Exercícios de Java Básico para Treino com Resposta

09/04/2009

0

Caros colegas; Vejo que a idéia prática feminina é sempre a oposta da masculina...rs A lógica de ter disponibilizado os exercícios feitos da minha faculdade aqui, surgiu devido a um passeio pelo fórum em busca de algumas respostas, porém, vi alguns pedidos de exercícios e tendo alguns prontos, corrigidos e até com os print screens, decidi disponibilizá-los, de modo a ser prestativa. No entanto, utilizei o tópico java básico por ser um indicador de nível para os colegas iniciantes, e dentro desse espaço achei ideal criar um sub tópico chamado exercícios de java. Sinto ter desapontado a espectativa dos senhores prestativos, mas na realidade, eu coloquei os exercícios para os aflitos iniciantes como eu, pudessem treinar. Estou disposta a discutir quaisquer questões referentes ao assunto, sendo elas, questões coerentes. Obrigada pela atenção de todos!!! [b]Segue abaixo os exercícios resolvidos![/b] 1) Programa que calcule a média de salários de uma empresa, pedindo ao usuário a grade de funcionários e os salários em JOptionPane e devolvendo a média em DOS.
import javax.swing.JOptionPane;
public class Media {
	public static void main(String[] args) {

		int quantidadeFuncionarios = 0;
		float salarioFuncionario = 0;
		float totalSalarios = 0;
		float mediaSalarial = 0;
		//variável contadora para laço
		int contadora = 0;
		
		quantidadeFuncionarios = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null,"Digite a quantidade de funcionários","Número de funcionários",JOptionPane.QUESTION_MESSAGE));
		
		while (contadora < quantidadeFuncionarios){
			contadora++;
			salarioFuncionario = Float.parseFloat(JOptionPane.showInputDialog(null,"Digite o salário do funcionário","Salário",JOptionPane.QUESTION_MESSAGE));
			totalSalarios = totalSalarios + salarioFuncionario;
		}
		
		mediaSalarial = totalSalarios / quantidadeFuncionarios;
		System.out.println("Média Salarial = " + mediaSalarial);

		System.exit(0);
	}

}

2) Criar um programa que receba por janela JoptionPane o valor de um produto e um código de aumento, segundo a tabela: Código % aumento 1 10 3 25 4 30 8 50 Utilizando a estrutura switch-case, mostrar em janela de saída o novo valor do produto depois de acrescida a porcentagem correspondente.

import javax.swing.JOptionPane;
public class Porcentagem {
	public static void main(String[] args) {
		
		int codigoTaxaAumento;
		float valorProduto;
		
	
		valorProduto = Float.parseFloat(JOptionPane.showInputDialog(null,"R$","Valor do produto",JOptionPane.QUESTION_MESSAGE));
		codigoTaxaAumento = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null,"Código","Código de taxa do aumento",JOptionPane.QUESTION_MESSAGE));
		
		switch (codigoTaxaAumento) {
		case 1: valorProduto = valorProduto + (valorProduto * 10 / 100);
				JOptionPane.showMessageDialog(null,"R$ " + valorProduto,"Valor do produto com taxa de aumento",JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);
			break;
			
		case 3: valorProduto = valorProduto + (valorProduto * 25 / 100);
		JOptionPane.showMessageDialog(null,"R$ " + valorProduto,"Valor do produto com taxa de aumento",JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);
			break;
			
		case 4: valorProduto = valorProduto + (valorProduto * 30 / 100);
		JOptionPane.showMessageDialog(null,"R$ " + valorProduto,"Valor do produto com taxa de aumento",JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);			
			break;
			
		case 8: valorProduto = valorProduto + (valorProduto * 50 / 100);
		JOptionPane.showMessageDialog(null,"R$ " + valorProduto,"Valor do produto com taxa de aumento",JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);	
			break;
			
		default: JOptionPane.showMessageDialog(null,"Código" + codigoTaxaAumento,"Código de taxa de aumento desconhcido",JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);
			break;
		}
		System.exit(0);


3) Criar um programa para cálculo do salário líquido em que três valores devem ser informados pelo usuário em janelas de entrada: a quantidade de horas trabalhadas, o salário hora e o número de dependentes. O programa deve mostrar em janela de saída as informações contidas no lado esquerdo da tabela seguinte: Informação Cálculos Salário bruto Horas trabalhadas * salário hora + (50 * número de dependentes) Desconto INSS Se salário bruto <= 1000 INSS=salário bruto * 8.5/100 Se salário bruto > 1000 INSS=salário bruto * 9/100 Desconto IR Se salário bruto <= 500 IR=0 Se salário bruto > 500 e <= 1000 IR=salário bruto*5/100 Se salário bruto > 1000 IR=salário bruto*7/100 Salário líquido Salário bruto - INSS - IR
import javax.swing.JOptionPane; 

public class Rh {

   public static void main( String args[] )
   {

   String ND, SH, HT;
   int nd;
   float sh, ht, dIR, sb;
   double dINSS, sl;

   ND=
   JOptionPane.showInputDialog 
   (null,"Digite número de dependentes","Número de Dependentes",
   JOptionPane.QUESTION_MESSAGE);

   nd = Integer.parseInt(ND);

   SH=
   JOptionPane.showInputDialog 
   (null,"Digite salário hora","Salário Hora",
   JOptionPane.QUESTION_MESSAGE);

   sh = Float.parseFloat(SH);

   HT=
   JOptionPane.showInputDialog 
   (null,"Digite número de horas trabalhadas","Número de Horas Trabalhadas",
   JOptionPane.QUESTION_MESSAGE);
   
   ht = Float.parseFloat(HT);

   sb = ht*sh+(50*nd);

   {JOptionPane.showMessageDialog (
   null, "Salário Bruto" +sb , "Salário Bruto",
   JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE );}

   if (sb<=1000)
   
   dINSS = sb*8.5/100;

   else
   
   dINSS = sb*9/100;

   {JOptionPane.showMessageDialog (
   null, "Desconto do INSS" +dINSS , "Desconto do INSS",
   JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE );}

   if (sb<=500)

   dIR = 0;
     
      if (sb>500 && sb<=1000)

      dIR = sb*5/100;

      else
      
      dIR = sb*7/100;

   {JOptionPane.showMessageDialog (
   null, "Desconto do IR" +dIR , "Desconto do IR",
   JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE );}

   sl = sb-dINSS-dIR;

   {JOptionPane.showMessageDialog (
   null, "Salário Líquido" +sl , "Salário Líquido",
   JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE ); 
   System.exit( 0 );}

}
}

4) Desenvolver programa que peca ao usuario para cadastrar uma senha; na sequencia, deve pedir ao usuario que digite duas variaveis reais, e ira calcular a divisão da primeira pela segunda. O programa ira pedir ao usuario que digite sua senha:Se estiver correta ela mostra o resultado da divisao. Senao da mensagem de erro e encerra o aplicativo.
import javax.swing.*;
public class Senha4 {
	public static void main(String[] args) {		
		String cadastroSenha;
		String confirmaSenha;
		double a;
		double b;
	
		cadastroSenha = JOptionPane.showInputDialog(null,"Senha","",JOptionPane.QUESTION_MESSAGE);
		
		a = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog(null,"Primeiro número","",JOptionPane.QUESTION_MESSAGE));
		b = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog(null,"Segundo  número","",JOptionPane.QUESTION_MESSAGE));
		
		confirmaSenha = JOptionPane.showInputDialog(null,"Digite sua senha","",JOptionPane.QUESTION_MESSAGE);
		
		if (confirmaSenha.equals(cadastroSenha)){
			System.out.println(a/b);
		}else{
			System.out.println("Senha incorreta");
		}
		
		System.exit(0);
	}

}

5) Implementar programa que realize uma das 4 operaçoes (+), (-), (/) e (*) entre duas variáveis, através da escolha do usuário.
import javax.swing.JOptionPane;

public class Operacoes{

public static void main( String args[] )
{
//APRESENTAÇÃO DAS VARIAVEIS

	String a, b, escolha;
	int es;	
	float c, d, e;


//DEFINIÇÃO DAS VARIAVEIS
	
	escolha = JOptionPane.showInputDialog ("Digite 0 para soma, \n Digite 1 para subtraçao, \n Digite 2 para divisao, \n Digite 3 para multiplicacao");
	es = Integer.parseInt(escolha);
	a = JOptionPane.showInputDialog ("Digite o primeiro numero");
	c = Float.parseFloat(a);
	b = JOptionPane.showInputDialog ("Digite o segundo numero");
	d = Float.parseFloat(b);
	
	
	
//SWITCH CASE
		
	switch (es)	
       {
	case 0: 
	  e = c + d;
	 JOptionPane.showMessageDialog(null, "Resultado da soma: " + e, "Feito", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE );break;

	case 1: 
	  e = c - d;
	  JOptionPane.showMessageDialog(null, "Resultado da subtracao: " + e, "Feito", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE );break;

	case 2: 
	  e = c / d;
	 JOptionPane.showMessageDialog(null, "Resultado da divisao: " + e, "Feito", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE );break;

	case 3: 
	  e = c * d;
	 JOptionPane.showMessageDialog(null, "Resultado da multiplicacao: " + e, "Feito", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE );break;

    }
   System.exit(0);
  }
}
Jamila Amaral

Jamila Amaral

Responder

Post mais votado

06/03/2012

Sinceramente, os homens não se contentam com pouco. Eu entendi perfeitamente o código utilizado para a solução dos exercícios e NINGUÉM percisou me explicar. Quem conhece um pouco do conceito de [b]JAVA[/b], já entende pois é tudo questão de lógica. Logo abaixo vão ter vários blá blá blás, mas acredito que o mínio seria agradecer. (Y) :assusta:

Amanda Santana

Amanda Santana
Responder

Mais Posts

16/09/2012

João Almeida

Boa tarde galera alguem poderia me ajudar com esse exercicio Em que eu tenho q desenvolver um programa em JAVA que permita ao usuario fornecer através de uma interface grafica o nome e a idade de uma quantidade INDEFINIDA de pessoas. e ao final este programa precisa informar o nome da pessoa mais VELHA.
Responder

16/09/2012

Carlos H

[quote="joao_jha"]Boa tarde galera alguem poderia me ajudar com esse exercicio Em que eu tenho q desenvolver um programa em JAVA que permita ao usuario fornecer através de uma interface grafica o nome e a idade de uma quantidade INDEFINIDA de pessoas. e ao final este programa precisa informar o nome da pessoa mais VELHA.
Porque perguntar aqui, num tópico que não tem muito a ver com o seu problema, se já tem um tópico seu com a mesma pergunta e já com algumas respostas? Realmente acha que vai ajudar a conseguir uma resposta melhor discutindo o mesmo assunto em tópicos diferentes? Seria mais produtivo ficar num único tópico e, se as respostas não ajudarem, explicar (melhor) o problema, a situação! [i]Original[/i]: [url="http://javafree.uol.com.br/topic-887137-Exercico-de-java.html"][u]Exercico de java[/u][/url]
Responder

16/09/2012

João Almeida

Eu pensei que alguem poderia me ajudar nesse caso já que o exercicio é simples para quem ja intende de java o q não é meu caso sou novato aqui e nesse problema estou com algumas dificuldades por isso pedi ajuda nesse tópico
Responder

16/09/2012

Carlos H

[quote="joao_jha"]Eu pensei que alguem poderia me ajudar nesse caso já que o exercicio é simples para quem ja intende de java o q não é meu caso sou novato aqui e nesse problema estou com algumas dificuldades por isso pedi ajuda nesse tópico
Não [b]e[/b]ntender Java, ser novato, não explicam porque perguntar uma [b]SEGUNDA VEZ[/b] a mesma coisa - perguntar não é o problema - o problema é REPETIR a mesma pergunta!
Responder

16/09/2012

João Almeida

Cara to procurando respostas e não confusão se não pode me responder não fique dando respostas grosseiras
Responder

16/09/2012

Carlos H

[quote="joao_jha"]Cara to procurando respostas e não confusão se não pode me responder não fique dando respostas grosseiras
só tentei ajudar, mas quem começou fazendo confusão foi você: - repetir a mesma pergunta apesar de já ter resposta no outro tópico - em um tópico que não tem nada a ver É difícil entender o porquê dessa atitude - no fim somente causa confusão manter uma discussão em dois tópicos diferentes. E resposta grosseira também foi a sua - eu só [b]perguntei[/b] o porquê de você repetir a pergunta. Você que aparentemente respondeu sem nem ler a pergunta direito [i](esse tópico já está uma bagunça mesmo, para que esquentar)[/i]
Responder

17/09/2012

João Almeida

calma crianças :)
Responder

07/06/2014

Raphael Vitorino

Galera; preciso de uma ajuda para resolver os seguintes exercícios; Preciso montar a tela.java tbm! to batendo cabeça...... Questão 03: Faça um programa Java Swing para criar vetores com 30 valores inteiros (entre 1 e 3000). Com as seguintes funcionalidades: a) Gerar os valores inteiros no vetor randomicamente. Utilizar Math.random() ou a classe Random. b) Dividir o vetor gerado em dois outros intercalando os valores, de tal forma que o primeiro valor vá para o vetor um e segundo valor vá para o vetor dois e assim sucessivamente. c) Mostrar o vetor original e os vetores resultantes. d) Disponibilizar um botão para finalizar o aplicativo. Questão 04: Foi realizada uma pesquisa de algumas características físicas dos habitantes de certa região. De cada habitante foram coletados os seguintes dados: sexo, altura, idade e cor dos olhos(azul,verde e castanhos.) Escreva um programa Java swing que simule a pesquisa para um número dehabitantes informado. Calcule: Para o cálculo de números aleatórios crie o objeto Random rd = new Random(); a) gerar o sexo aleatório, 0: homem e 1: mulher, use --> int sexo = rd.nextInt(2); b) gerar a altura aleatória, entre 1 e 2 metros, use --> float altura = 1 + rd.nextFloat(); c) gerar a idade aleatória, entre 1 e 100, use --> int idade = rd.nextInt(100)+1; d) gerar a cor dos olhos, 0: azul, 1: verde e 2: castanhos, use --> int cor = rd.nextInt(3); Mostre: a) a média de idade das pessoas com olhos castanhos e altura superior a 1.60 metros b) a maior idade entre os habitantes. c) a quantidade de indivíduos do sexo feminino cuja idade esteja entre 20 e 45 anosd) a quantidade de indivíduos com olhos na cor verde e altura inferior a 1.7 metros. e) o percentual de homens. poderiam me ajudar? Obrigado :neutral: :neutral: :neutral: :neutral: :neutral: :neutral:
Responder

12/06/2014

André Pereira

[quote="raphaelvitorino"]Galera; preciso de uma ajuda para resolver os seguintes exercícios; Preciso montar a tela.java tbm! to batendo cabeça...... Questão 03: Faça um programa Java Swing para criar vetores com 30 valores inteiros (entre 1 e 3000). Com as seguintes funcionalidades: a) Gerar os valores inteiros no vetor randomicamente. Utilizar Math.random() ou a classe Random. b) Dividir o vetor gerado em dois outros intercalando os valores, de tal forma que o primeiro valor vá para o vetor um e segundo valor vá para o vetor dois e assim sucessivamente. c) Mostrar o vetor original e os vetores resultantes. d) Disponibilizar um botão para finalizar o aplicativo. Questão 04: Foi realizada uma pesquisa de algumas características físicas dos habitantes de certa região. De cada habitante foram coletados os seguintes dados: sexo, altura, idade e cor dos olhos(azul,verde e castanhos.) Escreva um programa Java swing que simule a pesquisa para um número dehabitantes informado. Calcule: Para o cálculo de números aleatórios crie o objeto Random rd = new Random(); a) gerar o sexo aleatório, 0: homem e 1: mulher, use --> int sexo = rd.nextInt(2); b) gerar a altura aleatória, entre 1 e 2 metros, use --> float altura = 1 + rd.nextFloat(); c) gerar a idade aleatória, entre 1 e 100, use --> int idade = rd.nextInt(100)+1; d) gerar a cor dos olhos, 0: azul, 1: verde e 2: castanhos, use --> int cor = rd.nextInt(3); Mostre: a) a média de idade das pessoas com olhos castanhos e altura superior a 1.60 metros b) a maior idade entre os habitantes. c) a quantidade de indivíduos do sexo feminino cuja idade esteja entre 20 e 45 anosd) a quantidade de indivíduos com olhos na cor verde e altura inferior a 1.7 metros. e) o percentual de homens. poderiam me ajudar? Obrigado :neutral: :neutral: :neutral: :neutral: :neutral: :neutral:
Antes de tudo, por que não criar um tópico novo? Já que este não tem nada a ver com o seu problema... (Como já foi dito nesse mesmo tópico) E adianto que postar enunciados não ira ajudar ninguém a lhe ajudar (Como já foi dito aqui mesmo também). Ajude-nos a te ajudar.
Responder

23/07/2014

Jessica Gonçalves

[quote="Carlos Tonyco"]Acho uma boa ideia mas sempre tem gente do contra, eu apoio essa ideia sua.Valeu
concordo seria bom se tivessem mais exercícios corrigidos, mas seria bom se vc comentasse eles para que os iniciantes entendam!
Responder

17/12/2014

Thiago Placido

O governo federal deseja fazer o controle dos pagamentos do bolsa família no Piauí. Crie um programa em Java utilizando o paradigma OO para simular este controle. Segue abaixo a especificação das classes: Crie uma classe “Família” com os seguintes atributos: · numero (numero do benefício) · nomeMae (Nome da mãe) · qtdFilhos (Quantidade de filhos) · cidade (Cidade onde reside) · valorMensal (Valor mensal do benefício) Sabe-se que o valor do beneficio é de R$ 70,00 por filho, portanto atributo valorMensal deverá ser calculado com base na quantidade de filhos. Todos os atributos (com exceção dos atributos estáticos) devem ser privativos e para isto devem ser criados métodos get e set correspondentes. Crie um construtor para esta classe que inicializa os atributos: nomeMae, qtdFilhos e cidade. O atributo numero deve ser um numero seqüencial e gerado automaticamente. Para isto deverá ser criado um atributo estático “numBeneficio” para fazer este controle. Crie um método “mostraDados” para imprimir os valores dos atributos da Família (objetos). Crie atributos estáticos contFamília para contar a quantidade de famílias atendidas pelo programa e totalPago somar o valor mensal pago. Escreva uma classe principal “BolsaFamília” que demonstra as capacidades da classe Família anteriormente descrita. Esta classe deverá conter um array de 10 objetos do tipo Família. · Cada objeto corresponderá a uma nova família cadastrada. · Para cada família cadastrada, atualizar as variáveis estáticas contFamília e totalPago. · Crie um método pesquisaFamíliaCidade que receberá como atributos um vetor de Família e o nome da cidade) e terá como retorno um tipo double que representará o total do valor mensal pago às famílias de uma determinada cidade. · Ao final, mostrar os resultados (crie um menu de opções para cada item) : o O valor médio do benefício pago por família. o A quantidade de famílias atendidas o A quantidade total de pessoas atendidas. o O valor total pago à famílias de uma determidada cidade
Responder

27/03/2015

Henrique Menna

Quem pode criar um programa em java, para vendas, onde se tem o cadastro cliente e cadastro usuário?
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar