Estrutura tabelas e Insert SQL de forma correta

08/05/2016

0

Eaew galerinha.

Tenho uma dúvida sobre o modo se usa o comando INSERT dentro de um banco de dados (já que estou aprendendo SQL sózinho e os tutoriais que achei não me clarearam as idéias).

Estou fazendo um programa em Lazarus (programa estilo Delphi) e ele é basicamente um punhado de inserções e leituras dentro do banco de dados, porém meu banco de dados tem tabelas relacionadas 1 para 1, 1 para muitos e muitos para muitos e estou em dúvida como faço o SQL do INSERT de forma correta.

Segue um exemplo aproximado da estrutura que tenho:

tbl_usuario (ID INT NOT NULL PK, nome, sexo, dataNascimento, estadocivil, endereço FK (endereço id), cidade FK (cidade id), estado FK (estado id))

tbl_endereço (ID INT NOT NULL PK, endereco)

tbl_cidade (ID INT NOT NULL PK, estado_id PK (estado id), nome_cidade)

tbl_estado (ID INT NOT NULL PK, estado_uf, estado_nome)

tbl_telefones (ID INT NOT NULL PK, id_usuario FK (usuario id), numero)

tbl_interesses (ID INT NOT NULL PK, id_usuario FK (usuario id), interesse)

Gostaria de saber se no caso de interesses onde eu vou ter uma duplicade de registros do id do usuario eu devo ou não criar uma referencia através de uma FK ou se as consultas do tipo join ou multiplos selects ao mesmo tempo dão conta disso.

Também gostaria de saber qual o processo correto do INSERT dentro das tabelas, até o momento tenho o seguinte conhecimento para cadastrar valores na tbl_usuario:

START TRANSACTION;
INSERT INTO tbl_usuario (nome, sexo, dataNascimento, estadocivil, endereco, cidade, estado) VALUES ('Tina', 'F', '10-10-1989', 10, 9, 1, 'S');
SELECT LAST_INSERT_ID() INTO @ID;
INSERT INTO telefones (id_usuario, numero) VALUES (@ID, '(+5555) 55555-5555');
INSERT INTO telefones (id_usuario, numero) VALUES (@ID, '(+5555) 44444-4444');
COMMIT;