Firebird perde a conexão por tempo ocioso e fecha aplicação

15/06/2023

0

Saudações! Gostaria de pedir a ajuda de vocês em um problema que estou enfrentando com um cliente. A situação é a seguinte: quando o cliente fica ocioso por alguns minutos, o Firebird, que é o banco de dados utilizado, trava e é necessário interromper o serviço e reiniciá-lo manualmente. Eu já fiz algumas análises e verifiquei os arquivos firebird.conf. Notei que o tempo de sessão está configurado para 28088. É importante mencionar que estamos utilizando o Firebird 3.0 em um sistema operacional Linux Ubuntu, e a aplicação e o banco de dados estão em máquinas diferentes. Gostaria de saber se alguém aqui tem alguma ideia ou sugestão que possa me ajudar a resolver esse problema. Além disso, se houver algum outro dado relevante que eu deva fornecer para melhorar o entendimento do ambiente do meu cliente, por favor, me informem. Agradeço antecipadamente pela ajuda! fico no aguardo de uma luz amiga
Priscilla Nunes

Priscilla Nunes

Responder

Posts

15/06/2023

Arthur Heinrich

Existem 3 possíveis problemas na sua mensagem:

1 - A conexão é encerrada pelo Firebird, devido à inatividade.

Neste caso, você pode configurar o tempo que uma sessão pode permanecer inativa.

https://firebirdsql.org/file/documentation/chunk/en/refdocs/fblangref40/fblangref40-management-timeouts.html

2 - A conexão pode estar sendo encerrada pelo SO

Muitos sistemas operacionais implementam o encerramento de conexões inativas para combater ataques DDoS.

Você pode configurar um recurso chamado Keep Alive, em que o próprio SO envia um pacote vazio, só para manter o status de conexão ativa.

https://www.golinuxhub.com/2013/03/setting-up-custom-tcpip-keep-alive/

3 - No corpo do seu e-mail, ao contrário do que diz o título da mensagem, você diz que o banco trava e precisa reiniciar o serviço.

Se for este o caso, existem múltiplas causas para o travamento. Tem que olhar os logs e verificar se existem jobs que possam estar sendo executados imediatamente antes do travamento, que possam estar causando o problema.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar