqui o conteúdo pode ser criptografado)

etc.

Ao abrir o sistema, um combo era apresentado com as seguintes opções:
Base Sao Paulo
Base Rio de Janeiro
Base Historico 2022






Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar