Array
(
)

Dúvida enum x tabela de domínio

Paulo Junior
   - 21 jul 2011

Boa noite a todos. Estou desenvolvendo um sistema para cadastro de projetos. Ainda estou na fase de modelagem,  e tenho uma dúvida: Tenho a tabela de Projetos e também a sua classe. Do ponto de vista da orientação a objetos, seria melhor eu utilizar alguma estrutura como o enum para armazenar na aplicação os possíveis status dos projetos(ativo, pausado, cancelado, finalizado) ou ter uma tabela de domínio com essas informações e criar uma classe para ela na aplicação para trazer estes dados?Qual situação seria melhor para se trabalhar com um mapeamento objeto-relacional, como o nhibernate por exemplo? Desde já agradeço a atenção.
 

Fabio Rosa
   - 22 jul 2011

Olá,
Na minha opinião, esta definição depende do que vc pretende.
Se vc pretende possibilitar que o usuário do seu sistema atualize ou inclua outros tipos de status, você deve modelar uma classe relacionada a uma tabela.
Agora se vc pretende manter os seus status fixos, sem possibilidade de criar novos ou alterar...então pode ser um enum...
Minha opinião...
Att.

Marcio
   - 22 jul 2011

Concordo com o Fábio, se você fizer uma tabela seu sistema fica mais parametrizável, mas isso depende muito de se ele precisa ser assim.