Importação e Exportação de dados com banco de dados acess

14/07/2004

0

:shock:
Oi eu me chamo Roberto, e estou precisando muito de uma grande ajuda de vcs, não estou sabendo como é que faz a importação e exportação de dados com banco de dados acess, eu preciso via delphi, por favor me ajudem!!! :idea:
:lol:


Rmolina

Rmolina

Responder

Posts

14/07/2004

Rodolpho123

Utilize a palheta ADO do seu Delphi. Lá vc vai conseguir acessar o seu bd Access.


Responder

15/07/2004

Ursulasobrinho

vc ja tentou com mysql

Importação e Exportação de dados diretamente do BD

Uma das opções que sempre temos necessidade de ter em nosso sistema é a importação e exportação de dados através de arquivos textos. E existem diversas formas para realizar essas operações tendo todas elas um resultado positivo, mas o que difere entre elas é a velocidade com que o processo é executado, pois dependendo da quantidade de registros exportados o processamento poderá ficar lento devido a necessidade de ler os registros do banco de dados, montando um cache dos dados, e somente depois descarregá-los para o arquivo texto.

Mas para nós que utilizamos o Interbase/FireBird temos a disposição uma opção de criar uma tabela dentro do banco de dados que utiliza um arquivo texto externo ao banco para gravar os registros. Sendo assim com essa tabela poderemos ler ou gravar dados dentro do arquivo texto usando diretamente comandos SQL, tornando o processo de importação ou exportação de dados bastante rápido, mesmo que a quantidade de dados a serem processados for grande.

Criando a tabela externa

O comando que utilizaremos para criar a tabela externa dentro do banco de dados é o CREATE TABLE com a opção EXTERNAL FILE, veja a sintaxe da instrução SQL:

CREATE TABLE TABEXPORTA
EXTERNAL FILE ´C:\EXPORTAR\ARQUIVO.TXT´
( CODIGO char(12), NOME char(15) , QUEBRA char(2) )

Na instrução de CREATE TABLE acima indicamos o nome TABEXPORTA que é o nome ao qual a tabela ficará visível dentro do banco de dados. Após a instrução de EXTERNAL FILE indicamos a opção ´C:\EXPORTAR\ARQUIVO.TXT´ esse é o caminho e o nome do arquivo texto que será gerado e que conterá os registros da tabela externa. Ao final do comando indicamos a estrutura que o arquivo texto terá:

( CODIGO char(12), NOME char(20), QUEBRA char(2) )

Como estaremos trabalhando com arquivo texto, devemos indicar no final de cada linha a instrução de quebra de linha, por esse motivo O campo no final da estrutura chamado QUEBRA ao qual armazenará exatamente o caracter de quebra de linha.

Observe que todos os campos foram criados do tipo CHAR, pois estaremos trabalhando com um arquivo texto

A exportação dos dados será realizada diretamente através da instrução SQL descrita abaixo:

INSERT INTO TABEXPORTA (CODIGO, NOME, DATA, SALARIO)
SELECT EMP_NO, FIRST_NAME, HIRE_DATE, SALARY
FROM TABELA2



Para importar

CREATE TABLE TABELA_DESTINO (CODIGO INTEGER, NOME VARCHAR(20), DATA DATE, SALARIO DOUBLE PRECISION )

Após criar a tabela no banco de dados, podemos ler os dados do arquivo texto e importá-los para a nova tabela. E para isso utilizaremos a seguinte instrução:

INSERT INTO TABELA_DESTINO (CODIGO, NOME, DATA, SALARIO)
SELECT CODIGO, NOME, DATA, SALARIO FROM TABEXPORTA


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar