Iniciando em C#

15/05/2012

0

brothers!
eu estou começando em C# e ainda não conheço nada.... queria saber algumas informações. Tipo, tenho experiência com Delphi, e preciso compreender o que é o que no Visual Studio.

Exemplo, vi lá namespace, using, etc.... tenho alguma noção quando leio o source em C# por ser parecido com Java.

Gostaria de saber como faço para usar o Firebird e Postgre em um programa.
No Delphi estou acostumado trabalhar com o dbExpress, Datasets, Datasource, SQLDataSet e SQLQuery, tudo muito prático.
O Visual Studio tem algo do tipo?
Vi no site do Firebird um tal .Net Provider, mas não sei como conectar ainda.... se uso esse .Net Provider, ou uso algum driver ODBC. O mesmo vale para o Postgree

Alguem pode me indicar um site bom com material, algum tutorial, etc. O resto eu me viro :D

att
Eniorm

Eniorm

Responder

Posts

16/05/2012

Joao Moreira

Enio trabalho com delphi também e posso te garantir que quem vem do delphi não vai enfrentar muitas dificuldades com a IDE do Visual Studio não, lógico que no começo você fica meio perdido mas com algumas mexidas você acaba se adaptando rapidim, em relação a acesso a dados também é tranquilo procura criar classes de conexao com banco eu por exemplo tenho uma classe para SQL, MDB e MySQL o firebird eu ainda não precisei utilizar mas acredito que seja tranquilo, você precisa pegar o provider é isso qualquer coisa posta ai suas dúvidas pra gente tentar ajudar.
Responder

16/05/2012

Joel Rodrigues

Como material de estudo para C#, sugiro o livro ´´Visual C# 2010 - Passo a Passo´´ (ou Step by Step, em inglês).
Responder

16/05/2012

Carlos Faria

Amigo estamos no maior portal do tecnologia do brasil.O material que você procura está aqui mesmo https://www.devmedia.com.br/cursos/net. Existem artigos e videos aulas que vao de basico a super avançado.

De uma olhada é muito interessante esses cursos online da devmedia.

No C# recomendo dominio em programação orientada o objetos.
Responder

17/05/2012

Eniorm

obrigado pessoal... estou lendo algum material primeiro, pra depois pedir mais ajuda, obrigado.
Responder

17/05/2012

Eniorm

pessoal, como faço uma classe para conexão, generica a bancos? que suporta Firebird, Postgre, ou classes distintas um pra cada banco?

eu tinha uma em Java que usava JDBC para conectar no Pg, ele abria a conexão uma vez e toda vez que eu precisava usar a conexão ele retornava aquele objeto conexão pra não ter que instanciar outro objeto nem efetuar outra conexão com o banco.

quero fazer algo do tipo no C#

abraços
Responder

17/05/2012

Joel Rodrigues

Considere usar um ORM como o NHibernate que suporta vários bancos: https://community.jboss.org/wiki/DatabasesSupportedByNHibernate
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar