Duvidas basicas sobre Kylix

04/02/2003

0

Ola a todos.
Gostaria de saber como posso mudar um programa em Delphi para Kylix.
uso Delphi 5 com tabelas Paradox, atraves do BDE.

Obrigado.


Anonymous

Anonymous

Responder

Posts

04/02/2003

Marcosalex

[quote:c374e394c8=´Marcio M.´]Ola a todos.
Gostaria de saber como posso mudar um programa em Delphi para Kylix.
uso Delphi 5 com tabelas Paradox, atraves do BDE.

Obrigado.[/quote:c374e394c8]

Basicamente é o seguinte: o Delphi tem alguns componentes que ainda não existem no Kylix, e talvez não venham a existir. A maior mudança que voce vai sentir é que os componentes de acesso a dados do Kylix são outros, já que ele não tem BDE. Eles estão na paleta dbExpress e são SQLTable, SQLQuery, etc. Esses componentes existem no Delphi a partir do Delphi 6.

Outra diferença é que o Kylix não tem QuickReport. Só a partir da versão 3 do Kylix é que apareceu uma alternativa visual, que é o Rave Reports, que existe no Delphi 7 também.

Fora isso, tem o problema de chamadas de APIs do Windows, se voce usa, precisará encontrar soluções.

Uma dica: pega o Delphi 7, vai no menu File -> New -> CLX Application

Daí só vao estar disponiveis os componentes que funcionam nas duas plataformas. A difrença do nome das Units são que as units do CLX acrescentam um Q antes.

Mas a migração é relativamente tranquila.


Responder

04/02/2003

Anonymous

Obrigado marcosalex.
Tenho outra duvida (nao só para o marcosalex).
Para o meu programa em Delphi funcionar no cliente, deve ter o executavel, as tabelas, o e BDE. E com o Kylix, como é?

Valeu...


Responder

07/02/2003

Marcosalex

[quote:7b0f8db838=´Marcio M.´]Obrigado marcosalex.
Tenho outra duvida (nao só para o marcosalex).
Para o meu programa em Delphi funcionar no cliente, deve ter o executavel, as tabelas, o e BDE. E com o Kylix, como é?

Valeu...[/quote:7b0f8db838]

No lugar do BDE voce precisa ter somente uma biblioteca. Se for para Windows, vai ser uma dll, se for para o Linux, um arquivo de biblioteca dele (esqueci a extensao), que precisa ser copiado para o diretorio /lib


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar