Disponibilizar os DBEdits autom., será que tem jeito?

26/12/2005

0

Olá amigos, estou pensando em fazer algo desse tipo:

Teria um Dicionario de dados, no seguinte modelo (resumido)
NOMECAMPO
TAMANHO
TIPO

Pois bem, com isso eu leria este dicionário e montaria a tela (Form) automaticamente, leria tudo de uma tabela, e colocaria os DBEdits, Labels e etc.. tudo automatico, informando o tamanho e Caption e etc.. tudo isso guardado no dicionário de dados.,..


Será que é interessante isso? Alguém já fez algo parecido?

Desde já agradeço...


Titanius

Titanius

Responder

Posts

27/12/2005

Sourcecode

Queria dar uma sugestão, até já pensei em fazer isso, mas nunca tive tempo; criar um componente, que desse pra criar um editor visual do form em si, desenhar, mas isso tudo somente para pegar as posições e tamanhos, aí salvaria isto tudo pra um arquivo, ou banco de dados, e na hora que chamasse uma função por exemplo: AbreTela(´Cadastro_Clientes.xml´); ele criaria um form padrão com o tamanho, componentes e ligações pré-estabelecidos no arquivo ou tabela, vou um pouco além, com isso daria pra alterar as telas no servidor de aplicações e deixar as máquinas clientes atualizadas instantaneamente... apesar de ser um pouco complexo de fazer, seria uma mão na roda pra atualizações, imagina não ter que recompilar nada pra mudar ou criar novas telas? Fica lançado o desafio, qualquer hora eu também implemento isso.


Responder

28/12/2005

Titanius

Queria dar uma sugestão, até já pensei em fazer isso, mas nunca tive tempo; criar um componente, que desse pra criar um editor visual do form em si, desenhar, mas isso tudo somente para pegar as posições e tamanhos, aí salvaria isto tudo pra um arquivo, ou banco de dados, e na hora que chamasse uma função por exemplo: AbreTela(´Cadastro_Clientes.xml´); ele criaria um form padrão com o tamanho, componentes e ligações pré-estabelecidos no arquivo ou tabela, vou um pouco além, com isso daria pra alterar as telas no servidor de aplicações e deixar as máquinas clientes atualizadas instantaneamente... apesar de ser um pouco complexo de fazer, seria uma mão na roda pra atualizações, imagina não ter que recompilar nada pra mudar ou criar novas telas? Fica lançado o desafio, qualquer hora eu também implemento isso.


Sourcecode, existe um componente da Greatis que faz exatamente isso, você habilita o editor de form como se fosse do delphi, porémele salva o arquivo como sendo dfm mesmo, mas nada que uma modificação não daria resultado.. :D Mas neste caso precisariamos de um usuário experiente para manuseiar o sistema, desta outra maneira, que estamos vendo, basta adicionar o campo no DDe pronto...


[]s


Responder

28/12/2005

Michael

O componente da Greatis é ótimo, mas pago. Existem outros free e open source.

Sobre o TFlowPanel, [b:e270baaf5f]Titanius[/b:e270baaf5f], constatei que dará mais trabalho adaptar o código da VCL do Delphi 2006 do que criar um componente novo diretamente no Delphi 7. A Borland modificou muitas classes usadas pelo componente, adicionando novas propriedades, métodos etc, e fica uma loucura tentar ajustar isso.

Já tinha pensado em criar um TFlowPanel para o Delphi 7, e agora comprovo que esta é a saída. Do mais, não é difícil. Basta aproveitar o código da Borland.

[]´s


Responder

28/12/2005

Titanius

Realmente agora existe um componente da biblioteca JEDI que faz o que o Greatis faz.. muito bom....

quanto ao FlowPanel, realmente deve ser dificil, tah doido... muita coisa... :shock:


Responder

28/12/2005

Khundalini

Qual é esse componente da JEDI VCL que pode ser usado no lugar do TFlowControl? Eu gostaria de saber.

Sds,

Rubem Rocha
Manaus, AM


Responder

29/12/2005

Titanius

Qual é esse componente da JEDI VCL que pode ser usado no lugar do TFlowControl? Eu gostaria de saber. Sds, Rubem Rocha Manaus, AM


Olá Rubens, na JEDI não tem o componente que faz como o FlowControl não, o que quis dizer, que existe um componente tipo do Greatis, ou seja, de montar forms e etc... como o do delphi...

[]s


Responder

29/12/2005

Michael

Implementar um TFlowControl para o Delphi 6, 7 e 2005 é fácil. Quando tiver tempo vou tentar criar algo... Basicamente é olhar o código do Delphi 6 e ajustar.

[]´s


Responder

29/12/2005

Titanius

Implementar um TFlowControl para o Delphi 6, 7 e 2005 é fácil. Quando tiver tempo vou tentar criar algo... Basicamente é olhar o código do Delphi 6 e ajustar. []´s


Estou muito ancioso por esta implementação.... eu nem tento, não saco nada de componentes... :cry:


Responder

13/12/2006

Dpinho

Implementar um TFlowControl para o Delphi 6, 7 e 2005 é fácil. Quando tiver tempo vou tentar criar algo... Basicamente é olhar o código do Delphi 6 e ajustar. []´s


Gostaria de Saber se o componente saiu e como conseguir ele?


Responder

13/12/2006

Martins

[b:ce4facf6c4]titanius[/b:ce4facf6c4] esse assunto tá bem interessante, me permita meter a colher tb, :D

vc poderia enviar uma cópia das [b:ce4facf6c4]units[/b:ce4facf6c4] para: martinsbios@gmail.com, gostaria de dar uma olhada nos códigos e ver se consigo recompilar para D6 e D7(q o [b:ce4facf6c4]Michael[/b:ce4facf6c4] com certeza vai compilar e disponibilizar para nós).

Valew


Responder

13/12/2006

Martins

[b:edc1bdcd75]titanius[/b:edc1bdcd75] esse assunto tá bem interessante, me permita meter a colher tb, :D vc poderia enviar uma cópia das [b:edc1bdcd75]units[/b:edc1bdcd75] para: martinsbios@gmail.com, gostaria de dar uma olhada nos códigos e ver se consigo recompilar para D6 e D7(q o [b:edc1bdcd75]Michael[/b:edc1bdcd75] com certeza vai compilar e disponibilizar para nós). Valew


:shock:

Galera respondi a esse tópico sem olhar a segunda página, foi mal, mas continuo interessado no assunto e na cópia da units, se alguém quiser mandar, por favor o e-mail está logo acima.

valew!!


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar