erro ao instalar componente

10/09/2003

0

pessoal sei que é coisa de iniciante, mas é o que sou mesmo...não consigo instalar um componente no delphi 7...é aquele que checa nºs de CGC e CPF (checkdock), disponível por aí, na net...se tento instalar como pacote já existente, o programa teima em procurar um arquivo .dpk...
se tento como novo pacote...na hora de compilar, dá erro de ´required package ´rtl´ not found´
Gente, qualquer ajuda é bem vinda, agradeço...tenho um programa que precisa desse componente e não consigo recompilar...


Kralizec

Kralizec

Responder

Posts

10/09/2003

Marcelo.c

Que tipo de arquivo você está instalando ?
Quais os passos está executando ?
O erro ocorre durante ou depois da instalação ?

Uma consideração inicial:

Alguns componentes necessitam da inclusão do path onde estão os arquivos no menu Tools/Environment Options/Library/Library Path.


Responder

11/09/2003

Kralizec

Que tipo de arquivo você está instalando ? Quais os passos está executando ? O erro ocorre durante ou depois da instalação ? Uma consideração inicial: Alguns componentes necessitam da inclusão do path onde estão os arquivos no menu Tools/Environment Options/Library/Library Path.


vamos lá...primeiro, close all, depois install component, em ´into existing component´, browse em unit file name...indico um arquivo .pas (aqui já dá um erro, dizendo que o caminho já existe...tudo bem, alterei o caminho nas opçoes)
resolvido isso, quando do OK, pede o nome do arquivo com extensão .dpk, mas esse eu não tenho no componente checkdoc...
se dou um nome ali (ex. cnpj.dpk), no momento em que compila, vem o
erro ´required package ´rtl´ not found´
Obrigado....


Responder

17/09/2003

Marcelo.c

Experimente escolher a aba ´into new package´, escolha o arquivo .pas em ´Unit file name´ e na opção ´Package file name´ digite um nome novo.

Estamos aí...


Responder

17/09/2003

Kralizec

Experimente escolher a aba ´into new package´, escolha o arquivo .pas em ´Unit file name´ e na opção ´Package file name´ digite um nome novo. Estamos aí...


Pois é...aí dá tudo certo, até na hora de compilar...então dá erro...
´file not found ´DsgnIntf.dcu´...o curioso dessa história toda é que o componente é instalado normalmente, no delphi 3...sem erros...será o componente que não é compatível com a versão do delphi? ou é bisonhice minha mesmo? De qualquer forma agradeço...
Abraços...


Responder

17/09/2003

Marcelo Saviski

Ha, tá certo
Esse componente foi escrito para uma versão mais antiga do Delphi
depois do Delphi 6, a Borland mudou o nome dessa unit e dividiu ela em três

Então, aonde der erro, troque:

´DsgnIntf´ por:


Designintf, DesignEditors, DesignMenus

Talvez também pesise de ´Variants´ no uses


Responder

30/08/2005

Mordred

Achei esta versão da Jedi Library para CLX e tive muitos problemas ao tentar instalar.... alguém já conseguiu fazer esse treco funcionar? Será que funciona bem?
Link: http://cc.borland.com/Download.aspx?id=20665


Responder

31/08/2005

Dopi

Ola Pessoal,

Uma opção para validação de vários documentos em VCL e CLX é o componente [b:57dc14c8d2]ACBrValidador[/b:57dc14c8d2] do projeto ACBr (link na minha assinatura)

Vejam esse tópico:
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=64979&highlight=acbrvalidador


Responder

03/04/2009

Joao.santana

Amigo meu problema é diferente:

1º Alterei no componete a chamada da uses de dsgnIntf para Designintf, DesignEditors.

2º Na seção requires coloquei DesignIde.DCP que é onde no DELPHI 7 que agora está as unit´s Designintf, DesignEditors, DesignMenus, Variants

Até ai tudo bém, compilei e instalei o componente.

O problema acontece justamente quando compilo meu projeto:

[img:952091ab60]http://www.macrosann.com.br/images/Erro¬20CheckDoc.JPG[/img:952091ab60]

Minha intuição me diz que por algum motivo ele não está enchegando esse DesignIde.DCP da seção requires do componente...

Alguém pode me ajudar com URGÊNCIA?

Um abraço a todos.


Responder

20/04/2009

Joao.santana

Mesmo tendo ficado frustado por não ter tido resposta aqui no forum, posto a explicação/solução cedida a mim por um amigo que domina o delphi como poucos, como ele mesmo costuma dizer é um dos ´ÚLTIMOS MAMUTES´.

O pacote DesignIDE (DesignIDE70.bpl na subpasta ´bin´ e DesignIDE.dcp na subpasta ´lib´) serve apenas para ser utilizado na IDE do Delphi 7.0 e não nas aplicações finais. Por isso, você não deve acrescentá-lo em seus projetos finais e nem em seus pacotes de componentes.

Para que você entenda bem que ET é esse, vamos rever um pouco do que você já conhece, mas agora vai entender como funcionam certos detalhes.

Por exemplo, no Object Inspector aparecem as propriedades publicadas do componente selecionado, sendo que em certos tipos de propriedades (como TStrings) aparecem pequenos controles à direita do valor da propriedade.

Se você coloca um componente TMemo em um form, por exemplo, e clica na propriedade ´Lines´ desse bichano, vai ver que aparece um pequeno botão com 3 pontos à direita do valor dessa mesma propriedade (que é do tipo TStringList, que por sua vez, é descendente da classe TStrings).

Como o criador da classe TStrings conseguiu colocar aquele botão FDP em todas as propriedades do tipo TStrings e descendentes?

Outra situação: Você colocou um componente do tipo TDatabase no seu form ou datamodule e deu um clique duplo em cima desse componente e viu que apareceu uma janela para configurar esse componente.

Como o criador do TDatabase conseguiu fazer isso dentro do Delphi?

Para todas essas situações em que deve ser feito alguma iteração com o usuário DENTRO DO DELPHI é utilizado esse pacote DesignIDE.

Então, basicamente, quando alguém deseja desenvolver um componente que tem algum tipo de iteração com o usuário, como os exemplos descritos acima, ele deve criar 2 pacotes:

1 - Pacote contendo o(s) componente(s), que tanto pode ser utilizado dentro do Delphi como fora dele, ou seja, dentro dos seus projetos. Resumindo, é um pacote de runtime (tempo de execução) e designtime (tempo de desenho). Nesse caso, nesse pacote NÃO DEVE constar o pacote DesignIDE na cláusula ´requires´.

2 - Pacote contendo APENAS descendentes de algumas classes do pacote DesignIDE para que sejam acrescentas as iterações dos componentes criados no primeiro pacote com o usuário, e nesse caso, trata-se de um pacote APENAS de designtime, ou seja, só será utilizado única e exclusivamente dentro do Delphi, e nunca nos seus projetos finais, até porque não terá utilidade alguma neles. Nesse caso, nesse pacote DEVE constar o pacote DesignIDE na cláusula ´requires´.

Se o criador do componente colocou tudo dentro de um pacote só (componentes e as iterações com o usuário) conseguiu ferrar tudo, pois você não vai conseguir compilar os projetos que utilizarem esse componente.

Verifique se o criador dos componentes que você está utilizando estruturou os pacotes da forma descrita acima, ou seja, nos pacotes dos componentes não deve constar o pacote DesignIDE na cláusula ´requires´, e há um outro pacote para fazer as iterações com o usuário, e nesse sim consta o pacote DesignIDE na cláusula ´requires´.

Nos seus projetos finais (aplicações) você deve utilizar apenas os pacotes dos componentes, e nunca os pacotes de iteração com o usuário, ou não vai conseguir nem compilá-los, como parece ser o seu caso.

É por isso que existe essa distinção de pacotes entre runtime e designtime. O primeiro serve para ser utilizado nos seus projetos (tempo de execução) e o segundo serve APENAS para ser utilizado dentro do Delphi.

Quando você cria um pacote, na janela de criação de pacote você informa o tipo de pacote (runtime ou designtime ou ambos).

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. Agora é contigo ver a estrutura dos pacotes que você está utilizando.

Sandro Alves
Escovador de bits


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar