Erro: Operation not aplicable ao abrir ClientDataset - Delphi

08/01/2015

0

Bom dia Pessoal,

Este erro acontece quando vou abrir o ClientDataSet

Esse é meu SQL e esta funcionando perfeitamente no banco de dados
porem não funciona no Delphi

"select c.codigo,c.solicitacao as Sugestao, p.descricaoCompleta as descricao , p.QtdUnidade as Embalagem, p.unidadevenda ,
c.LOJA001,c.LOJA002,c.LOJA003,c.LOJA004,c.LOJA005,c.SOLICITACAO
from cotacao_detalhe c,produto p
where p.codigoproduto=c.codigo"

Funcionava perfeitamente no Windows XP até eu colocar o sistema em uma maquina com Windows 7.
Me disseram que poderia ser a Midas.dll com versão diferente,
mas já atualizei, coloquei na pasta system 32, na pasta do executavel e registrei tudo certo como administrador.

PS: Se eu faço um Select sem "where" o clientedataset funciona normalmente. Exemplo: "select * from produto"

Oque pode ser heim pessoal?
Estevão Sousa

Estevão Sousa

Responder

Posts

08/01/2015

Itamar Souza

Amigo,
Vai no DataModulo, abre é fecha o ClientDataSet é veja o que gera de erro, verifica se o ClientDataSet está apontando para o dataSetProvider correto é se este está apontando para o componente correto, testar cada um deles individualmente, é quando for criar um novo ClientDataSet não faz uma copia, pega sempre um novo pois isso pode gera problema.
Responder

08/01/2015

Estevão Sousa

Amigo,
Vai no DataModulo, abre é fecha o ClientDataSet é veja o que gera de erro, verifica se o ClientDataSet está apontando para o dataSetProvider correto é se este está apontando para o componente correto, testar cada um deles individualmente, é quando for criar um novo ClientDataSet não faz uma copia, pega sempre um novo pois isso pode gera problema.


Fiz um novo teste e percebi que e o erro esta acontecendo somente na em uma tabela.
O os componentes estão ligados corretamente e criei um projeto do zero só com essa conexao dessa tabela.

Limpei todos os registro achando que a tabela tivesse algum bug, porem continuou o problema. Estou usando Firebird.
Responder

08/01/2015

Estevão Sousa

Problema resolvido,

Não tinha nada haver com o sistema.

O problema estava na tabela onde tinha alguns campos do tipo FLOAT.
Alterei o tipo do campo para NUMERIC 15,4, adicionei os campos novamente no ClientDataSet
e aiiiii.... Problema esolvido.

PS: Estou usando Delphi XE 2, framework UniGui, Windows 7, Firebird
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar