Inserir data NULL via delphi lazarus

16/05/2016

0

Eu tenho um banco de dados onde eu tenho uma tabela principal para um usuário e algumas outras tabelas que se relacionam/ vinculam com ela de alguma forma, no meu aplivativo eu estou usando tedits para todas as informações digitadas.

Nestas tabelas só tenho 1 campo que pode ser preenchido pelo usuário e ele é not null que é o nome da pessoa (e é necessário ser dessa forma) e a id do usuário que é not null e auto_increment, e até mesmo as datas são default null dentro da estrutura do mysql, porém quando eu rodo o aplicativo ele até o momento exige que as datas sejam todas preenchidas, caso contrário eu recebo um erro de "" is not a valid date, mesmo com o banco de dados definido como null.

Se alguém puder bancar uma lâmpada e dar uma luz eu agradeço.
Douglas Silvestre

Douglas Silvestre

Responder

Posts

21/05/2016

Miguel Junior

Boa noite, Douglas.

Por acaso, vc está fazendo esta atribuição no fonte com as datas abaixo:

 
  nome_do_componente_ligado_ao_banco.FieldByName('nome_do_campo').AsDate := StrToDate(componente.propriedadeTexto);


Com certeza, resultará este erro. A solução neste caso, é esta :
 nome_do_componente_ligado_ao_banco.FieldByName('nome_do_campo').AsString := componente.propriedadeTexto;
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar